quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CMLF mantém restrições orçamentais

A Câmara Municipal de Lajes das Flores vai manter as restrições orçamentais em 2015, dando prioridade à redução do endividamento do município.

Os objetivos foram traçados pelo autarca socialista Luís Maciel, que herdou uma "pesada herança" dos mandatos anteriores geridos pelo PSD e que, sublinhou, deixaram ao município um elevado nível de endividamento: "Já reduzimos substancialmente o endividamento da Câmara, em cerca de 60%", lembrou Luís Maciel, referindo-se ao trabalho efetuado no seu primeiro ano de mandato. O responsável referiu que parte desse esforço financeiro foi conseguido através da entrada de fundos comunitários.

O autarca entende, porém, que é necessário manter as "restrições financeiras" na Câmara Municipal das Lajes durante o ano de 2015, já que o orçamento do município (a rondar 4 milhões de euros), não é suficiente para fazer face às suas despesas: "Por via disso, o investimento público vai ser muito criterioso. Vamos dar prioridade ao emprego, nomeadamente ao reforço dos programas criados pelo Governo Regional, e também no apoio aos principais setores de atividade do concelho, como o turismo, a agricultura, as pescas e as áreas sociais", destacou Luís Maciel.

Plano e Orçamento da Câmara Municipal das Lajes foram aprovados por maioria, com a abstenção do PSD, que embora admita compreender as "restrições orçamentais", entende que este não é o projeto que gostariam de ver aplicado no concelho: "Compreendemos que os momentos que vivemos não são os mais fáceis. Não votámos a favor, mas também não votámos contra. Abstivemo-nos porque este não é o nosso projeto", explicou a vereadora social democrata Alice Ramos.

O concelho de Lajes das Flores, o mais ocidental da Europa, tem uma população de apenas milhar e meio de habitantes e está dividido em sete freguesias.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

34 comentários:

Anónimo disse...

Às vezes lucra-se mais em estar calado.
Toda a gente compreende que "os momentos que vivemos não são os mais fáceis", depois do destarelo financeiro dos últimos anos.
Toda a gente não percebe é como é que isto fica assim. Compreende-se, reconhece-se, tenta-se mudar a pintura e "toma lá que não tiveste".
Quem entrou, que se esprema, que se esfole e que pague, porque, reparem bem, este não é o projeto de quem saiu.
E que projeto é esse? Pagar ou não pagar? Ter contenção ou prosseguir no estouro? Quem votou nesta gente tem o direito de saber.
Esta irresponsabilidade, mascarada de bons propósitos, tem, como toda a gente sabe, atirado este país para a mendigagem.

Anónimo disse...

Outra vez a chorar, já está a passar de moda, sabemos que o Senhor João Lourenço deixou divida mas deixou grandes obras feitas em beneficios dos Lajenses e do Concelho. Numa ida à Ilha depois de uma ausência de uns longos anos fiquei de boca aberta em ver tanta envlução nas Lajes em novas estradas e caminhos por onde passava nos anos 50 descalço para ir à ordenha das vacas e ter que me levantar às tres da madrugada. Vejo aqui na California a RTA I e há muitos conselhos que tem dividas mas fizeram alguma coisa em beneficio do Povo. Vou terminar, e quero antes de me despedir dizer que o Senhor João Lourenço foi um grande Homem de luta em beneficio do Povo do seu Concelho. José Antonio Arcata California.

Anónimo disse...

A abstenção é cómoda porque não exige opções políticas a quem não as tem.
Abster-se é uma forma de participação passiva, mole e invertebrada. É uma espécie de "voltar costas" ao descalabro deixado, com um pontapé pra frente.

Anónimo disse...

José António Arcata da California, o cabeçudo é que fez tudo o que viste na tua ida à Ilha?
Onde é que viste tanta "invulução" se nem televisão tens? Ou então tens o os olhos em bico.
Nessa zona que moras, aí em terras calafonas, nem água potável, nem luz há e provavelmente andas descalço! Nem sei como acedes à net!
Vê se compras uma television nova, de preferência a cores, e se não conseguires, pede a quem lutou para por as finanças da Nossa Câmara da forma que estão, pois devem lhe ter restado uns troquitos!
Luis Carlos de Toronto

Anónimo disse...

É sempre enriquecedor ler a opinião de emigrantes.
Outra vez a chorar, digo eu: já sabemos que antigamente era tudo muito dificil e agora é tudo fácil... E já agora, o senhor João Lourenço é que tornou tudo fácil, you know...

Anónimo disse...

esta gente mal educada que tento o joão lourenço fez por eles e agora falam tanto mal dele porque estão noutra mamadeira. volta joão lourenço que ainda tens gente unida à tua espera para novos mandatos e fazeres obra.

Anónimo disse...

Na longínqua Califórnia há municípios na bancarrota, com os bancos a apertarem-lhe o pescoço.
Havia uma família muito prezada, que tinha dinheiro para roupas, berloques e carros caros, mas nunca fez casa de banho usando celha e retrete.
No lugar do papel higiénico, usavam folhas de couve velhas e um balde de água substituía o autoclismo.
Assim são certas camaras nos Açores: tem o que dá nas vistas, mas para o que é preciso falta.
Museus aeroespaciais para enfeitar e água sem tratamento para se beber

Anónimo disse...

quanto vai custar camara nova paragem de autocarro fazenda vai ser troca de trabalho.

Anónimo disse...

nova camara paragem fazenda stop, vai euros mil custar stop, se mal achas stop, trabalhar vai malandro stop!

Anónimo disse...

deve-mos ser esclarecidos sobre o assunto já que não há dinheiro.

Anónimo disse...

tanto se fala no joão lourenço e uma coisa me faz admirar é ele não ter feito uma estrada na canada do fundão para os lavradores que tem as suas relvas lá dentro, mas, uma coisa acredito que nas proximas eleições será o psd a ganhar a camara e vai ser mesmo construida a estrada na canada do fundão.

Anónimo disse...

acredito que sim é com as cotas leiteiras acabadas vai-se acartar muitos insenços da pedrinha e da ribeira funda.

Anónimo disse...

tens razão anónimo das 13,45 eu tenho as minhas relvas lá dentro e não psso ir com a minha carrinha nem o meu tractor que o caminho não oferece condições.

Anónimo disse...

Ò anónimo anterior não percebes um boi não vez que o antigo Presidente não tem terrenos na canada de fundão...
Quanto á Câmara actual não sei se por influencia da importação do encarregado da secretaria de habitação e equipamentos mas o que é certo é que a cada canto é colocado um sinal de transito é sinais a mais a meu ver

Anónimo disse...

Lajense, vou fazer um comentario construtivo, li as atas da camara não entendo a camara nem o oposição fazem uma confusão ente as caritas e o lar de idosos, lavra-se a terra do Aurelio e a do antonio não sei quem é, até pensei deve ser do bispo D. Aurélio e do Bispo D, Antonio, como o Lajedo tem tapadas da Igreija, pensei já são da Diocese de Angra, menimos da nossa autarquias, teêm vergonha vão as atas da Camara de Santa Cruz copiam as normas de uma ata dum municipio, ou contratem um administrativo em condições, mas tambem nem sõ, aprendem a ler a ata para aprovarem

Anónimo disse...

Fala muito bem nos stop da Fazenda antigamente os sinais tinha uma norma altura 2.2m ,hoje como os homens da Fazenda são muitos pequenos reduzi para 1.80m nosso senhor dar o frio como a roupa que temos

Anónimo disse...

Não entendo a oposição da Camara das Lajes, a Drª Alice faz perguntas muitas bem feitas, o Presidente responde há sua maneira ( como convem )e a oposição votam no fim a favor, não entendo votam contra e justificavam, assim é uma oposição, não digo todas as propostas muitas são viavel.

Anónimo disse...

Senhor anónimo das19/01/2015, 21:35:00, alguma culpa tem quem escreve as atas, mas todas a culpa tem quem as aprova.Por amor de Deus!aquela gente não sabe o que está fazendo ali?

Anónimo disse...

Alguem me explica porque é que o arquivo das atas da camara desapareceu do site.
Deve ser por causa do prémio da transparência!

Anónimo disse...

Deve ter sido para a pagar a ricaça senhora que tiraram o dinheiro ao zé do peixe e ao nuno graciano.lol.

Anónimo disse...

As atas devem ter desaparecido para os municipes não perceberem que em plena contenção financeira, o senhor presidente que anda a explorar PROSAS e afins, abre concursos para dirigentes, que vão ganhar perto dos 2.ooo euros.
Querem saber quem é???é a mesma que vendeu os cabazes de Natal, coitada tem tanta falta. Ladrães!

Anónimo disse...

Fui à Fajã esse fim de semana entrei na Zona balnear, admirei nova gerencia, tomei uma bebida e fui para ir ao WC. porta fechada, perguntei ao funcionário e ele respondeu zona balenar é no arrial, aqui é uma superficie comercial, restaurante e bar: e mais nada...

Anónimo disse...

Falam muito das atas da Camara,e as atas da Assembleia, não são dignas dos municipes lerem ?

Anónimo disse...

As actas se nao estao bem elaboradas a culpa é do secretario adjunto,que em vez de desempenhar o cargo para que foi nomeado, está na oficina a contar parafusos! e esta heinn

Anónimo disse...

mas afinal por onde andam as actas, é que eu gostava de ler para andar informado no que se estava a fazer no meu concelho.

Anónimo disse...

Pois e verdade anónimo das 16:56, o secretário adjunto não sabe fazer melhor, não tem capacidade para desempenhar o cargo que lhe foi atribuído, ele mesmo só sabe contar parafusos e espreitar os ladrões para não lhe roubarem nenhum prego, mas não se pode esperar mais daquela criatura, porque ele e aquele que quando veio para os Açores foi a um consulado para tirar um passaporte para vir para ca.Os conhecimentos e inteligência dele não dão para mais.Não há nenhum grão de bico nas Flores e Açores com tamanha ignorância.

Anónimo disse...

O zé das flautas anda tão ocupado a tentar ajudar o senhor presidente a governar a camara que se esquece de tudo o resto.
Coitado ele nem o tasca dele consegue governar que fará uma camra.
Ainda não percebeu que é uma carta fora do baralho dos soocilistas, ele na próxima nem para botar musica na carrinha vai servir.lol

Anónimo disse...

Gostei muita da ata da venda da esplanada da Fajã bem elaborada , a observação o que é da Camara e a do proprietário que comprar, pelo visto na escritura não foi assim é tudo dele.

Anónimo disse...

Isto não é ignoracia é falta de transparência não se faz de uma maneira faz-se à maneira do antigo joão.

Anónimo disse...

tiveram tempo para apreender com o joão, este grande mouro de trabalho que nunca mais vamos ter igual agora as lajes parou no tempo é só forró.

Anónimo disse...

Anónimo 24/01/2015 , 11:21, a única coisa que eu aprendi com esse mouro foi que é muito fácil engrandecer com o dinheiro dos outros!

Anónimo disse...

Independentes ao poder. Quem apoia?

Anónimo disse...

Vamos a isso independentes à Camara das Lajes para fazer mais do que esses.

Anónimo disse...

Luis Maciel herdou uma divida grande o proximo vai herdar 2 dividas e muitos vicios que estão a sustentar nesse mandanto