quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Santa Cruz das Flores é o concelho açoriano com melhor qualidade de vida

Na classificação do indicador sintético de desenvolvimento económico e social concelhio de Portugal, que pretende avaliar a qualidade de vida nos municípios portugueses, o Algarve domina as 30 primeiras posições, enquanto a maioria das últimas 30 posições pertence ao Norte do país.

A terceira edição do estudo, elaborada no último trimestre de 2012, inclui 48 indicadores baseados em dados de 2010 do Instituto Nacional de Estatística e referentes aos 308 municípios de Portugal. O coordenador do trabalho, o professor catedrático José Pires Manso, realça o facto de este ser o estudo do género “que maior número de indicadores inclui” em Portugal. A classificação tem em conta condições materiais, sociais e económicas, subdivididas em itens como número de centros de saúde ou equipamentos culturais por cada mil habitantes, a taxa de escolarização ou o dinamismo económico.

Há “resultados surpreendentes, tais como os de Constância, Marvão, Alter, Barrancos, Vimioso, Santa Cruz das Flores e outros”. De acordo com Pires Manso, que é também coordenador do Observatório de Desenvolvimento Económico e Social (ODES) da Universidade da Beira Interior, estas surpresas são o reflexo da importância de alguns indicadores na avaliação de determinados concelhos, apontando o turismo como exemplo: “com o turismo surge todo um conjunto de actividades e dinamismo”, destacou aquele responsável.

O estudo pode servir como “instrumento de reflexão” para os poderes públicos a nível central e municipal, acredita Pires Manso. Segundo refere, os números mostram que “o país anda a três velocidades: uma [mais rápida] para os municípios mais urbanos do litoral [entre Setúbal e Braga], e depois há [outra mais lenta] no interior do país, que podemos dividir em zonas mais rurais e outras mais urbanas; a hipótese de uma terceira velocidade é sobretudo para os concelhos urbanos associados a cidades de média dimensão com desenvolvimentos intermédios”.

Os 30 municípios que ocupam os últimos lugares estão essencialmente em áreas rurais e a maioria pertence ao Norte do país, seguindo-se a região Centro. São concelhos envelhecidos, onde o principal sector de actividade é a economia social, como disse à rádio Renascença o coordenador do estudo, José Pires Manso.

No grupo dos primeiros 30 classificados, o Algarve é a região que coloca mais municípios, numa lista liderada pela capital. “Os municípios mais desenvolvidos são os mais jovens e onde há mais emprego, designadamente Lisboa, Porto, Oeiras e Albufeira”, elencou.

A lista dos primeiros classificados (e respectiva pontuação no indicador concelhio de qualidade de vida) é composta por: 1º Lisboa: 128,635; 2º Porto: 90,726; 3º Albufeira: 84,482; 4º Funchal: 62,224; 5º Coimbra: 60,844; (...) 18º Santa Cruz das Flores: 52,515; (...) 30º Ponta Delgada: 48,355.


Notícia: jornal «Público» e rádio Renascença.
Saudações florentinas!!

28 comentários:

Anónimo disse...

Aguenta ai , acho muito bem .

Anónimo disse...

Desde alguns meses que venho adiando a minha pequena escrita sobre cabo de Fibra para perguntar se finalmente já chegou ao Corvo e Flores. Termino com abraço para todos Florentinos. José Antonio, Arcata California.

Anónimo disse...

Com melhor qualidade de malandros assim está corecto, mas o paços coelho vai polos na linha.

Anónimo disse...

Parabéns Sr Pereira!!!Mais uma grande vitória

Anónimo disse...

Cabo de fibra ótica? Isso o que é?
Luis Carlos Faria, Ontário, Canadá

Anónimo disse...

Em que lugar está a aldeia das Lajes?

Anónimo disse...

Senhor José António da California, nao devia se preocupar com o cabo. pois voce abandonou a ilha para ir para outras terras! o que já fez pela ilha das Flores e corvo?
Mesmo sem o cabo, veja a classificação!

Anónimo disse...

A escumalha que passou a vida a denegrir o Sr. Pereira, leva com mais esta pelas ventas fora.
O cepo que não sei de onde das Lajes, passa a vida a acicatar bairrismos, deve estar de focinheira quente.
Lol.
Es6ta gente ainda não percebeu que mais do que concelhos, mais do que partidos, mais do que pessoas, estão as Flores, com os que vivem cá e com a diáspora que nos orgulha a todos.
De "cabos", perdoem-me os entendidos, só conheço o "de mar".

Anónimo disse...

Melhor qualidade de vida????
Quem fez esse estudos não reparou em muita coisa, como por exemplo o fornecimento de electricidade que ultimamente esta sempre a falhar, a internet que para fazer um simples pesquisa demora uma eternidade devido a falta do cabo de fibra óptica, as obras feitas nos vales que só danificaram a estrada, os cheiros provenientes do Matadouro, a “grande qualidade e variedade de produtos e serviços” que as lojas nos oferecem, a “bela” paisagem de lixeira a céu aberto, a “grande eficiência” do novo sistema de reciclagem, a cor do museu e a “boas condições” do porto das poças.
Talvez, em 3013, quando estes problemas forem resolvidos Santa Cruz das Flores será o lugar com melhor qualidade de vida à face da terra, uma autentico paraíso na Terra ainda melhor que o Céu.
Digam ao senhores que fizeram esses estudo para irem par a reforma que estão a ficar cegos.
Já agora muitos parabéns para ao Sr. Manuel Pereira, Sr. José Carlos e os restares políticos que estão sempre a trabalhar por este concelho ajudando os seus amigos

Anónimo disse...

é verdade amigo das 23.11 tude o que dizes quem fez este estudo deve ir para a reforma ou então usar óculos de cavalo para ver sempre em frente e em último caso ser enternado na casa de saúde da terceira porque não está bom da cabeça vê coisas a mais.

Anónimo disse...

Ultima Hora. Chegou à Doca da Capital das Flores Lajes Claro? o barco de Contentores.

Anónimo disse...

Aqui em Santa Cruz o anónimo das 19,54 gosta muito do Pereira. Este anónimo para agradar o sei idolopegue nele às costas e dei cinco voltas à Praça.

Anónimo disse...

já agora amigos e parentes

Anónimo disse...

O anónimo das 14:49 não gostou da noticia.
Vai daí, deixou de atacar o Sr. Pereira e ataca agora os tecnicos credenciados que fizeram este trabalho em todos os concelhos do país.
Tenha paciencia.
A verdade é clara. Santa Cruz, nos ultimos anos tornou-se um dos concelhos do país com melhor qualidade de vida.
O nestudo é feito por gente séria e credenciada. Não é feito por deputados, por politicos ou por aspirantes a politicos.

Anónimo disse...

O Sr Pereira nos últimos 500 anos foi o melhor politico de sempre. Deviam por uma estátua dele no jardim do Hospital.

Anónimo disse...

Quem vive no concelho de Santa Cruz das Flores e já teve oportunidade de sair da ilha das Flores, não é preciso ser muito esperto para ver que este estudo não merece qualquer credibilidade. Como bem refere o Anónimo de 03/01 às 23H11, esses são alguns dos problemas do concelho. A esses podemos acrescentar a Saúde, ou melhor a falta dela, os transportes (cancelamentos da SATA, atrasos constantes no correio, etc). Se o concelho fosse assim tão bom, todos os dias chegariam cá pessoas para virem morar no melhor concelho dos Açores. E um dos indicadores, parece que é o dinamismo económico!!! Basta ver as lojas e empresas que fecharam ou estão em vias de fechar para se perceber a credibilidade do estudo. Devem é estar a ver tudo ao contrário, só pode!!!

Anónimo disse...

As empresas fecham nos Açores porque temos em Lisboa um governo fantoche que actua em função dos interesses estrangeiros.
A qualidade de vida mede-se tendo em conta certos índices, que passam pelo ambiente, pela educação, pela saúde e pela cultura.
O estudo é feito por gente séria e credenciada no país.
As conclusões do estudo são naturalmente fiáveis e obedecem aos padrões que regem trabalhos deste género.
Há quem não esteja satisfeito?
Pois deve haver.
Há quem ponha em causa o trabalho?
Pois há, não se sabe é baseado em quê.

Não deixa de ser estranho como é que uma boa noticia, e esta é uma boa noticia, causa tanto engulho em certa gente.
No lugar de ficarem satisfeitos, ficam raivosos.
No lugar de ficarem orgulhosos, ficam deprimidos.
No lugar de ficarem felizes, ficam tristes.
E porquê?
Por uma razão muito simples. São gente que ligam muito à politica, muito aos protagonistas da politica, mas pouco, muito pouco, aos interesses das Flores.
Fogo os abrase, raça estupurada.

Anónimo disse...

Não é ficar raivosos mas sim se fosse verdade até era bom mas é mentira santa cruz pode e é boa e melhor em malandros que levam o dia a rossar o cu das calças na praça de resto é uma pobre.Há muitos com estilo de ricos mas tem que andar com um cinto nas calças para não caires. Este anónimo que gaba muito esta noticia ainda nunca saiu das Flores.

Anónimo disse...

Interessante a análise feita pelo anônimo de 5 de janeiro, 00:58. Realmente é difícil compreender a falta de entusiasmo por uma notícia tão boa. Se ainda há muito por fazer, claro que isso deve ser cobrado e até exigido dos governantes; mas comemorar uma conquista é um grande estímulo para todos. Parabéns florentinos!

Anónimo disse...

"Fogo os abrase raça estupurada" e a ti tb lambe botas da porreta....

Anónimo disse...

Os que dizem mal são os das Lajes e so bairrismo e inveja quando passarem a freguesia e que vai pegar fogo Hhihihi ja falta pouco

Anónimo disse...

em breve santa cruz deixa de ixistir e passa aldeia e vai ser mandada pela capital que é as Lajes o concelho mais rico e no futuro será uma grande cidade.Viva as Lajes Viva a capital das flores.

Anónimo disse...

É mais do que evidente.
Uma noticia excelente, que devia orgulhar todos os Florentinos, gera ressentimentos, raivas e desagrado.
E porquê?
Não é dificil saber.
Há gente, suponho que muito poucos, que é por puro bairrismo. Não percebem que as Flores valem mais do que as nossas divisões, e que o bem das Lajes ou o bem de Santa Cruz, é uma mais valia para todos.
Há outros, bem pior, por doença de partidos. Os interesses das Flores, como é óbvio, estão acima dessas tricas tolas, próprias de certos patetas.
Outros ainda por motivos pessoais. Esses são gente do piorio. Gente que põe os seus interesses pessoais acima de tudo, criticando, difamando e vivendo num permanente descontentamento. Esses, são a tal raça estuporada, de quem as Flores e os Florentinos não tem nada a esperar.

Anónimo disse...

Tem pouco a ver com o assunto, mas se fosse Corvinho teria vergonha de estar na única ilha incapaz de ter uma webcam a funcionar. Será tecnologia a mais para eles ?

Anónimo disse...

houve alguem da américa que perguntou se já tinha chegado o cabo de fibra ótpica. eu como vivo nas flores pergunto para quando o cabo é que já estamos em janeiro e nada. será que foi propaganda ileitoral.

Anónimo disse...

É tão triste e vergonhoso ler o que escrevem os Florentinos de si próprios, que falta de brio. Mas nas Flores é mesmo assim, não se faz e critica-se quem quer fazer, a mediocridade no seu melhor, dois concelhos mediocremente sozinhos e de costas voltadas, uma patetice sem igual.
E o senhor que criticou os Corvinos por causa da webcam talvez não saiba que as cam's não são do Corvo, nem das Flores nem de nenhum dos lugares onde elas estão, são da Universidade dos Açores e ninguém tem que ter vergonha se os equipamentos avariam, deveria haver vergonha sim em criticar sem saber do que se fala.
Gentinha!
Falam mal dos que emigraram à procura de uma vida melhor e que de certeza contribuíram junto dos que ficaram, não percebem que os nossos emigrantes mandavam dinheiro para a ilha? Que nas férias gastavam dinheiro na ilha? A circulação de capital é necessária. E porque é que hão-de ser criticados por terem feito pela vida? Porque quem os critica não foi capaz de fazer o mesmo? Pois é, deixar a terra mãe é difícil, requer coragem, é preciso tê-los...
Orgulhem-se da vossa terra por uma vez que seja.

Anónimo disse...

Anónimo das 00:05 , não critiquei os Corvinhos, mas sim os responsáveis pelo bom funcionamento da sua webcam: Todas avariam,sim, mas só a do Corvo encontra-se 90% do tempo offline.Não me parece ser motivo de orgulho, mas sinal de um problema por resolver.
Alguém, responsável pela sua manutenção, parece não estar à altura da tarefa.

Anónimo disse...

Tá bem tá, melhor em quem??? grande estudo,,,agora é só xineses(Japão) e joão lourenço (Lages) e mais nada....