sexta-feira, 12 de abril de 2013

Energias renováveis vão crescer mais

A taxa de penetração das renováveis na energia elétrica dos Açores vai passar dos actuais 30% para 57 por cento em 2017, revelou o director do planeamento e investimento da Eletricidade dos Açores (EDA).

Parque Eólico da ilha das FloresAntónio Furtado explicou que esta meta será materializada através do reforço da capacidade instalada do projecto geotérmico de São Miguel, no Pico Vermelho, e da central-piloto geotérmica que vai surgir na Terceira.

Para além da geotermia, a EDA explora energias alternativas como a eólica e hídrica, não havendo “nesta fase” margem para crescimento da energia eólica, de acordo com David Estrela, responsável pela EEG, empresa do grupo EDA. O plano de investimentos da energia eólica, que teve início em 2012, vai ficar concretizado ainda este ano, ficando os parques existentes no “limite” da sua capacidade de utilização, afirmou.

David Estrela revelou que o projecto de criação de uma central hídrica reversível na lagoa das Furnas, em São Miguel, cujo estudo de impacto ambiental deverá arrancar em breve, poderá gerar outros investimentos idênticos em outras ilhas dos Açores.

Em termos de produção, em 2012 a energia hídrica representava 4% do total dos Açores e a eólica 8%, enquanto a geotermia assumia 17%. De acordo com o "sítio" www.eurelectric.org, no conjunto das regiões ultraperiféricas europeias, os Açores e a ilha de Reunião tinham em 2011 as maiores taxas de penetração de energias renováveis, à frente da Madeira, Canárias, Guadalupe e Martinica.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «Dinheiro Vivo».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

No domínio das renováveis as Flores tem tradição na energia hídrica.
Muito há que aproveitar ainda.
Ainda ontem a Ribeira Grande corria milhares me metro cúbicos de água directamente para o mar, desperdiçando energia.

Anónimo disse...

Cada vez as energias renováveis crescem mais, e então com um inverno destes em que cada vez chove mais e faz mais vento mas tambem é certo que a factura da Eda está cada vez mais alta ,não acham que devia ser o contrário a eda continua a explorar os Açoreanos e Florentinos em expecial.