domingo, 9 de outubro de 2016

Jornadas de pastoral familiar nas Flores

Encontro serviu para escolher o casal de ligação entre a Ouvidoria e o Serviço Diocesano da pastoral familiar.

Terminaram no fim-de-semana passado, as jornadas de pastoral familiar na Ouvidoria da ilha das Flores que tiveram como tema base “Em Cristo com Maria vamos construir famílias solidárias”, partindo do tema do programa diocesano de pastoral familiar para 2016 e 2017.

Estas jornadas contaram com a participação do cónego José Constância (responsável diocesano da pastoral familiar), tendo permitido também a escolha de Eduardo e Paula Freitas como casal de ligação da Ouvidoria, bem como dos diversos casais responsáveis em cada uma das paróquias da ilha das Flores.

No dia inicial das jornadas realizou-se um encontro nas Lajes com a recentemente nomeada equipa de pastoral familiar da ilha das Flores, constituída por um casal de cada paróquia da Ouvidoria, à exceção da paróquia dos Cedros, contando com um total de 21 elementos, sendo coordenada pelo padre Rúben Medeiros Sousa, ouvidor eclesiástico da ilha das Flores.

Este primeiro dia serviu para constituir uma equipa de pastoral familiar na Ouvidoria que nos próximos anos tenha a função de ajudar a pensar e acompanhar este sector da Pastoral, programando e executando algumas actividades e iniciativas ao longo do ano.

Neste encontro o cónego José Constância explicou a função do casal responsável da pastoral familiar na paróquia e da recém criada equipa de pastoral familiar de Ouvidoria, “encorajando a equipa a ter um olhar sobre a realidade das famílias florentinas, ajudando a encontrar soluções para os problemas do nosso tempo”.

Atualmente a ilha das Flores está servida por quatro sacerdotes e um diácono.


Notícia: portal «Igreja Açores».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: