segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Encontro de autarcas florentinos

No dia 29 de Setembro de 2013 ocorreram as eleições dos titulares dos órgãos das autarquias locais. Na ilha das Flores esse acto decorreu dentro da maior normalidade, sendo que os resultados apurados determinaram uma vitória do PS nos dois concelhos florentinos: em Santa Cruz com a eleição de José Carlos Mendes e nas Lajes com a eleição de Luís Carlos Maciel para as respectivas presidências de Câmara.

A ilha das Flores, situada no Atlântico Norte quase a meia distância entre a Europa e a América, sendo o extremo mais ocidental dos Açores, Portugal e da Europa, é por excelência e graças à benevolência do Criador, porventura a mais bonita ilha dos Açores e, segundo alguns críticos, uma das mais belas do Mundo. Perante esta realidade o trabalho dos autarcas é acrescido de maior responsabilidade para com as populações, bem como para com quem nos visita e em especial para com a Natureza que nos proporciona belezas de cortar a respiração.

Muito obrigado pela disponibilidade e amabilidade que os senhores presidentes de Câmara tiveram em participar neste encontro, que para além de autarcas demonstraram a todos nós que quando há vontade é possível derrubar grandes obstáculos e em conjunto realizar iniciativas que promovam a nossa cultura, usos e costumes e em especial a preservação do nosso património ambiental e paisagístico constituído por um conjunto de valores únicos e de invulgar beleza, que como sabemos é classificado como Património ao ser-lhe atribuída a classificação de Reserva da Biosfera pela UNESCO em Maio de 2009.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

18 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho, mais um, do José Agostinho e da Luísa, parabéns.
Boa atitude dos presidentes das nossas Câmaras. Há muito que isto podia e devia ter acontecido, em vez das guerras tolas que se fizeram, (caso da procissão da areia),só para alguns que nada fazem, se divertirem e outros nos criticarem.
A Ilha é demasiado pequena e nós somos muito poucos, para nos degladiármos e vivermos de costas voltadas. Quantos de nós não temos familiares ou amigos no Concelho vizinho, ou já não precisamos de favores de outrem que lá vive ?
E a nível oficial ? Não se pouparia muito dinheiro, se houvesse uma racionalização de meios, nomeadamente máquinas,se fosse optimizada a sua utilização, como foi feito no tempo do nosso saudoso Luís Paulo Camacho,um Florentino por opção, melhor do que muitos dos que cá nasceram ?
Este é o caminho certo, se quisermos sobreviver. O meu apoio a todos.
Já agora, só gostava de perceber se se tratou de um "...Encontro..." Reunião dos autarcas de todos os Órgãos Locais, ou se foi apenas encontro dos Presidentes das Câmaras, para a entrevista.
Obrigados e o meu apoio como munícipe.
Florentino

Anónimo disse...

IURD?... Parece.

Anónimo disse...

Mãozinha nervosa aquela...Tique?

Anónimo disse...

Se duvidas havia, ficaram esclarecidas.
A Camara Lajense roça a falência económica e as dividas a curto prazo pululam sem tafulho.
A tesoura está desequilibrada, os investimentos são limitados e os planos são adiados.
Nunca na sua história a Camara das Lajes passou por uma insustentabilidade destas.
Gerir o dia a dia com rigor é o triste mote.
Aproveitar os programas de emprego do governo, a solução.
Conseguir uma obra do governo, um triunfo.
Acabamos nisto.
Tudo, tudo, por culpa do Sócrates, está-se mesmo a ver.

Anónimo disse...

A optimização de máquinas, meios técnicos e pessoal qualificado exige uma entidade que associe os dois municípios.
Não faz sentido cada camara ter os seus próprios técnicos quando uma equipa conjunta potenciaria melhores decisões com poupança de dinheiro.
Não faz sentido cada camara adquirir equipamento sofisticado, como o moderno SIG, quando um programa, com um técnico qualificado, serviria na perfeição os dois municípios.
Os recursos que temos são da ilha e a sua distribuição não conhece fronteiras.
Há que tomar medidas que contrariem a escassez de dinheiro. São fundamentais nesse processo, e a redução de despesas e a potenciação dos recursos que temos.
Nem tudo são obras. Há reformas, que bem implementadas, potenciam mais funcionalidades, permitem adquirir equipamento para uso comum, e implicam pouco investimento.
Que tal criar uma empresa intermunicipal, como as que existem no Pico em S. Miguel e na Terceira, com capitais de ambas as camaras, que tomasse à sua conta a gestão da água e de resíduos em toda a ilha?

Anónimo disse...

este video e alguns comentarios estão cheios de propaganda politica, espera sentado para os próximos votos que eu já vou a caminho. enganado é só uma vez já a segunda vez enganado já não é admitido.este presidente da camara das lajes estava farto de saber como estava a camara e agora põe-se a fazer choro.

José Agostinho Serpa disse...

Olá a todos, poucas são as vezes que escrevo neste espaço, de qualquer modo sou atento ao que é escrito. Por isso quero dar os parabéns a todos mesmo aqueles que usam termos menos corretos e educados... e dar os parabéns à gerência do fórum por manter este espaço aberto a e para todos.
O motivo desta minha humilde escrita é para informar o Sr./Srª. do 1º comentário, que este encontro foi só com os dois autarcas,(para este trabalho em vídeo da Costa Ocidental) pois no futuro e se se verificarem as condições humanas e disponibilidades mútuas, o encontro será alargado a todos os autarcas em exercício à data (Juntas de Freguesia e Câmaras)
Já foram feitos os devidos agradecimentos nos locais e alturas certas, mas nunca é demais agradecer aos Srºs. Presidentes (Luís Maciel e José Carlos)pela amabilidade, cordialidade e disponibilidade que, exemplarmente, deram este testemunho de grande hombridade e amizade, bem como o exemplo de como tudo é possível quando as vontades existem...
Agradecimento Também para o jornal "O Monchique" que marcou presença e publicou.
Abraço a todos e obrigado.
José Agostinho

Anónimo disse...

Tretas!Meus caros tretas!
Na verdade tudo continua igual ou pior! Estas duas edilidades não estão a colaborar uma com a outra!
Uma até tenta imitar a outra. A outra, vende areia á "uma", e que fique claro que não é a preço simbólico!

Anónimo disse...

eu gostava de ver as facturas das carradas de areia que a camara das lajes vende à de santa cruz para saber o preço. mas ainda vai-se saber quanto é pode é levar o seu tempo mas há sempre fuga de informação, espera-mos!!!

Anónimo disse...

A colaboração entre as camaras não deve ser cosmética muito menos espectáculo.
Duas Camaras numa ilha, cada qual com menos de 2000 pessoas residentes, não sobrevivem sem potenciar recursos e trabalhar em conjunto.
Os dias do passado já não são os dias de hoje. Os sinais de mudança são mais do que evidentes. Há que os saber ler e actuar em conformidade.
A nossa sobrevivência como comunidade aqui, na terra dos nossos antepassados, depende mais do que nunca da lucidez dos nossos líderes.

Anónimo disse...

o maciel que não vaia na cantiga dos de santa cruz é que eles pucham-lhe o tapete e nunca mais se levanta.

Anónimo disse...

nao se lembram do tempo do cristiano que deixou cerca de 50 contos em balancete e o que o presidente que entrou teve que pagar

Anónimo disse...

Não há uma auditoria ke pona mão no que se passa presentementa na camara das lajes, grande vergonha para o povo que passa falta

Anónimo disse...

Já por diversas vezes,neste espaço,apelei a que discutamos as questões que dizem respeito à nossa Ilha,de forma aberta e franca, mas construtiva, tirando partido deste veículo de opinião que nos é proporcionado. A última delas, foi àcerca desta notícia a que nos estamos a referir;para sua informação,o primeiro comentário é meu!
Hoje vou faze-lo novamente, mas de outra forma,mais a doer, o que não faz muito o meu feitio, mas enfim,pode ser que resulte, acordando as consciências.
Por exemplo, ao Anónimo de 12/2,06h58, que mostra uma "fiscalização" cerrada às condições em que é adquirida a areia,por parte da Câmara de Stª.Cruz,gostava de colocar algumas questões; Tanto zelo pela areia,é apenas por ser cioso do seu território,ou é por razões económicas? Se é isso, o que me parece ser, vocemessê acha que só o Concelho das Lajes é que tem recursos? Ou que a areia do mato, cheia de terra, muita dela,é insubstituível, que Santa Cruz não tem nada e parará sem a areia?
Já pensou que o pó de pedra da Tecnovia é de muito melhor qualidade e está à disposição de toda agente?
E agora,diga lá! Se as pessoas do Concelho de Santa Cruz levassem isso a sério e deixassem de frequentar a Zona Balnear da Fajã Grande,os restaurantes,as Festas...? Você já reparou quem é que enche os restaurantes das Festa do Emigrante?,Quantas pessoas de Stª.Cruz participam e muito bem,nas Marchas em outras iniciativas dessa festa?
Olhe!Quer que lhe diga uma coisa? Se você diz essas coisas com sinceridade, do que tenho dúvidas,não merece ser Lajense, porque a esmagadora maioria das pessoas do Concelho das Lajes, com quem eu me dou muito bem,são extraordinárias e não pensam nada assim!Ponto final parágrafo!E não leva travessão nova linha, porque eu não lhe digo mais nada.

Anónimo disse...

As Flores sempre foram espoliadas de fora. Pela Horta, por Angra e agora, autonomicamente, por S. Miguel. A par, temos um governo sem pisca de vergonha em Lisboa, com ilustres mandaretes por aqui, que nos tem posto no esqueleto à força de pão e água.
E vem "o fulano da areia" qual abécula atoleimada, estabelecer fronteiras e controlar trelas, camiões e carroças com carradas de areia.
Que fique este cabeça de abóbora menina sabendo, e outros sabugões também, que as bagacinas, as pedras, a água, a terra, a areia, as poças do mar e as paisagens são recursos que Deus deu às Flores, para os Florentinos de Ponta Delgada à Ponta da Fajã usufrirem.

Anónimo disse...

De Ponta Delgada à Ponta da Fagã, mas não esclarece se é pelo Mato ou pelo caminho antigo, e ainda bem que as Lajes fica de fora e neste caso não tem que fornecer areia ao outro Concelho. Eu como Florentino 1ooo% dou a minha opinião sobre areia. A Camara de Santa Cruz deve esplorar em seus terrenos Bagacina Vermelha e a areia queimada, e areia preta para construções ficando assim sem problemas nem conflitos entre os dois Comcelhos. Se a camara das Lajes teve possiblidades de ter Máquinas tambem a de Santa Cruz de certeza que tambem as deve ter. Termino saudações Lajenses a quem servir o chapéu. Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

O burro das 14:39 prepara-se para contrabandear areia, atravessando os atalhos entre a Ponta da Fajã e Ponta Delgada.

Anónimo disse...

os lajenses querem a cantora adriana lua festa do emigrante.