sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sopas de Espírito Santo dos Escuteiros

Na semana de 9 a 15 de Junho, o agrupamento de Escuteiros 691 de Nossa Senhora da Conceição, da vila de Santa Cruz, realizou a sua festa de Espírito Santo, com um arrojado programa que se prolongou por toda a semana, culminando no domingo com uma procissão desde a sua sede até à Igreja Matriz (e regresso), onde foi celebrada a eucaristia pelo padre Francisco Xavier, com a participação activa do corpo de escutas que para além da participação tiveram a seu cargo os cânticos da missa.

Foi no decorrer desta eucaristia, no tempo adequado, que dois novos escuteiros fizeram a sua promessa [assumir o compromisso para com os escuteiros] e dois fizeram a sua investidura [renovação da promessa para mudança de secção].

Este agrupamento tem o seu registo datado do ano de 1983, mas já existia há alguns anos, sendo que actualmente tem cerca de 76 elementos nas suas diversas seções que se dividem em: Lobitos (dos 6 aos 9 anos), Exploradores (dos 10 aos 13 anos), Pioneiros (dos 14 aos 17 anos), Caminheiros (dos 18 aos 23 anos) e Chefes (dos 23 até à bonita idade dos 65 aproximadamente).

Neste último dia, e após as actividades religiosas e de compromisso, foram servidas as tradicionais Sopas para todos os presentes. Nesta parte final da festividade ainda houve lugar para a entrega de “louvores” a entidades e pessoas que, no ponto de vista escuteiro, têm vindo a ter relevante importância nesta instituição. Não esquecer que no final da refeição, dois grupos de foliões em conjunto fizeram o “levantar das mesas”, cerimónia que consiste em tocar tambor e pratos que acompanham ritmicamente um cântico com letra adequada ao momento.

Costa Ocidental foi convidado a recolher imagens e divulga-las, assim sendo esteve presente no domingo onde todo o trabalho de vídeo é disso testemunha. Como nota, Costa Ocidental informa que o convite foi feito para as actividades de toda a semana, mas como tal não é possível devido aos custos inerentes, marcou presença no último dia. Desculpas ficam aos escuteiros, mas foi feito o melhor possível.

Muito obrigado aos escuteiros/organização, a todos os intervenientes e os que tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira pela ajuda na produção e responsável pela fotografia.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: