quinta-feira, 18 de junho de 2015

Enorme perda de dormidas turísticas

De Abril de 2014 para o mesmo mês no presente ano, o turismo nos Açores cresceu 20,7%. Na ilha das Flores registou-se o contrário, com um brutal decréscimo de dormidas de 44,2%.

Abril de 2015 foi o primeiro mês após a entrada em vigor da liberalização do espaço aéreo da Região, com a chegada das companhias aéreas low cost. A ilha das Flores não acompanhou o crescimento do turismo nos Açores que, em Abril de 2015, alcançou uma subida de 20,7% relativamente ao mesmo mês no ano anterior. Pelo contrário, o número de dormidas na ilha das Flores decresceu brutalmente em 44,2%, com uma diminuição do número de dormidas de 986 em 2014 para apenas 550 dormidas em 2015. Em todas as ilhas, o número de turistas nacionais foi superior aos provenientes do estrangeiro.

Além da Terceira (-21%) apenas as três ilhas açorianas galardoadas como Reserva da Biosfera tiveram homologamente quebras no número de dormidas em Abril: Graciosa (-45%), Flores (-44%) e Corvo (-15%), contrariamente ao acréscimo ocorrido nas ilhas de Santa Maria (+74%), Faial (+31%), São Miguel (+30%), Pico (+16%) e São Jorge (+5%)

Os dados são do Serviço Regional de Estatística dos Açores, recentemente disponibilizados, e divulgam que no arquipélago "os estabelecimentos hoteleiros registaram 99,6 mil dormidas" em Abril, tendo os proveitos totais atingido "4 milhões de euros e os de aposento 2,8 milhões, correspondendo a variações homólogas respetivamente de 35,2% e 38%".


Notícia: «Diário Insular» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

pois é além de pouco este governo cancela as viagens do santorin para as flores em vez de cancelar para são miguel, votem nele outra vez.

Anónimo disse...

deviam falar com os deputados a perguntarem as razões disto!

Anónimo disse...

Só que for para os meter num cural de gado desses na beira da estrada e fazer ecoturismo! Deixar as crianças alimenta-los com ervinhas, como os veados do paq. Da fazenda.
Essa gente sabe lá de alguma coisa.

Anónimo disse...

Em breve esses dados serão alterados atendendo ao número de dormidas realizadas recentemente aquando das celebrações do dia da Autonomia!
Em Agosto espera-se também um aumento de dormidas pela grande festa de Santa Cruz.

Anónimo disse...

Anónimo das 19/06/2015, 14:35:00, está mais que visto que até esse tratamento é supérfluo!
Gordos como estão podem passar meses sem comer!