Fecho temporário de trilhos pedestres
O Inverno muito rigoroso que este ano se faz sentir nos Açores provocou danos na rede regional de trilhos pedestres, determinando o encerramento temporário de 13 percursos nas ilhas das Flores, São Miguel e São Jorge.

Nalguns casos é preciso aguardar alguma estabilização dos solos para avançar de “forma segura com as intervenções”, no entanto João Bettencourt disse que noutros percursos “já estão a ser realizadas pequenas limpezas”.
A rede regional de trilhos pedestres conta atualmente com cerca de 80 percursos homologados, estendendo-se por mais de 715 quilómetros de caminhos nas nove ilhas.
Recentemente foram criadas rotas, com o objetivo de fazer uma interligação entre trilhos já existentes. Para o estatuto de grande rota é necessário que o trilho tenha uma extensão superior a 30 quilómetros, estando já homologadas a grande rota do Faial, de Santa Maria, de São Jorge e Graciosa e “está para aprovação a grande rota da ilha das Flores”.
Segundo disse João Bettencourt, “50% ou mais dos turistas que visitam os Açores têm contacto com os trilhos açorianos”, pelo que se trata de um cartaz turístico de “altíssima qualidade”.
Para a associação ecológica Amigos dos Açores há que recuperar “o mais rápido possível” estes trilhos afetados pelo mau tempo, porque a atividade de pedestrianismo, praticada durante o ano todo, permite dinamizar economia local de espaços rurais, através da restauração e comércio.
A manutenção da rede regional de trilhos está divida entre dois departamentos governamentais. Por um lado, a Direção regional do Ambiente, no que diz respeito à manutenção de todos os trilhos em áreas protegidas e ainda a Direção regional do Turismo para os percursos que não passam em áreas protegidas.
Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!
Sem comentários:
Enviar um comentário