quarta-feira, 3 de junho de 2015

EDA distribui lucros pelos acionistas

Grupo EDA obteve resultados positivos de 12 milhões e 100 mil euros no ano passado.

Deste resultado, 8 milhões e 400 mil euros vão para o bolso dos acionistas, que são o Governo Regional, o Grupo Bensaúde (cerca de 2,9 milhões de euros recebidos), a EDP, o Novo Banco e pequenos acionistas. O valor dos dividendos agora pago pela EDA é idêntico a 2013, apesar do decréscimo dos resultados do Grupo, já que no ano passado os lucros tinham sido de 16,2 milhões de euros.

Apesar da diminuição do lucro, a Empresa de Eletricidade dos Açores atingiu em 2014 melhor desempenho que no ano anterior. As perdas resultam do pagamento da sobretaxa imposta pelo Governo da República, pagamento da taxa de carbono e aumento da massa salarial, segundo confirmou à Antena 1 Açores o presidente do conselho de administração do Grupo EDA.

No ano passado os trabalhadores da EDA tinham criticado a administração por ter distribuído uma grande fatia dos lucros pelos acionistas, quando devia ter aplicado esse dinheiro em investimentos e amortização da dívida. Este ano, apesar dos lucros diminuírem, a distribuição de lucros pelos acionistas foi idêntica à do ano anterior.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Com tanto lucro bem que a electricidade podia ser bem mais barata

Anónimo disse...

O preço do petróleo tem baixado. Diz que custa metade do que custava o ano passado.
A energia que consumimos é ainda na sua maioria termoelectrica. Usa petróleo como combustível. Se os custos de produção de energia baixam, porque o combustível baixou, como é que os preços aumentam? É só ensacar, claro está.
O governo demite-se de regular. Neste assunto abdica dos poderes que tem, conferidos pela autonomia, e passa a bola ao continente. Isto tem jeito?
Os accionistas tem legitimamente direito aos lucros. Os trabalhadores tem direito a salários decentes. Quem paga tem direito a um preço justo. Quem governa, obriga-se a regular.
Assim, tudo para uns e paga que não és doente para outros, é que não pode ser.
Merecemos mais respeito.

Anónimo disse...

se nas Flores temos duas eólicas que produzem cerca de 25% da energia produzida na ilha, mais a hidralica. porque motivo usamos ainda energia produzida termoeletrica? se com mais 3 pares de eólicas ficávamos com aprocimadamente 100% de energia não pluente. tirando a hidralica que nesta ilha pode ser muito bem aproveitada, E NAO TINHAMOS FALTA DA TERMOELETRICA, mas há falta de quem tem coragem pra tomar as deciçizoes certas, e quando não há vontade de fazer as coisas, deicha se ficar os projectos nas gavetas, apenas interessa aquilo do fim do mês.

Anónimo disse...

Tu anónimo das 00.51, vê-se logo que não percebes nada de energia nem sabes fazer contas, vez as coisas muito fácil, ou será que esta Central Termoelectrica nas Lajes te está a dar dores de cotovelo.

Anónimo disse...

A termo-elétrica é sempre precisa, porque o vento não sopra sempre e as águas não correm sempre com a mesma força, mas deve ser reduzida ao mínimo.
Os povos civilizados, que não se deixam enriçar nos interesses desta ou daquela pessoa ou deste ou daquele grupo, tratam de arranjar formas de ter energia barata e de a armazenar.
Porque são governados para a sustentabilidade de forma inteligente.
Aqui faz-se gala em estar dependente do petróleo, coisa que como se sabe não temos, e, bem pior, de estar à conta da incerteza dos mercados e da vontade de potencias estrangeiras.
Pagamos todos uma electricidade caríssima, para dar jeito a esta trampa toda e sustentar um exercito de gente, que vive acoitada em S. Miguel, paga impostos em S. Miguel e dinamiza à conta dos açorianos todos a economia de S. Miguel.
Isto é porventura coisa de gente quem se sabe governar?

Anónimo disse...

a eda quando é que pensa pintar as cabines das lajes que estão uma autentica pouca vergonha.