terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Prevenir risco de ribeiras transbordarem

Açores vão ter um plano de gestão de riscos de inundações até ao final do ano. A carta de zonas inundáveis identifica cinco bacias hidrográficas de risco nas ilhas das Flores, São Miguel e Terceira.

Na passada semana, a Agência Portuguesa do Ambiente apresentou cartografia que identifica 54 zonas críticas de inundações em Portugal. “Trata-se de fornecer informação objetiva às populações e aos municípios para gerir o território, tendo em vista a proteção de pessoas e bens”, realçou Nuno Lacasta. Estes mapas podem ser úteis para todas as entidades envolvidas na gestão do território, "designadamente autoridades nacional, regionais e locais de proteção civil, bombeiros, municípios, investigadores, seguradoras, entre outros", salientou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Com base no mapeamento destas zonas de risco, até ao próximo Verão devem ser elaborados planos de gestão de riscos de inundações, que entrarão depois em consulta pública e deverão ser aprovados até 22 de Dezembro.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Na nossa reserva da biosfera, a ribeira da cooperativa transborda mas é de soro e lamas! Sem dúvida um excelente cartaz de visita no vosso concelho de santa cruz. Aqui nas lajes não ha vergonhas dessas. E querem ser melhores vocês.

Anónimo disse...

Pode-se porventura querer tudo?
Pode-se querer as mais valias que a fábrica traz e ao mesmo tempo não querer incómodo nenhum?
Os alemães vendem automóveis, aparelhos e aço, ganhando fortunas com isso, mas também tem ar poluído e acumulações de porcaria.
Os aviões quando voam libertam toneladas de gases tóxicos contribuindo para a poluição do ar. Alguém corta nas viagens de avião por isso?
São opções.
Podemos ter a ribeira a brilhar, sem produzir-mos queijo, sem produzir-mos leite e a comer ar.

Anónimo disse...

Só gente atrasada acha que uma indústria para produzir precisa poluir nojentamente tudo à sua volta... quem sabe se até pondo em causa a saúde pública de todos nós!
Vivemos numa Ilha que é Reserva da Biosfera mas pouco disso parece ser levado a sério... estamos largados aos cães!

Anónimo disse...

esses comentarios dizem prevenir reservas, eu digno provenir eleicões do PSD, com gente dessa a tomar conta desse grande PSD das Lajes, vai a caminho do PSD Corvo, terminou.

Anónimo disse...

Andam hoje de porta em porta a convidar em segredo para as eleiçoes para o dia 24, já passou o terceiro dia para apresentar lista, tudo à moda de JL, na altura das eleiçoes vão ficarem admirados com tão poucos.