Transformar cana-roca dando-lhe valor
O projecto Fibrenamics Azores vai transformar a fibra de cana-roca em produtos de alto valor acrescentado.

Em entrevista ao jornal «Correio dos Açores», Raul Fangueiro, responsável máximo pelo projecto, refere que “a Fibrenamics Azores tem como objectivo promover projectos de investigação e desenvolvimento, valorizando o tecido empresarial açoriano, os recursos endémicos açorianos, catapultando assim os Açores como zona científica internacional de excelência para a inovação e desenvolvimento de materiais e produtos com base em fibras”. A conteira será a base do primeiro grande projecto, de forma a transformar esta planta invasora num produto de valor acrescentado.
O projecto Fibrenamics Azores passa pela implementação de um Centro de Investigação em Materiais Avançados, com sede nos Açores. Já foram iniciados os trabalhos com a Universidade dos Açores, no sentido de valorizar e potenciar a fibra de conteira. Este é um projecto que irá permitir transformar esta fibra em produtos de alto valor acrescentado.
No que se refere aos projectos âncora do Centro de Investigação em Materiais Avançados, estes focam-se em três áreas distintas. Na exploração de fibras naturais existentes na Região, permitindo assim a sua extracção, tratamento e valorização. Na valorização de resíduos, sejam eles de origem mineral, vegetal, polimérica ou metálica, transformando-os em produtos de alto valor acrescentado em setores também eles diferenciadores. Por fim será dada particular importância à exploração do basalto, em abundância na Região, no sentido de efectuar a sua transformação em materiais fibrosos. Estes serão utilizados como matéria-prima para o desenvolvimento de várias sub-áreas de tecido económico.
Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!
7 comentários:
A ter sucesso este projeto vai fazer milionários na ilha das Flores.
Dei-em a volta à Ilha que há muita para arrancar e é um tal fazer dinheiro e um bom emprego, no meu tempo eu carreguei bastante no Inverno mas era para o gado comer no palheiro.
E agora o lajedo vai ser só bombar
Mas que excelente notícia|...
É claro que isso não será assim de um momento para o outro e de qualquer maneira. Além do desenvolvimento do projecto e obtenção de produtos, haverá que desenvolver-se a sua necessidade,procura e utilização.
Mas de qualquer maneira, é uma esperança muito grande.
Isto leva-nos a reflectir sobre o que se faz hoje em ciência, e a velocidade com que isso acontece. Ainda há poucos anos,se tentava controlar o crescimento das áreas ocupadas por esta invasora,utilizando produtos (creio que pesticidas)provavelmente nocivos para o ambiente,e agora, veja-se; a planta até é uma mais valia!.
São coisas como esta que nos devem levar a ter esperança num mundo melhor. Alvim Toffler, em "A terceira vaga", diz exactamente isso. Que por baixo de toda esta confusão e mesmo conflito em que vivemos,está a nascer um mundo maravilhoso.
A "cana roca", que tantas costas derreou, ligada a Toffler e ao nascimento de um mundo maravilhoso.
Quem diria ....
Porque não?!
www.conteiraamiga.com
Enviar um comentário