segunda-feira, 8 de abril de 2013

Qual é o país com menos canais TDT?

Portugal tem a menor oferta de canais na TDT entre 34 países europeus: a televisão digital terrestre portuguesa oferece apenas cinco canais, enquanto o Reino Unido, por exemplo, tem 71 canais gratuitos à disposição da população.

Último lugar – é essa a posição de Portugal entre os 34 países europeus analisados pelo Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) sobre a oferta de canais no serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT).

No extremo oposto a Portugal, que oferece apenas cinco canais na TDT, está a Itália, país onde a oferta nas redes de TDT chega aos 118 canais, contabiliza o Observatório Europeu. No topo da lista dos países com mais canais estão também a Letónia (85) e o Reino Unido (79).

Em Portugal o OEA contabiliza apenas quatro canais quando na verdade são já cinco, uma vez que o canal Parlamento está disponível na oferta da TDT. Mas ainda assim, Portugal continua na última posição, uma vez que o país seguinte, a Eslováquia, tem sete canais nessa plataforma.

Os países que só têm TDT de acesso gratuito, como Portugal, são aqueles que oferecem um menor número de canais. Há, porém, países que contrariam essa tendência: dos 79 canais de TDT no Reino Unido, 71 são gratuitos; em Itália essa relação é de 51 pagos para 67 grátis; em França de nove pagos e 32 grátis; na Alemanha são dois pagos e 33 abertos.

De acordo com o Observatório, actualmente já 22 dos 27 Estados-membros da União Europeia fizeram a transferência do sinal de televisão analógico para o sinal digital, em linha com as recomendações da Comissão Europeia. A Comissão definira Junho de 2015 como prazo limite para a transição para o digital.

Durante 2013 a Grécia, Polónia e Bulgária farão também o chamado switch-off (desligamento) do sinal analógico. A Hungria e a antiga República jugoslava da Macedónia contam fazê-lo entre este ano e 2014, e a Bósnia aponta para o próximo ano. Para o último ano do prazo deixaram-se ficar outros países europeus como a Albânia, Roménia, Rússia, Montenegro e Turquia.

Quanto a lançamentos de novos projectos, foram lançadas plataformas de TDT paga em 21 países. Talvez devido à crise económica, o Observatório registou, pela primeira vez, uma diminuição do número de subscrições na TDT paga, de cerca de 13%. A situação mais significativa foi a de Itália, onde um milhão de subscritores anulou o seu contrato.

Ao mesmo tempo, acrescenta o Observatório Europeu do Audiovisual, alguns serviços de TDT paga em Espanha e Portugal acabaram por não se materializar. Em Portugal estavam previstos dois serviços: o base, gratuito, que teria seis canais – os actuais quatro generalistas, o quinto canal cujo processo de atribuição se encontra em tribunal, e um sexto em alta definição – e ainda um outro multiplexer, que seria pago e acabaria por concorrer com as ofertas de TV paga como o Meo (que pertence à PT, que ganhou o concurso para a TDT) e a Zon.


Notícia: jornal «Público» e rádio Renascença.
Ainda: Pais do Amaral (patrão da Media Capital) detecta “conflito de interesses” na TDT em Portugal, a Deco recebeu mais de oito mil queixas no ano passado relativas à TDT e a Segurança Social pretende ajudar os mais necessitados a ver televisão.

Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Alto lá!
Para porcaria, já basta aquilo que temos.
Mais, para quê?

Na Itália, na França e na Alemanha, entra pela porta dentro de gentes sérias, de forma gratuita, canais de poucas vergonhas a pontapé.

É isto que querem cá?

Anónimo disse...

Ahaha, espírito tão submisso esse que prefere a ditadura da mediocridade ao dilema da livre escolha ...

Anónimo disse...

Nessas nações há muito canal. 90% não prestam. É só maraus, cabras e mangalhas em indecências e pouca vergonha.

Anónimo disse...

Portugal encontra-se controlado por Espanha.
Junta-te e ajuda a combater os invasores.
Ajuda Portugal!


Cada um escolhe o que quer ver...

Anónimo disse...

Quem quiser ver indecências e poucas vergonhas que pague.
O acesso não deve ser gratuito.
Era o que faltava entrar aquilo pela minha casa dentro.