terça-feira, 9 de abril de 2013

MareOcidental perto do encerramento

A MareOcidental, empresa de transporte marítimo que fazia a ligação entre as ilhas das Flores e do Corvo, vai encerrar. A entrada de um novo operador de transporte marítimo de mercadorias não deixa outra alternativa à empresa florentina, diz Mauro Lopes, sócio-gerente da MareOcidental. O encerramento da empresa coloca 11 funcionários no desemprego.

Notícia: RDP Antena 1 Açores [com entrevista radiofónica].
Saudações florentinas!!

21 comentários:

Anónimo disse...

pois e é assim que as flores vao a vida...

Anónimo disse...

mais onze pessoas sem emprego tá bonito...

Anónimo disse...

andam as pessoas a fazer alguem por essas ilhas e agora levam com o pe no cu... isso é que é vida... andar a trabalhar esses anos todos em redor dessas duas ilhas para agora o governo meter fim a mais uma empresa florentina de fato essa ilha nao vai ir a lado nenhum.. e esse governo de fato anda a fazer muito pelo grupo ocidental anda e os politicos da ilha sao uns palhaços oportunistas...

Anónimo disse...

encerrar que eu saiba a mare ocidental nao tem so o santa iria também tem outros barcos... encerrar as viagens de transporte tudo bem voces comunicação social sao também uns oportunistas a meterem noticias bomba sem o ser

Anónimo disse...

Alguém me sabe explicar como é que se devia fazer?
Entregar a uma determinada empresa, embora esta apresentasse um preço mais caro?


Quem está a mandar tem por obrigação defender as nossas carteiras. Para isso tem de escolher quem faz o mesmo pelo preço mais baixo.
Não será assim?

Anónimo disse...

Mas não acha duvidoso, que uma empresa que nunca prestou serviço no grupo oriental venha fazer um serviço melhor do que a empresa que conhece o mar como mais ninguem? o termo ninguem é substiuivel aqui não se mete em causa, a questão será, o dinheiro valará um bom serviço(melhor do que os que sempre navegaram nas aguas deste canal? custa a crer que os corvinos confiem e teem tanta certeza de que isso irá acontecer, apenas o tempo dirá.

Anónimo disse...

no grupo ocidental corrijo o anterior comentário.

Anónimo disse...

Boa tarde. Isto tem muito a ver com o factor preço e a empresa sdo Pico aí jogou por baixo pois nao precisa de pagar gruas para carregar nem descarregar o barco e a capacidade de carga deste é no minimo umas 4 vezes a do Santa Iria . Quanto às 11 pessoas é estranho para que é preciso tanta gente , metade destes eram mais que muitos . Trabalhem e tivessem dormido menos

Anónimo disse...

Quando se compra grandes barcos que não rendem nada, quando se passeia como reis nas outras ilhas, quando se compra grandes carros, quando não se sabe gerir as contas e não se tem negócio suficiente para fazer face aos gastos, quando não inovam e o serviço não acompanha os preços cobrados as empresas fecham. E é nas Flores como em todo o mundo, gerentes existem muitos, gestores poucos.

Anónimo disse...

quem disse que o barco do pico tem 4 vezes mais capacidade de carga que o santa iria devia ficar caladinho e ver os comentarios dos outros visto que nao sabe o que fala..

Anónimo disse...

Os concursos públicos fazem-se com base em cadernos de encargos, onde é especificado o serviço ou empreitada que o governo deseja.
Presumo que o concorrente que ganhou é o que diz fazer o exigido pelo preço mais baixo.

Há alguma coisa a dizer?

Anónimo disse...

O que vem nesta notícia,não deve deixar ninguém satisfeito. Pelos directamente atingidos,pela Ilha das Flores.É mais uma machadada na nossa economia,geração de riqueza,de emprego e até de visib ilidade, que também é importante,quando pela positiva.Mas talvez não tenha surpreendido muita gente.
Porém, a realidade é isso mesmo;a realidade, e em matéria de gestão e de negócios,a realidade é simplesmente nua e crua e não se compadece com argumentos nem com descuidos.Hoje fala-se muito de humildade,no desporto,pois ela é necessária em tudo na vida.Não é prudente pensar que por se ser empresário se podem cometer erros,porque o negócio paga tudo.O negócio paga o que pode.E o que pode, resulta da sua dimensão,da boa gestão,do mercado e sua dinâmica,da concorrência,do período que atravessamos e muito mais.Quando perdemos a noção do que somos e do espaço em que nos movimentamos,algo vai mal.
Estou a falar em abstrato,não a acusar ninguém de nada.
Quanto "aos velhos do restelo" que por aqui comentaram,aconselho-os a perguntarem aos Corvinos se estavam satisfeitos com a solução que tinham.

Anónimo disse...

boa governo!! boa manuel rita!! aposto que a sua residencial ja deve estar a crescer agora... a primeira viagem do grande lusitania foi para levar os blocos pa casinha do sr manuel rita. a segunda entao ja pode levar o resto das coisas po resto dos corvinos. é por causa de politicos como voces que o país está da maneira que está. mamões e grandes ladrões.

Anónimo disse...

Nem tudo são más notícias

http://portodamadalena.blogspot.pt/2013/04/odin-finder-internet-de-alta-velocidade.html

Anónimo disse...

Se o JH percebesse alguma coisa de gestao e de organizacao e de poupar algum dinheiro em vez de esbanjar À grande e à francesa e com francesas , nunca isto se tinha sucedido. Conseguiu derreter o patrimonio todo da familia José Augusto Lopes . é mesmo triste.

Anónimo disse...

Vem aqui uns quantos anónimos falar de JH muitos por dor de cotovelos que queriam ser como ele ,outros por pura ignoramcia. Fala-se muito de perceber de mar este ou aquele ,se há um que percebe este é JH não só de barcos de carga dragas etc é preciso não esquecer que e pesca este tambem percebe muito ou seja este sim um homem do mar completo.

Anónimo disse...

Hei!
Tenho muito respeito pelas pessoas e não me meto na vida de ninguém.
A minha boca quando se abre - coisa rara - é para relevar qualidades, coisa que toda a gente aqui ou ali tem.
A minha consciência está tranquila.
O que está em questão é um simples concurso, onde para fazer um determinado serviço em condições bem definidas, se analisaram as propostas de quem livremente quis concorrer.
Um dos concorrentes perdeu outro ganhou dada a diferença de preços.
Há alguma coisa a dizer?
Errado seria abrir concurso e dar preferência ao que faz preços mais altos.
Errado seria abrir concurso sabendo previamente quem iria ganhar.
Errado seria dar ao concorrente mais simpático ou aquele deste ou daquele lugar.

Tinha que haver um a perder e um a ganhar. Nestas coisas públicas interessa é que a nossa carteira, a carteira dos contribuintes, fique bem defendida e a ganhar, como parece ter ficado.

Anónimo disse...

Apoiado Anónimo de 11/4,23h17. Assino por baixo.
A corrupção é tanta,por todo o lado,que se tornou a regra,logo quando alguma coisa é feita com legalidade,e felizmente ainda as há, é a excepção.
Era bom que nos fossemos habituando a respeitar as regras e a cumpri-las,porque a protecção do Estado, está a acabar.

Anónimo disse...

A protecão do estado acabou vocês são todos uns ceguinhos ou convém fechar os olhos... o estado só protege aqueles que têm por conveniência essa actual família do Ps so dá a quem quer e está mais do que provado esses concursos são todos manipulados... o Facto de desperdiçar uma empresa como mare ocidental é grave porque coloca um barco que foi subsidiado pelo governo e que provavelmente fica sem uso devido a falta de negocio nos açores... isso sim e gozar com as carteiras dos açorianos e gastar o dinheiro... e poe em risco todos os restantes barcos da empresa... porque se entao essa empresa fez foi investir num barco de passageiros, uma draga. e material para o pessoal poder se divertir no verão... ou acham que essas foram dadas pelo governo... é muito triste se há empresa que investia nesta ilha é a mareocidental... e é de salientar que a mareocidental para abrir ou comprar alguma coisa nao ficava ou estava a espera de subsidio do governo... como muitos ai se nao fosse o governo nao tinha nada...

Anónimo disse...

Presume-se do comentário de cima que o concurso público feito pelo governo devia ter sido para inglês ver, ou seja, abria-se o concurso, as empresas concorriam, mas uma, porque tinha isto e aquilo, tinha já a vitória garantida.

A cabeça de abóbora de cima acha que fica muito bem escolher quem faz o preço mais alto e que essa atitude não é manipular.

E a carteira dos contribuintes como é que ficava? A ganhar ou a perder?

Bela cabeça esta que ainda não percebeu que os jogos não se ganham na secretaria mas no campo.
Quem quer ganhar tem de apresentar melhores condições.

Anónimo disse...

Preço por tonelada:
Santa Iria: 80€
Lusitânia:42€

Para não esquecer que o Santa Iria só ia ao Corvo quando lhes apetecia. Eles tinham o queijo e a faca na mão mas esticaram a corda demais e agora lixaram-se!