sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Corveta João Coutinho visita as ilhas

Na tarde de amanhã (sábado, dia 1) a corveta NRP João Coutinho estará aberta a visitas da população florentina no porto das Lajes.

Missão e proximidade são as duas palavras de ordem da corveta NRP João Coutinho que está a navegar nos mares dos Açores, passando alguns dias em cada uma das ilhas desde Santa Maria ao Corvo, com a missão de aproximar os portugueses da sua Marinha.

O objetivo principal é dar um novo alento à identidade marítima dos portugueses e captar as atenções dos jovens estudantes do ensino básico e secundário, através de visitas a bordo, para um projeto de vida afeto às forças militares. Segundo a tenente Machado, oficial de relações públicas do NRP João Coutinho, o objetivo dessa iniciativa é fazer chegar a informação de que a Marinha é importante mesmo em tempo de paz: “Temos dado conta de que os jovens precisam de ter uma mentalidade mais próxima do mar. O nosso país é um país de mar e a Marinha existe para salvaguardar a existência deles e da nossa orla costeira”, explicou ao «Jornal da Praia».

O percurso da visita a bordo da corveta João Coutinho compreende a passagem por cinco lugares, por forma a conhecer os meios de combate a sinistros a bordo; as antigas peças de artilharia que fazem parte do navio; os meios de salvação – balsas salva-vidas e a arte de marinheiro e de fazer nós; a ponte do navio–governo e comando do navio; e a câmara de oficiais onde é exibido um vídeo institucional intitulado “Servir Portugal no Mar” que apresenta a Marinha Portuguesa e as áreas em que atua em prol de Portugal.

“Pretendemos que os jovens tenham contacto com a nossa vivência a bordo e que tenham conhecimento de como concorrer à Marinha e fazer parte dessa missão”, salienta a tenente Machado, acrescentando que os jovens têm manifestado interesse e curiosidade durante as visitas a bordo: “Verificamos que faz falta esse tipo de atividades”, diz a tenente Machado.


Notícia: «Jornal da Praia».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

estão todos convidados a vir à capital das flores verem a fragata. sejam bem vindos.

Anónimo disse...

sim senhor la fui eu ver a corveta,obrigado a todos.

Anónimo disse...

Aqui está mais um bom exemplo de planeamento tendo em conta organizar um evento para a Ilha das Flores. Então não sabiam que nesta altura a Escola Secundária das Flores está em férias de carnaval? Esta iniciativa assim só serve mesmo para cumprir calendário e para fazer jantares! Não é assim que as forças militares conseguem justificar o grande rombo que provocam no País...

Anónimo disse...

aqueles que jantaram tem a barriga bem cheia!

Anónimo disse...

as crianças de férias melhor. assim vem mais os seus papais ver o barco á capital.