quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cortejo etnográfico Vivências e Tradições

A História é repleta de factos, uns mais credíveis que outros, mas é graças a ela e a muita gente empenhada na sua realidade que ao longo dos tempos temos conhecimento de como foram as realidades ao longo dos milénios, saberes, usos e costumes, tradições e até realidades mais “obscuras” que o ser humano e seus ideais tem vindo a pôr em prática. Graças aos registos que de uma forma ou de outra chegaram à actualidade, é possível realizar manifestações de carácter cultural e histórico como a que aconteceu no passado dia 1 de Agosto na abertura do Cais das Poças 2014, em Santa Cruz das Flores, num evento dedicado em especial à etnografia.

"Vivências e Tradições" constituiu o cortejo de abertura da Festa do Cais das Poças 2014, contando com cenas do nosso imaginário colectivo, que em muitos dos casos não se distanciavam da realidade em nada, até porque tudo foi pensado ao pormenor, desde a indumentária, o local, os artefactos utilizados, as personagens, os animais... Todo o trabalho do cortejo etnográfico envolveu muitas pessoas, personagens envolvidas directamente no desfile foram algumas centenas e imaginem quantas mais estiveram na retaguarda para tornar tudo possível.

Os dias de festa ficaram pautados pela grande afluência da população, que com a ajuda do tempo marcou presença de forma ordeira para desfrutar da variada paleta de artistas e degustar os diferentes paladares nos restaurantes e tascas criadas para o efeito, bem como rever amigos, familiares, conhecidos ou mesmo fomentar novas amizades.

A organização está de parabéns, bem como A Jangada - Grupo de Teatro com o seu vasto leque de actores (bem como todas as pessoas que integraram o cortejo) e com a estrondosa capacidade de encenação e direcção de actores a cargo de Joaquim Salvador, que fez questão de pessoalmente orientar e delinear o cortejo de abertura, não ficando, na minha opinião, nada ao acaso.

Obrigado a todos os que tornaram possíveis estas imagens e à Luísa Silveira pela captação de imagem e imprescindível ajuda na produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Caga Sentenças disse...

Gostei deste cortejo, mas vou fazer alguns comentários. Um carro de carneiro com dois guias imagina um carro de bois precisava quatro homens grandes. Passar calaveira era com um cavalo ou boi, vaca e não com um pony. Um carro de boi que vai para a lavura não ia enfeitado de hortencias. As mulheres que iam para a terra não se vestiam com roupa daquelas, a mulher do capote não fazia passagem de modelos, ect...