sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Queijaria Pico Redondo, na Fajãzinha

A agricultura, pecuária e as pescas são uma componente primordial na economia dos açorianos. A ilha das Flores não é excepção e há uns anos a esta parte por cá é feito um excelente queijo pela família Henriques, nomeadamente a Ilda e o Francisco Henriques.

Com a fábrica ao lado da sua vivenda, podendo assim rentabilizar ao máximo o tempo entre as lides de casa e os da feitura do queijo, na linda freguesia da Fajãzinha este casal não tem mãos a medir no que respeita à produção de queijo, nomeadamente o queijo fresco e de meia cura.

Com toda a produção familiar, Francisco cuida dos animais e dos campos para que a produção de leite seja da melhor qualidade, enquanto Ilda cuida de toda uma panóplia de afazeres para que o seu queijo seja, aliás como vem sendo hábito, uma delícia e um motivo de orgulho para a família, bem como para todos os florentinos.

Com produção ondulatória, devido à sazonalidade na produção de leite, estes dois tipos de queijo têm encontro marcado com a mesa de muitos florentinos mas também em mesas bem distantes do nosso torrãozito no meio do mar plantado.

Costa Ocidental propôs a este casal a realização deste vídeo, o que logo foi aceite, disponibilizando todas as condições para que o resultado fosse o melhor possível. Muito obrigado à família Henriques.

Obrigado especial à Luísa Silveira pela incansável e imprescindível ajuda.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu quero ser o primeiro a comentar este assunto: esta gente é que devia ir gerir a fábrica de lacticínios das Flores. A gente que trabalha e produz com brio e resultados é que devem ser dadas condições e apoios

Anónimo disse...

Parabéns à família Henriques!
Aqui está um excelente exemplo de empreendedorismo, de que o concelho das Lajes e a ilha das Flores se podem orgulhar.
Independentemente de o processo envolver trabalho artesanal, isso não lhe retira qualidade, pelo contrário, dá-lhe mais qualidade.
Bem-hajam!

Anónimo disse...

Os comentários são o que são, mas ninguém fala em quem faz os trabalhos que todos nós podemos ver em nossas casas. A costa Ocidental ou o Sr. José Agostinho fasem um trabalho que é de louvar, na minha opinião isto é que é serviço público e poucas vezes raramente é feita qualquer referência a este trabalho louvável.
Para esse casal o Sr. Augostinho e a Srª. Lúisa, da minha parte muito obrigado e espero que alguém com poder reconheça o que estão a fazer.