terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Lavoura volta a não receber pelo leite

Os produtores de leite da ilha das Flores têm seis meses por receber.

A Cooperativa Ocidental não paga o leite entregue na fábrica e deixou de fornecer rações, assim obrigando os lavradores a comprarem o alimento para o gado a pronto pagamento na Associação Agrícola.

Recorde-se que no ano passado foi escolhida uma nova direção para a Cooperativa Ocidental precisamente para resolver os problemas com a lavoura florentina.

A actual direcção do Cooperativa (presidida por Francisco Xavier) não fala com os lavradores: "Nem sequer fazem uma reunião para a gente saber como é que está, como é que não está! A explicar porque é que não têm ração, explicar por isto... não explicam nada, quer dizer... agora ficou parado! Antes dizia-se mal do antigo presidente [Vitorino Azevedo] mas ele sempre chamava a gente e dizia como é que estava. Agora ninguém diz nada a ninguém!", afirma o produtor José Freitas.

A viabilidade da Cooperativa Ocidental passa por um aumento de produção, mas não está fácil: em vez de entrarem novos produtores, nos últimos meses saíram mais dois.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

25 comentários:

Anónimo disse...

Pois se eles tem que pagar as dividas da anterior Direcção é complicado.

Anónimo disse...

este vai pra queijaria nova

Anónimo disse...

Agora estão bem Caladinhos ! Estão todos presos pelos queixos na nova lista ! Está visto que não fazem milagres e que a fábrica não tem pernas para andar ! Para quê estar sempre a insistir nesse erro ??

Anónimo disse...

o daputado pareira não havia dizido que isto com ele se razolvia rapido??

Anónimo disse...

Estes dirigentes espertos e mais o pato marreco agora não andam a ameaçar matar as vacas , agora que resolvam o problema se são muito espertos ,tenham mas é tarelo

Anónimo disse...

Repito o que disse na altura: sem profissionalismo, nunca chagamos la.

Anónimo disse...

Agora já não ha ameaças que se vão abater vacas por falta de pagamentos atrasados! Agora vão continuar sem receber e as vacas é que vão morrendo de fome !
A fábrica não tem sustentabilidade, pouco leite para ser laborado, dívida grande, que embora não seja culpa da atual direcção é bem verdade que já sabiam. O governo injetar dinheiro, eu sou contra pois é mais um caso de má gestão de milhões.
Solução: feicha a porta ! O Tavares é que estava certo.

Anónimo disse...

home o pereirinha resolve mas é uma boa comida para a sua pança está bem gordinho, tolos foram vocês que foram na cantiga que tudo da mesma cor era mais fácil, voltem a errar em outubro que vão num bom caminho.

Anónimo disse...

Esta direcção apregoava mundos e fundos afinal a coisa não está facil para quem fazia tudo facil e com cinco meses ameaçavam deixar de produzir agora com sete meses estão caladinhos que nem ratos

Anónimo disse...

o daputado pareira meteu lá seus monços que razolviam aquilho num instante !!

Anónimo disse...

Ouvi dizer que foram fora buscar charters cheios de vacas de leite e uma pasta cheia de dinheiro!

Anónimo disse...

gostava de saber quem saiu

Anónimo disse...

sr jose freita sabe muito bem problemas da coop porque ele estava la quando foi dito problema financeiro da coop em reunião de assembleia geral não vale pena dizer mentiras gordas.em relação racoes ele sabe que esta divida 35 mil euros.e mais

Anónimo disse...

não venham com histórias armados em santinhos , agora quem está lá já esteve do outro lado da barricada e diziam á boca cheia que faziam ,resolviam ,etc,etc portanto agora vamos lá resolver o problema porque de santos não tem nada , quanto ao sr. deputado do partido do governo veio saber e ver uma vaca pela 1ªvez á Ilha das Flores e está-se nas tintas para a fábrica e para quem depende dela este tem o dele certo ao fim do mês sem fazer puto .

Anónimo disse...

No dia que o Presidente do Governo Regional o Dr.Mota Amaral colocou a 1ª Pedra, o secretario Regional Agricultura e Pescas Adolfo Lima disse mais uma para fechar as portas daqui a anos, eu estava lá e perguntei, porquê, ele respondeu, não vai faltar socios para dirigir, e encher as algibeiras com essa fabrica,24 anos a resposta dele.
Todos eles que passaram lá...

Anónimo disse...

voces tem o que merecem eu bem avisei para mudarem de partido para não ser tudo da mesma cor .

Anónimo disse...

Agora todos sabem manifestar-se em relação ao trabalho desenvolvido pelas direcções anteriores! Quando decorreram as Assembleias Gerais para apresentação do Relatório de Contas, estes foram aprovados não ?
Meus amigos agora não adianta lamentarem-se sobre o leite derramado! É apenas a minha opinião sobre o assunto.

Anónimo disse...

Casa que não tem pão,todos ralham,etc.uma das coisas que está muito mal é o seguinte;eu não sou sócio nem fornecedor de leite,logo quando compro um queijo pago honradamente cerca de 6.50 € kg,a fábrica está a exportar o queijo para outra Ilha vendendo ao mesmo preço daqui e em S. Miguel quem é sócio da AIIFconseguem comprar esse queijo por menos 1 euro por kg,a Cooperativa tem que pagar o transporte,tem um lugar de vendas que paga pelo arrendamento e paga o empregado para vender o dito queijo,pensem agora que lucro dá exportando o queijo para S. Miguel

Anónimo disse...

Mais uma vez o governo vai acabar "pondo a mão" (injetando milhares) e o Zé Povinho é que vai pagar mais uma vez! Por isso somos o que somos, um pais de segunda onde é sempre o povo a pagar a má gestão de alguns ! Uma vergonha! Por mim era fechar a porta, está visto que é um buraco sem fim!

Anónimo disse...

Mesmo que os monçes de Pta delgada paguem a duvida que eu duvido muito, quem vai segurar a casa depois ? Big boss Borges quer se por fora, e os outros têm alguma dificuldade até para escrever o próprio nome ! Quem vai fazer as contas ? Uma vez que o big boss abondone a casa, já pode trazer a chave com ele.

Anónimo disse...

O mundo de hoje não se compadece com amadorismos. Ou se fazem as coisas bem feitas produzindo com qualidade e fidelizando mercados, ou é melhor fechar as portas.
Produzir com qualidade é ter um produto bom, apelativo e que atraia o consumidor.
Fidelizar mercados é procurar quem valorize o que se produz e tenha meios para escoar.
Isto faz-se com profissionais.
Os produtores tem a obrigação de produzir bem, não tem obrigação de gerir.
O técnico tem por obrigação transformar bem, não de gerir.
O gerente tem por obrigação encontrar mercados, fazer contas e por a fabrica a dar lucro.
Se não for assim, não vale a pena estar a injectar dinheiro de todos, que depois não traz mais mais valias para ninguém.

Anónimo disse...

O navio chega amanhã com 10 novilhas e daqui a 15 dias chega mais não vai falta leite o supermercado do Helio tem leite a 0.54 sem IVA ao litro

Anónimo disse...

Não sei se é verdade, o que sei o Presidente da Cooperativa foi a S.Miguel e veio sem dinheiro e sem esperança nenhuma, ou sei selar as portas é mais provavél, mau para a ilha, para os lavadores até é bom não tem que levantar cedo da cama.

Anónimo disse...

A fabrica não fecha para mal de alguns.

Anónimo disse...

bom era fechar tudo e deixarem de receber o vosso ordenado como os lavradores e outros que estão na mesma situação.ha pessoas que ficam felizes com o mal dos outros.