sábado, 16 de novembro de 2013

Produção de laticínios na ilha das Flores

Portugal tem uma grande parte da sua estrutura económica baseada na agricultura e agro-pecuária. Os Açores e em particular a ilha das Flores não é excepção, sendo mesmo a principal fonte de rendimento, seguindo-se a função pública.

Após longas horas de trabalho de gravação, muita boa vontade por parte de todos os intervenientes e as devidas autorizações, este trabalho é uma amostra de como por cá se transforma a matéria-prima em produtos de altíssima qualidade.

Tudo é em forma reduzida... tal como a nossa dimensão, senão vejamos: a ilha tem 142 Km², cerca de 3.800 habitantes e onde a cada 100 crianças existem 125 idosos. No dia em que este trabalho foi gravado, o leite transformado foi de 2.300 litros, que produziu 1.380 litros de soro e cerca de 274 kilos de queijo o que equivale a 31 queijos.

Muitas actividades ainda são realizadas de forma artesanal e seguindo a tradição. Neste caso concreto é essa tradição responsável pela alta qualidade dos produtos lácteos produzidos na ilha das Flores.

Muito obrigado à Cooperativa Ocidental, a todos os intervenientes e a todos os que de uma forma ou de outra tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Está tude muito moderno mas faltando às Senhoras e Senhores luvas próprias.

Anónimo disse...

A pesada cruz que arrastamos, que engoda com subsídios e tranca nos mercados, vai por a nossa pecuária na falência.

Anónimo disse...

Parabéns,o queijo das Flores tem muito bom aspecto e sabor,tb os iogurtes,oxalá que continuem de vento em popa e que não acabe o leite já agora.

Anónimo disse...

o leite não vai faltar se os lavradores quiserem viver é que a carne já levou um grande corte na sua venda e ainda vai piorar mais que as pessas estão a ficar sem dinheiro já está pior do que o tempo do salazar e com esta crise os ricos estão cada vez a ficarem mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19:43 de 16 /11/2013 ,vem aqui falar nas luvas ,tambem sou a favor mas o queijo não melhora nem piora com luvas ou sem luvas e os profissionais que na fábrica trabalham sabiam que estavam a ser filmados e se quizessem abrilhantar o filme tinham se engalanado todos e equipado uns tinham outros não ,acho que o filme está muito bom é pena não haver mais produtores mas o resultado final é excelente. Nós todos vamos aos restaurantes e gostamos muito da comida , e nas cozinhas por vezes nem imaginamos o que por lá se passa , vemos na televisão programas de culinária e a maioria dos chefes não usam luvas por isto não venham com tretas a água lava tudo menos as más linguas.

Anónimo disse...

a Camara da lajes parece que vai começar a produzir leite para a fábrica!

Anónimo disse...

Línguas porcas, estuporadas.
O queijo sempre foi feito à mão com leite cru.
Os franceses e os suíços fazem queijos excelentes, onde a mão do funcionário não deixa a luva substituir.
Os espanhóis, peritos em lidar com os burocratas de Bruxelas, puseram certas regras, as directivas e os panfletos comunitários num lugarinho muito útil da casa de banho. As suas melhores estirpes de queijo, fabricadas nas verdes Astúrias, são feitas à mão sem a casquinha branca da luva.
Os Portugueses, parece mentira, quanto mais pancadaria levam, mais rigorosos querem ser a cumprir os preceitos e as tretas comunitárias.
E um manguito?

Anónimo disse...

O anónimo das 19:43 de 16 /11/2013 está muito preocupado com as luvas! Por acaso algum dia viu como se ordenha manualmente as vacas? Os ubres (mojo) das vacas muitas vezes nem lavados são, estando elas deitadas na lama dos terrenos, ou no estrume dos palheiros, e algumas pessoas para ordenhar até cospem nas mãos e nunca ninguém morreu por isso.
Parabéns pela filmagem e parabéns á Cooperativa Ocidental pela excelente qualidade de queijo que produz.

Anónimo disse...

Gostei muito!
Força Vitorino, esse é o caminho. Parabéns a toda a equipa. São motivo de orgulho para qualquer florentino.
Há quem consiga fazer melhor? Então, que avance! Chega de treinadores de bancada.

Anónimo disse...

O retrato que o anónimo das 9:30 faz sobre a recolha do leite é muito interessante e é caso para se dizer: "se não souberem até gostam".

Anónimo disse...

Parabens reportagem o presidente está preocupa com as luvas tudo bem higiene é higiene mas a equipa de reportagens não tive a bata as botas o chapeu, isso dá uma imagem de higine...
e uma critica comtrutiva, peço desculpa.

Anónimo disse...

força vitorino que da próxima o antonio acerta-te o passo.

Anónimo disse...

a partir de amanha n a leite ponta delgada sr vitorino

Anónimo disse...

Tantos parabéns e acabou o leite de pdl??????????????