quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Aproxima-se o fim das quotas leiteiras

Os presidentes das regiões ultraperiféricas (RUP) da União Europeia defendem, no seu contributo para a consulta pública do POSEI, que se deve dar uma "atenção particular" ao impacto da liberalização das quotas leiteiras, em particular nos Açores.

O programa comunitário POSEI financia medidas especiais que garantem o abastecimento de produtos essenciais e o apoio à produção local das RUP - Açores, Madeira, Canárias e territórios ultramarinos franceses-, encontrando-se em fase de revisão.

As regiões ultraperiféricas da União Europeia consideram que, face à “extrema fragilidade e à forte dependência dos agricultores” destas regiões e à “importância de manter os produtos agrícolas tradicionais, torna-se importante continuar a promover um desenvolvimento territorial equilibrado”. O documento salvaguarda que deve ser “dada uma atenção especial ao impacto dos acordos internacionais, bem como a toda a evolução dos regulamentos europeus para certos produtos sensíveis nas RUP, como, por exemplo, o fim do regime de quotas leiteiras, que toca em particular os Açores”.

O parecer sobre a consulta pública do POSEI das RUP aponta a necessidade de manutenção do programa na sua vertente agrícola, assim permitindo-se “reforçar a competitividade da agricultura e das suas fileiras” nestas regiões: “É dentro deste contexto que a Conferência dos presidentes das RUP defendem que o POSEI deve ser preservado no seu espírito a fim de permitir assegurar a prossecução dos seus objetivos, em particular em termos de acompanhamento de todas as fileiras”, é defendido no documento. De acordo com estas regiões europeias, “qualquer outra orientação que vise comprometer as raras produções de exportação terá consequências negativas sobre a competitividade e emprego”.

O relatório final sobre os contributos da consulta pública de revisão do POSEI vai estar concluído no final de 2013 ou início de 2014, de acordo com a Comissão Europeia.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Para nós produtores Florentinos isto não nos aquece nem arrefece pois precisamos é de mais leite para a fábrica por isto vamos lá a produzir e continuar a puchar os tetos ás vacas pois este sim é um rendimento certo ao fim do mês

Anónimo disse...

Em 1ª lugar nessecitamos de muita formação nos nossos produtores.
2ª Produtores que entendessem a agricultura como uma profissão.
3ª que todos os dias evoluessem.
O malandro do João vieira em vez de passar os dias no mexerico a acartar de um lado para o outro, tipo carteiro, deveria estar a limpar os seus terrenos,por os seua animais a comer melhor erva, mais higiene e menos pança.

Anónimo disse...

Já deviam ter terminado!

Anónimo disse...

ola meu senhores ou senhoras que falar mal do de mim joao vieira venha pessoalmente falar não falar por tras isso tudo gente falsa desta ilha flores pessoas as vezes não prestem aqui na terra.que falou de mim melhor olha por sua vida por suas vacas cuide delas que minhas vacas não ando terra dos outros.

Anónimo disse...

aguenta joão vieira manda estes moços novos arrancar feitos e canaroca.

Anónimo disse...

O João Vieira,sabe,quer e pode,é um grande produtor de leite,precisava-mos mais alguns assim além dos que já temos.

Anónimo disse...

estes moços tem é inveja do progresso do João Vieira. Continua João Vieira não ligues a esta canalha que eles ainda vão sachar muito milho.

Anónimo disse...

O João Vieira tem defeitos e virtudes como todos nós temos , uma coisa é certa é uma pessoa honesta séria , e bom pagador , por isto não sei o porquê de estarem a falar no nome de uma pessoa com estas qualidades talvez não aja mais nada para fazer