terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Águas balneares em consulta pública

Tal como acontece todos os anos, encontra-se em consulta pública até dia 31 de Janeiro a lista das Águas Balneares a identificar em 2016 nos Açores.

Esta consulta pública tem como objectivo permitir que os cidadãos se manifestem sobre a proposta de águas balneares, expressando as suas opiniões, sugestões, queixas e comentários.

O director regional dos Assuntos do Mar salientou que a identificação de águas balneares constitui "uma garantia de qualidade destas águas perante a Comissão Europeia".

Nesse sentido, Filipe Porteiro frisou que a inclusão de novas águas balneares nesta lista deve pautar-se por "um compromisso sólido e consistente de manutenção de condições de usufruto das mesmas ao longo dos anos", para assegurar a confiança e garantir a saúde e a segurança dos banhistas: "A qualidade das águas balneares é importante não apenas sob o ponto de vista da saúde pública, mas também porque funciona como um indicador de qualidade ambiental, permitindo o desenvolvimento turístico sustentável”, afirmou.

O director regional dos Assuntos do Mar frisou, no entanto, que “a não identificação de determinadas águas balneares não significa que a sua água não reúne qualidade para a prática balnear”, acrescentando que “significa apenas que as entidades gestoras não desencadearam os procedimentos necessários e previstos na legislação”.


Notícia: «Jornal Diário», «Tribuna das Ilhas» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: