terça-feira, 16 de junho de 2015

Novo limite diário para apanha de lapas

O limite máximo de apanha de lapa brava e mansa nos Açores para fins comerciais passa a ser de "80 kg por apanhador" por dia, segundo portaria publicada ontem.

Nos Açores existem duas espécies de lapas, a ‘patella aspera’ e a ‘patella candei’, mais conhecidas por lapa-brava e lapa-mansa, que só existem nas ilhas da Macaronésia.

A portaria publicada no Jornal Oficial da Região justifica que "a criação de máximos de captura [de lapas] com a fixação de quotas de pesca por apanhador" constitui "uma ferramenta de gestão para a garantia da sustentabilidade” do ponto de vista ambiental, económico e social.

“É necessário criar bases para a rentabilização da comercialização da espécie por forma a permitir um rendimento elevado a longo prazo”, refere a portaria do Governo Regional.

Segundo o documento, estas medidas passam “não só pelo respeito pelo período de reprodução da espécie, com a criação de períodos de defeso, mas também por ajustar a apanha às dinâmicas do mercado, balizando o máximo de quantidades de apanha diárias, por forma a garantir um valor comercial equilibrado, garantindo o rendimento dos apanhadores”.

As lapas são um dos petiscos mais apreciados nos Açores, existindo várias receitas para a sua preparação.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Leis e mais leis apenas para constar, uma vez que ninguém as faz respeitar.

Anónimo disse...

antigamente quem ia ao calhau apanhar lapas e erva do calhau pela falta de trabalho que havia era o sustento da familia e até aqueles que vendiam para comprar aquilo que a terra não dava como o açucar o café o oleo fula que não havia outro eram tempos de miséria, e agora vamos no mesmo caminho que nunca pensei que volta-se para trás como estamos, e querem aplicar leis apanha das lapas. haja paciencia com tantas leis mas ainda não fizeram leis em cortar nos ordenados dos deputados fazelos ir para o trabalho á sua custa e fazer uma grande redução nos deputados. fazem é leis para aqueles que apanham lapas para seu sustento e para vender a fim de sustentar a familia.

Anónimo disse...

Gostava de saber quantos Kg de lapas posse apanhar por dia, para matar a fome à minha familia.