terça-feira, 5 de novembro de 2013

À conversa com Francisco Gomes Vieira


Retalhos da História da ilha das Flores, por Francisco Vieira.

Nascido em 1940 na vila de Lajes das Flores, Francisco Gomes Vieira após a sua juventude passada nesta ilha emigrou para o Canadá, onde com sua esposa e filhos tem a vida constituída.

Desde cedo mostrou ser possuidor de uma memória rara e invejável, agarrado aos livros e em especial os da história da nossa História da ilha das Flores e os de genealogia.

Como a ilha das Flores - segundo as suas palavras - é deficiente em relatos históricos, Francisco Gomes Vieira sempre se agarrou a tudo ao seu alcance para reconstruir a história florentina. Assim sendo, este historiador concilia a História disponível mais as histórias das nossas gentes ao longo dos séculos para definir a História mais verdadeira e real possível da ilha das Flores.

Todas as mais palavras que eu possa utilizar são desnecessárias. Muito obrigado a este historiador florentino pela disponibilidade e em especial a enorme sabedoria e conhecimento que decidiu partilhar com todos nós, em prol de uma ilha mais clara para uma história mais rica e digna.

Obrigado à Luísa Silveira pela ajuda à produção e fotografia.

Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

mais uma cabeça fina das lajes.

Anónimo disse...

Há quem ache que essas coisas são patranhas, que não interessam a ninguém.
Vamos se entender.
Um povo ou uma comunidade que não valoriza o seu passado e não aprende com a sua história, não vai a lado nenhum.
É conhecendo as experiencias do nosso passado, que já se aproxima dos 500 anos, que podemos projectar o nosso futuro.
Os primeiros que aqui chegaram, construíram pedra por pedra as Flores que temos hoje. Nós, as nossas coisas, a nossa forma de estar no mundo e as nossas tradições, não somos mais do que o produto desse esforço.
A esses bravos corajosos devia-se erigir um monumento.
Ao Sr. Vieira, um Florentino da melhor cepa, um obrigado por nos ter reavivado memórias e nos trazer novidades.

Anónimo disse...

Enquanto estiver estas cabeças finas a Ilha das Flores vai sendo divulgada a sua História, quando elas faltarem acabou-se a historia das Flores.

Anónimo disse...

Um artigo tanto importante para a Ilha ninguem comenta, mas se fosse para dizer mal do homem já havia dezenas de comentários.

Anónimo disse...

Afinal o anónimo das 10:24 escreveu as criticar as más línguas nada disse sobre o "artigo".
É aquilo a que se chama "falar só para não ficar calado".

Anónimo disse...

Interessante.Alguns pormenores "arredondados", mas interessante. Agora já sei para quem é que o sobrinho Luis Filipe sai. Interessante.