quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Açores têm 60 trilhos pedestres

Os Açores têm atualmente mais de 60 trilhos pedestres devidamente homologados, estendendo-se por mais de 500 quilómetros de caminhos no conjunto das nove ilhas.

Os números foram revelados hoje, na apresentação da Equipa de Coordenação e Manutenção da Rede Regional de Trilhos Pedestres. Esta equipa resulta da contratação de 20 pessoas que em permanência passarão a assegurar a manutenção e identificação dos trilhos já homologados e a criação de outros.

Segundo a apresentação feita na ocasião, nos Açores existem apenas, neste momento, trilhos pedestres de "pequenas rotas", ou seja, com menos de 30 quilómetros. No entanto, as autoridades açorianas contam "abrir num futuro próximo" grandes rotas, assim como trilhos urbanos, tendo sido avançado o exemplo da cidade de Angra do Heroísmo, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Entre 60% a 70% dos turistas que visitam os Açores praticam pedestrianismo, segundo dados dos inquéritos feitos em postos de turismo da Região, revelou o director regional do Turismo, João Bettencourt, acrescentando que também os residentes no arquipélago praticam cada vez mais este tipo de atividades.

Já o secretário regional com a pasta do Turismo, Vítor Fraga, disse que os percursos pedestres têm "um papel determinante" e são "um produto âncora" na oferta turística dos Açores, inscrevendo-se este reforço de meios humanos destinados aos trilhos numa aposta do executivo que visa "o incremento contínuo e sustentado da qualidade dos produtos turísticos" regionais.

Segundo Vítor Fraga, a Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores é já "devida e regularmente" verificada, "através da revitalização de sinalética, vistorias, ações de limpeza e manutenção".


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, é uma boa maneira de atrair o novo tourista que procura lazer e divertimento com beleza natural e tranquilidade. Os Açores tem muito para oferecer nesse sentido.

Anónimo disse...

Sr. Fraga fala em percursos pedestres com limpeza e manutenção, os das Flores, só limpeza de dinheiro, o resto Deus nos livre das maus tentações.