sábado, 13 de abril de 2013

Câmara de Santa Cruz foi à BTL 2013

De 28 de Fevereiro a 3 de Março decorreu em Lisboa mais uma edição da BTL (Feira Internacional de Turismo). A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores esteve representada a exemplo de anos anteriores, divulgando a nossa ilha a todos os visitantes. Neste evento tão importante foram distribuídos folhetos para melhor conhecimento a todos da nossa realidade e das belezas que podem ser observadas, bem como toda a logística para umas férias bem passadas na ilha das Flores.

Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Uma iniciativa a todos os títulos louvável.

Este blog de vez em quando mostra imagens lindíssimas das Flores a demonstrar que potencial não nos falta.
Temos gente talentosa para captar imagens.
Temos paisagens lindíssimas e únicas em qualquer lado do mundo.
Temos nos Açores, nomeadamente na nossa Universidade, gente que conhece a nossa natureza.
Temos gente interessada em comprar programas voltados para a natureza em Portugal e no mundo.

Temos - pouca sorte a nossa - uma RTP-A que vive virada para os mexericos tolos e inúteis da politica, e não dá atendimento ao que é preciso e que é fonte de riqueza.

Anónimo disse...

Exatamente isso, anônimo das 13:10! Faltam divulgações das belezas e de outros atrativos turísticos da Ilha das Flores. Aqui no Brasil, acredito, pouquíssimas pessoas sabem sequer onde fica as Flores. E um lugar com mais de quinhentos anos, por certo, tem muita história para contar, inclusive fatos místicos, já que a gente de aí é bem religiosa. Imagino que a inclusão de corridas pelos caminhos da Ilha, se bem patrocinadas por grande empresa, teriam forte apelo entre os esportistas. Não sei se houve algum fato religioso que justifique, mas uma caminhada até a um lugar que tenha histórico de bênçãos também atrairia turistas. Considerando a posição geográfica da Ilha, tudo passa por uma adequada divulgação internacional.

Anónimo disse...

Segundo consta as coisas deviam ser muito bem pensadas antes de serem executadas , os que lá foram representar a CMSCF nem sabiam o que ali estavam a fazer ,aproveitaram sim o passeio e a maior parte do tempo passaram -no centro comercial vasco da gama ás compras ,o que conta mesmo é que á eleições em outubro próximo!!!

Anónimo disse...

Já cá faltava a língua estercosa do costume.

Anónimo disse...

Divulgação é feita, o Governo dos Açores até já fez e divulgou um filme promocional de todas as Ilhas,que inclui muitas imagens das Flore,e hoje,com a net, é possível saber onde fica tudo e até ver locais e hoteis.
O problema é outro e assenta, essencialmente, em dois ou três aspectos:Falta de resposta nossa, em animação,por exemplo (os hoteis da Madeira oferecem folclore a todos os grupos que os visitam,os taxistas da Madeira,sabem história da Ilha,sabem línguas e conversam com os turistas), os hoteis e os restaurantes oferecem comida de elevada qualidade,profissionalmente bem servida,confeccionada com muitos produtos locais e receitas tradicionais.As pessoas que vêm às Flores,gostam muito das paisagens,mas queixam-se de que não comem peixe de geito,fresco nem pratos tradicionais. Quantos restaurantes de qualidade temos? Dos que existem, quantos têm pessoal com formação hoteleira? Temos, porventura uma casa de chá ou uma pastelaria, ou ao menos um café decente? Nós não temos quase nada,sobretudo de qualidade.Dirme-ão que o turismo que temos e a sua sasonalidade não justifica mais.Pois então paciência.Eu penso que primeiro é preciso criar condições, para depois virem as pessoas.
O outro aspecto é técnico:o turismo (excepto o pequeno turismo individual ou familiar)funciona hoje pela mão de operadores turísticos e estes trabalham com grandes pacotes e destinos que não são a nossa pequena ilha ou mesmo o grupo ocidental,por mais bonito que seja, e é, de facto.É preciso falar com essa gente e sensibiliza-la para a nossa realidade,que pode muito bem ser um nicho de mercado,com qualidade.Mas é necessário ter essa qualidade para vender! Isto é como uma máxima que conheço,que diz;"É bom ser importante, mas o importante é ser mesmo bom."
Por isso,há muito a fazer,nessa área.Não basta ir à BTL.Não sei mesmo se isso tem algum efeito.Essa representação contou com alguém com formação turística?
Falou especificamente com alguém que promove turismo?
Enfim não sei nada. Venham mais opiniões.

Anónimo disse...

Anônimo das 18:33, se já há, segundo a sua opinião, um claro caminho a ser trilhado para melhorias do turismo, isso é ótimo! Então é arregaçar as mangas e trabalhar, sabendo que cada passo vai ser uma batalha. Pelo que você expôs, agora é focar os trabalhos nas empresas de turismo e conseguir a inserção das Flores em pacotes de viagem. E não espere que tudo esteja plenamente resolvido para então receber os turistas; as coisas irão melhorando aos poucos. Mas, pra marcar o início de uma nova etapa, gastar fichas na organização de um grande evento seria uma boa aposta. Sorte.

Anónimo disse...

Temos paisagens como ninguém.
Temos um ambiente limpo como poucos neste mundo o tem.
Temos a rusticidade que toda a gente procura.
Estes são os nossos fortes.
Temos comunicações difíceis.
Temos um clima agreste no inverno
Temos má qualidade de serviços
Não estamos devidamente divulgados

Como é que pode resolver isto?

Da mesma forma que os outros, que se defrontaram à décadas com o mesmo problema fizeram.

Primeiro: temos de nos organizar, coisa nesta terra difícil de fazer. Temos de saber o que é que queremos e quais os caminhos melhores para lá chegar.
Segundo: temos de formar gente. É preciso saber servir à mesa, ter atenção com os clientes, ser prestável, falar pelo menos inglês.....
Terceiro: temos de saber reivindicar com sentido da realidade. Exigir o que não é possível não leva a lado nenhum.
Passar por tolo e deixar cair tudo nas mãos de S. Miguel é o outro extremo.

Aproximam-se as eleições autárquicas. Façam o favor de perguntar aos candidatos o que é que pensam fazer sobre estes assuntos.

Anónimo disse...

A ilha é bonita quando o tempo deixa...
Então e o resto?

Anónimo disse...

Anda tudo louco ou a precisar de oculos, que eu tenha conhecimento o Governo Regional dos Açores não quer turismo nos Açores pois os acessos às ilha das Flores e Corvo são de todo insuportaveis e desgastantes. A Câmara gasta dinheiro na BTL a divulgar a ilha e o seu concelho e o (Des) Governo Regional não exige à Sata Açores que efectue viagens em horarios acessiveis. Vocês julgam que quem está de férias quer apanhar um voo da Sata ou Tap às 5h30 da manhã para viajar para os Açores??? Vocês acham que quem está de férias quer se levantar cedo às 7h00 da manhã ou mais cedo para ir para o aeroporto em Ponta Delgada para ir à ilha das Flores? Ou então fazer escala na Horta, Terceira??? Está tudo louco mesmo louco! Quem está de férias quer é descanso e mais nada! Enquanto a Sata Açores bem como a TAP e Sata internacional não se organizarem os pontenciais turista não procuram as ilhas das Flores e Corvo pois não estão para isso.
Fico-me por aqui pois as Flores têm deputados suficientes e com grandes capacidades (heheheheh) para defender os interesses dos Florentinos e Corvinos afinal foram eleitos com grandes maiorias, viva ao PS Flores e PS Açores, sois os melhores!

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo nao vá as flores e corvo sai caro e nao tem nada de jeito... optimo ler estes comentários.

Anónimo disse...

Tolo.
Quem se desloca às 6:00 da manhão ao aeroporto de Lisboa, ou a qualquer aeroporto por esse mundo fora, vê milhares de pessoas, em férias e em negócios, a entrar para os aviões.
Há um comentador meio carroceiro de cima, que quer horas especiais para quem vem de férias às Flores.
E porquê?
O cebolão não percebe que quem está de férias quer aproveitar o tempo e não está disposto a perder um dia inteiro a andar de avião.

E é gento tola desta, muito ciosa dos seus pensares, que faz opinião nesta terra!

Anónimo disse...

Para o anónimo do dia 16/04 das 18h00

"Tolo, carroceiro, cebolão que faz opinião nesta terra" é V. Exa.

Não vivo nas Flores e sei do que opino. V. Exa não conhece de todo a realidade que o rodeia ou simplesmente é um indígena frustrado que nunca saíu da sua zona de conforto.

Quero ainda informar V.Exa que conheço a realidade da ilha das Flores daí a minha opinião além disso conheço outras realidades que talvez V.Exa nunca tenha oportunidade de conhecer.
É por existir mentalidades e comportamentos como o seu que o País se encontra falido. Além da crise que se vive em Portugal e nos Açores existe uma crise muito mais forte e que ninguém fala: crise de conhecimentos, a crise de valores, crise de falta de personalidade, crise de falta de ideias, crise de falta de civismo, crise falta de profissionalismo, crise de dignidade, crise de honestidade...o inverso sois todos muitos bons comentadores.

Fico-me por aqui pois a única coisa que preciso de Portugal é o meu passeporte, já perdi tempo a mais com V.Exa.

Atentamente.

Anónimo disse...

Ouvi no café do Gil que a gaja da foto é a proxima candidata a Presidente da Câmara cá do sitio, não entendi se é pela CDU ou pelo CDS-PP!

Tá lindo tá....