terça-feira, 2 de junho de 2015

“Qualidade Ouro” para a Fajã Grande

A associação de conservação da natureza Quercus voltou a atribuir classificação "Praia com Qualidade Ouro" à zona balnear da Fajã Grande (Porto Novo).

Esta classificação é atribuída anualmente pela Quercus às praias portuguesas com melhor qualidade da água.
 Este ano foram distinguidas 314 zonas balneares em 90 municípios, entre território continental e insular.

Esta classificação é uma mais-valia para uma zona já conhecida, quer pela sua beleza ímpar quer por ser uma zona balnear muito atrativa. Neste sentido a Câmara Municipal de Lajes das Flores tem tentado, aos poucos, ir dotando aquela área com melhores condições para a prática balnear e de lazer.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.

Para receber a classificação de praia com qualidade ouro, uma zona balnear tem de ter qualidade “excelente” da água nas quatro últimas épocas balneares e também todas as análises do último ano devem passar nos critérios mais apertados da Directiva europeia sobre as águas balneares.

A classificação atribuída pela Quercus privilegia somente a qualidade da água, diferentemente da Bandeira Azul que tem cerca de três dezenas de critérios para a sua atribuição (por exemplo: informação e educação ambiental, equipamentos, segurança e serviços).


Notícia: jornal «Público».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

E Santa Cruz também, nas piscinas :)

Anónimo disse...

Os pantesmas do costume, que passam a vida a desancar e a construir muito pouco, estão calados como ratos.

Anónimo disse...

A zona balnear da fajã a receber não sei é um prémio e medalha, ou outra coisa qualquer, como a zona fechada é a mesma coisa que socrates receber a medadalha de mérito do politico mais sério do pais.

Anónimo disse...

A família Calcinha ainda agora chegou a Fajã Grande e a zona já está classificada de OURO :D Que riqueza foi aí parar!

Anónimo disse...

João Lourenço envia uma nota de esclarecimento a todos os municipes , não sei quem paga o porte, mas tem toda a razão, nada feito, muito dinheiro gasto em pouca cultura com os abutres a sombrevoar o concelho, venda de património, mas o joão tem muito de justificar o dinheiro que ele recebeu (mais de 100 000 euros) a mais de ordenado, e disse só devolve em tribunal, e disse bem o tribunal tem mais para resolver o socrates, e os presidentes de alguns bancos, e muitos outros.

Anónimo disse...

A zona foi classificada de ouro o motivo foi o dia da autonomia as sopas e o vinho especial comprado pela assembleia, bebem todos do mesmo copo,PS,PSD, só que a opinião dos Lajenses ( Lajes das Flores) não é igual, 15 dias todos os trabalhadores,camioneta e carrinha da Camara na Fajã, uma coisa é certa não pagaram horas extra mas deram dias de foga, custos não controlados, com tudo as estradas das Lajes e restantes freguesias das Lajes estam com ervas nas valetas, a praia toda suja papeleiras cheia de lixo, a ponte da calheta por acabar, o bar do trancador uma miséria, faz me lembrar as mesas com toalhas de renda um altar, o bota fumo com o lixo que tinha, havia muitos mais clientes.

Anónimo disse...

O motorista de pesados (Marido da Vereadora)ainda de atestado as sopas de espirito santo parece que foi boas a maria do Espirito Santo com o mesmo tinham que serem boas, estam a preparar o caldo peixe, mas não há peixe o mordono não pode ir ao peixe porque está de atestado, os outros pescadores da fazenda dizem ir ao peixe para fazer caldo para os convidados fora da freguesia já foi.

Anónimo disse...

Parece que os Serviços Desenvolvimento Agrario põe a concurso vagas para funcionário do PS,Filho da Vereadora,PS, genro da Valentina PS, marido da srª do Matadouro,PS,simpatizante de Luis e outros, transparencia... ou estou enganado,será que a falta de emprego é só PS.ou, estarei certo, estarei, confuso, ou sou mau de lingua...

Anónimo disse...

Tem toda a razão esse comentário o Engº novo não me lembro do nome de s.Cruz na visita de Carlos César já andava com ele, o da Sata tambem, os 2 deputados, só faltarava o Chefe dos Serviços Desenvolvimento e o do Ambiente, parece que tem os dias contados.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa Paulo Rosa já está nas freguesias, as Flores só elege três deputados, ou emprega-se jovens do PS, ou perdem um deputado, ou ainda o Bruno Belo poê as barbas de molhe,

Anónimo disse...

Falta um mês e dez dias para a Festa do Emigrante está-se a fazer outra vez obras no Palco um 2º patamar vai haver artistas de 1º patamar e artistas de 2º. mas uma coisa é certa dinheiro não falta...

Anónimo disse...

Podem dizer mal do PS, da Festa do Emigrante, da Camara,dos empregos do PS de tudo mas a iluminação da Festa nas entradas da Festa vai ficar muita bonita, as saidas é que eu duvidas ?

Anónimo disse...

Pois dinheiro não falta mas é para gastar em coisas que não fazem falta nenhuma, ou seja gastar mal gasto, porque fazer alguma coisa que gere empregos no Concelho das Lajes, isto ninguém pensa.Assim não passamos do mesmo ou seja nada.

Anónimo disse...

não fales mal da nossa Camara é preciso investir dinheiro em publicidade, em cultura, desporto, e outros enventos sem nome para no futuro ter o proveito, exºo navio vem na próxima semana fica 3 ou 4 dias, 1ª investimento vem cheio de passageiros ou quase nenhum( Tràs lixo a custo 0, leva agua a custo 0), publicidade da Ilha 0, A Festa do emigrante vem no sabado e vai no domingo, mas deixa o lixo das ilhas todas e leva a agua para as outras ilhas a custo 0, investimento e publicidade a custo 0, a ilha sempre foi uma acolhedora da misericórdia.

Anónimo disse...

Ontem fui à calheta para ir tomar um banho como vou muitas vezes durante o ano cheguei lá reparei, acesso, pela ribeira só alpinista , areira ou terra ou canas e madeira muita, a população da Fajã teêm razão Zona de ouro é aqui. investimento já não sei aonde...

Anónimo disse...

Realmente nesta camara só se pensa em desporto, cultura e mais cultura, só festas e nós a assistirmos a isto tudo.Já estamos fartos e cansados de ver fazer tanta asneira, será que os (nossos) políticos não sabem fazer mais nada.São muito fracos.

Anónimo disse...

há quem fala da iluminação da festa do emigrante pois vou dar uma opinião esta iluminação já está ultrapassada precisa urgente nova e que atravesse a rua igual como aqueles que se veem nas festas de são joão em angra.

Anónimo disse...

As leis da autoridades maritimas estão muita mal feitas não se pode apanhar cachaloto, mas esse animal destruiu um barco de passageiro, já não vem as Flores, vão para a p.r.a em dar essas desculpas seja transparentes a população das Flores,não merece .não é viavel tudo bem.

Anónimo disse...

A proxima vez que o barco de passageiros vier às Flores não sei quando, cuidado no Porto das Lajes (Flores) há muitas aguas vivas, e cicharo.