sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Metade das autarquias estão incapazes de executar fundos do QCA 2007-2013

O novo presidente da Associação de municípios dos Açores (AMRAA) afirmou que metade das autarquias da Região não conseguem executar os fundos comunitários a que têm direito, propondo a transferência de "plafonds" para outras autarquias ainda com capacidade para os aproveitar.

Roberto Monteiro disse que uma das "prioridades estratégicas" do novo conselho de administração da AMRAA é o bom aproveitamento dos fundos comunitários. Segundo o autarca, cerca de metade das 19 Câmaras Municipais açorianas não têm conseguido executar os fundos europeus que lhe são destinados por causa de "estrangulamento financeiro" e situações "de saneamento", que lhes impede disponibilizar as verbas próprias necessárias para o cofinanciamento de projetos.

Assim, a nova direção da AMRAA vai agora analisar quanto dinheiro do actual quadro comunitário de apoio [QCA 2007-2013], que termina no final do ano, está ainda por afetar dentro do bolo destinado aos municípios da Região, assim como as candidaturas apresentadas por concelhos que já executaram todos os seus fundos. O objetivo, explicou, é transferir fundos não afetados para outros municípios com capacidade para os usar, de forma a "avançar com empreendimentos" e assim "criar emprego na Região, que é a prioridade principal".

Roberto Monteiro destacou que o protocolo assinado entre a associação e o Governo Regional em relação aos fundos europeus "tem regras" que "assentam fundamentalmente no princípio de que o bolo atribuído às autarquias pode e deve ser executado pelas autarquias. Se houver algumas que por estrangulamento financeiro não tiverem capacidade de o fazer, deverão ceder esses 'plafonds' aos municípios que têm capacidade para o fazer", defendeu, dizendo que na próxima reunião da assembleia intermunicipal da AMRAA, a 10 de Dezembro, serão tomadas "decisões definitivas sobre esta matéria".

Roberto Monteiro ressalvou que quando houver transferência de valores entre municípios, haverá "depois a possibilidade de fazer o acerto de 'plafond' no novo quadro comunitário de apoio. É esta a perspetiva, que no médio e longo prazo ninguém saia prejudicado", sublinhou, esclarecendo ainda que não há uma relação direta entre a maior ou menor dimensão das Câmaras Municipais e a execução de fundos.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

26 comentários:

Anónimo disse...

Isto está tudo lindo está, mas se querem mesmo rir, vão ler a comunucação do Sr Presidente da Camara no sitio da CMLF.Esse é que é uma anedota.como é possivel alguem ser tão mentiroso e tã cinico e mudar o seu discurso 100% no periodo de ume mês.Aguentem povão, vocês t~em o que merecem!

Anónimo disse...

Eu por acaso já vi.Não é cómico é triste. Como se pode pensar que se passa um atestado de burrice assim ás pesoas.
Não tem dinheiro????Então porque que é que as suas primeiras ações foi meter lá dentro 5 pessoas todas empregadas e ganhando brutos ordenados??? Tenha vergonha, o senhor é pior que JL.
ew

Anónimo disse...

O homem! tu serás tolo!, não v~es que essa gente tá sendo paga pelos programas do Governo como ele diz no seu comunicado.
O José do Gabinete, deve estra no programa RECUPERAR que é para não apanhar mais três anos.O juiz é que deve ter mandado(não foi o LM que quis)
A da PONTA RUIVA, deve estra no PROSA, que é para tomar conta s´das mulheres, senão opode haver tosses.
O P dos Reises deve estar no OPORTUNIDADE,para nunca mais pecar.
O rebuçado e o furnalha estão no ESTAGIAR V, qué para daqui a quatro anos irem para vereador.

Anónimo disse...

O anónimo das 15.28 está bem informado, deve ser aquele que queestá reta da meta para entrar para a assembleia, basta um cair, só que é estranho porque el falou muito e agora esta muito calado, será que também já tem promessa para entrar para o estagiar V. ou então pode haver um lugar de certo gimn professor que pode ter sido ameçado.Quem sabe.O Codeiro anda com o o olho em cima!

Anónimo disse...

O que eu não csg perceber e expliquemme como se fosse muito burro, é como é que homem que foi vereador da camara durante oito anos continua a dizer que não sabia a situação financeira da camara!
Deve ser mais ao menos como levou oito anos a dizer nas atas que não sabia o regulamento da tapadas, e agora diz nas reuniõs que não sabe se determinadas terras da loran estão com a renda paga, espero que também não leve 4 anos a se informar.

Anónimo disse...

È pena que o sr presidente não ponha a sua carta aos municipes aos dispor de todo o povo, sim senhor presidente porque nem toda a as pessoas tem internet, a nossa população é na sua maioria envelhecida, e todos eles merecem saber que o senhor é um grande mentiroso.Utilize a caixa do correio como fez em plena campanha eleitoral, ou será que agora não interessa tanto!

Anónimo disse...

A Alice na freguesia dos horrores que se ponha a pau.A pimeira coisa que devia ter feito assim que soube da tomada de posse do jose do gabinete, ela como PAG da associaçaõ das vacas deveria ter convocado uma reunião extraordinária para haver eleições anteciadas,tã-se deixando levar por esses burlões que querem gabinetes e continuar nos mesmos tachos.Abre olhos

Anónimo disse...

Eu sei que há coisas dificeis de engolir, mas pense pense menina alicinha, para quem é que o jose do gabinete quer passar o seu ordenado, para um amigo da senhora não é?
Aca que não estraia tudo combinado, será que esse seus amigos, também não pertencem aqueles fazendenses iluminados que lhe meteram a a faca nas costas.

Anónimo disse...

Os fazendendes são a vergonha deste concelho,julgam-se tão espertos, não queria um Presidente das lajes, e agoara o que têm????espertezas???vou explicar
Um presidente natural de Santa Cruz
Viveu uns anos na fazenda, enquanto o progenitor lá trabalhava e se governava
Voltaram para sua ilha.
Anos depois voltou,também para se governar e vive onde senhor fazendenses , nas LAJES lol.

Anónimo disse...

Tá na hora dos lajenses acordarem, essa coisa de a CM ter um jose de gabinete que também é talhante cheira-ma marosca. e esta hâ!

Anónimo disse...

E quem trata dos porquinhos da casa das vacas? o o herdeiro do ordenado
do jose do gabinete,e os seus familiares proximos!!!!
E, se não me engano um deles era candidato pelo a PSD , a...., qualquer já não me lembro!!!! lol

Anónimo disse...

Mas afinal, o cargo de presidente da casa da vacas é hereditário, nao é por votos, eu cá paguei 150,00 pela inscrição de sócio???????

Anónimo disse...

Não o cargo de Presidente é vitalicio, o ordenado é que pode ser dado como herança. E ainda dizem que o jose do gabinete não é boa pessoa, trabalhar de graça!!possa!!lool

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer se a sociedade entre Junta FF, e o fazendense ainda continua?

Anónimo disse...

Tambem há um socio que não concordava com muitas coisas deram um emprego de condutor de pesados ele agora já não faz banda com o josé do café ao lado, havia um srº mário que apoiou o PS mas agora deve ter pedido as rendas camararias Loran e já está contra tambem dizem que as vacas que estão estacionada na bomba da azoria não são da associação, que o tratador bombeiro não tem a ver com elas, não sei, mas gostava de saber a verdade, se tevessem a coragem de falar a verdade, e só a verdade.

Anónimo disse...

A canditada do PSD à Camara tambem é Presidente da assembleia de quase tudo do clube naval que é uma misera, associação agricola que é um mistério, não é da santa casa porque o presidente da camara é que é mais um mistério o concelho das Lajes é só misterio.

Anónimo disse...

O srº da Fajã está muito calado(Presidente do concelho fiscal)está à espera do tribunal dicidir o problema do srº da ribeirinha, ou está èspera da proxima reuinão para avaliar a nova funcionária da logitica que está a ser um sucesso, curriculum vitae,ou à espera dos padres esplicar o contrato que fizeram com o Presidente da C.M.

Anónimo disse...

As "mentalidades" que por aí andam, impressionam.
Fazem comentários aleivosos, desancam às escondidas em quem invejam, conjeturam intrigas e gingajogas e conspiram contra quem legitimamente foi escolhido para nos administrar.
Nada disto é novo.
Discutem lugares e empurram-se para os agarrar, falam em "ordenados" sem fazerem nada de útil e brigam contra este e contra aquele, porque querem sozinhos brilhar.
E os Florentinos?
E o desenvolvimento das Flores?
E criar uma sociedade justa, com futuro para os nossos filhos?
E procurarem ser honestos, sem difamarem uns e outros?
E procurarem fazer alguma coisa útil pela sua terra?
E seguirem as pisadas dos nossos antepassados que, colectivamente e com muito suor, construíram a terra que herdamos hoje?

Se não nos opusermos, esta raça guinda as Flores pela rocha abaixo.

Anónimo disse...

O anónimo das 21,26 tem toda a razão naquilo que escreve mas não vai ser fácil estes moços ovos dobrarem a espinha estavam habituados a grandes manmas sem fazerem nada, mas com esta crise que não é só em portugal eles se não quiserem passar fome vão dobrar a coluna,eu já tenho 73 anos e todos os dias dobro a coluna e às vezes com muito sacrificio e dores mas não posso estar parado em casa não me sinto bem estar olhar para as quatro paredes a minha alegria é estar na terra fazendo de tude o que eu sei e sempre aprendi com meu pai que deues o tenho num bom lugar.

Anónimo disse...

Oh, meu amigo.
Você é doutra cepa!
Você é dos poucos que ainda trabalham para sustentar esta catrefa de indigentes mamões.
Você vem do cerne florentino antigo, que valoriza a mãe terra, tem palavra como a rocha firme e sabe que sem sacrifício e abnegação nada se consegue.
Aqui nas nossas ilhas e por esse mundo fora.
Os nossos emigrantes, que puseram em prática no estrangeiro os nossos hábitos e costumes antigos, assentes na poupança, na seriedade e no trabalho, conseguiram todos singrar.
As nações mais prósperas e ricas do mundo, nunca se deixaram descair porque ainda hoje cultivam esses nobres valores.
Mas não vamos desesperar.
Há ainda por aí gente nova inteligente, com boa formação e raízes firmes, que tem de assumir o seu lugar.

Anónimo disse...

Fala-se muito nos antigos, antepasssdos ,gente da nossa terra.
Ex: o nosso deputado Regional, o Presidente C.M de Santa Cruz e o das Lajes,alguns vereadores , alguem que vai resolver os problema do armazem, o chefe dos serviços agricolas,para não falaram dos futuros delegados, obras publicas e ambiente, Castanheira & Soares, Braga, Toste e outros, alguma vez foram da nossa TERRA Há um ditado muito antigo de diz: Um tolo em terra alheia é Rei.

Anónimo disse...

Há quem venha de fora e seja tão Florentino como os melhores.

Anónimo disse...

os daqui sao os mais serios desistem das reformas para mamarem mais quatro anos se ao cairem antes

Anónimo disse...

para quem sera ordenado presidente da associacao

Anónimo disse...

Caro anónimo das 14:47

Podes ir arrotar para outro lado, aquí não. Chegaste às Flores com uma mão à frente e outra atrás para fazer topografia para o porto das Lajes das Flores, destes umas palmadinhas nas costas de 2 ou 3, e foste ficando, mudando o casaco e ficando, mas muito inteligente foi quem inventou provérbio que diz que em terra de cego, quem tem um olho é rei, e tu foste para terra de cegos, para santa Cruz, para ires mamar, fizeste uma casa na Fajã Grande da maneira que se sabe, e consideras-te Florense. Não és. Não deixas de ser um indigente de Alguidares de Baixo.

Anónimo disse...

O besugo das 19:12 fala escondido para quem?
Para mim não é de certeza.
Primeiro porque não ando nem nunca andei, com uma mão à frente e outra atrás.
Segundo porque nunca na minha vida fiz topografia e não conheço as técnicas da arte.
Terceiro raramente dou palmadinhas nas costas a quem quer que seja, e quando o faço, são nos amigos que conheço bem.
Quarto nunca "fui ficando" e os casacos que visto, quando são trocados, é numa perspectiva melhor.
Quinto numa fui para lado nenhum com o propósito de "mamar".
Sexto, não fiz casa nenhuma na Fajã, não tenho casa na Fajã e não tenho prédios na Fajã.
Sétimo não sou de Alguidares de Baixo nem me considero indigente.

Tenho em boa conta a quase maioria dos Florentinos. Não são cegos nem vivem em terra de cegos. Uma pequeníssima minoria, que não representa nada nas Flores, destila ódio, faz juízes temerários de quem não gosta e usa como combustível para a vida a inveja que o diabo lhe dá.