sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nova regulamentação da pesca lúdica

Até 30 de Junho encontra-se em consulta pública a redução do limite diário de capturas na pesca lúdica.

O Governo Regional promove um processo de consulta pública sobre as reduções dos limites diários de captura na pesca lúdica, propostas pela Federação das Pescas dos Açores em reunião do Conselho Regional das Pescas, incluindo também propostas de alteração à regulamentação relativa a tipos de licenças, comunicação das capturas efetuadas e normas de segurança na pesca submarina.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia reuniu ontem, na cidade da Horta, com pescadores lúdicos e dirigentes de clubes navais. Fausto Brito e Abreu afirmou que estas propostas “estão a ser alvo de uma discussão alargada” com o objetivo de “estabelecer prioridades e salvaguardar recursos marinhos que são importantes para atividades económicas geradoras de emprego”.

A proposta de alteração da regulamentação da pesca lúdica tem como principal objetivo diminuir o impacto da pesca de lazer e da pesca submarina nos ecossistemas marinhos, estando a ser "recebidos pareceres dos parceiros, alguns deles alertando para aspetos que, eventualmente, podem levar a que as alterações propostas não sejam a melhor forma de alcançar os objetivos que se pretendem”, frisou o secretário regional do Mar.

O documento em consulta pública está disponível no Portal do Governo Regional, até 30 de Junho. Os cidadãos ou organizações podem enviar contributos diretamente através do formulário disponível no Portal do Governo Regional ou enviar comentários para o endereço de correio eletrónico: consulta.srmct@azores.gov.pt.


Notícia: inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

No mês de Junho a cota de pescado do Goraz está no fim, o atum não aparece, nem chicharro, Bacalhau não Há nos Açores, o Governo dos Açores devia pedir à união europeia, uma cota de pescado de gamozinhos e senaipas, eles nem sabem que peixe é ,

Anónimo disse...

Não é preciso mais leis para a pesca lúdica. O que é preciso é fiscalização quer para a pesca lúdica, quer para a pesca profissional, e para o mergulho, se fiscalizarem, os se toques de peixe estão garantidos. Mas há muita gente a fazer bons negócios, há alguns pescadores profissionais a fugirem á lota para venderem por fora peixão e não só,expeses que não tem a medida,tambem fazem bons negócios com alguns pescadores da pesca lúdica, depois os pescadores profissionais andam a criticar alguns da pesca lúdica que cumprem as leis em vigor veem-se agora penalizados por novas regras, ainda á dias ouve uma chacina aos meros por parte dos profissionais foram ate ao ultimo e depois andam a fazer queixinhas ao diretor das pescas que não á peixe.