Na ilha das Flores as lixeiras a céu aberto vão ser proximamente substituídas por dois Centros de Processamento e de Valorização Orgânica por Compostagem, cuja construção deverá orçar em 2,2 milhões de euros.
As
duas lixeiras a céu aberto ainda existentes na ilha das Flores, da responsabilidade das Câmaras Municipais [de Santa Cruz e das Lajes], vão ser proximamente substituídas por dois Centros de Processamento e de
Valorização Orgânica por
Compostagem.
A apresentação do estudo prévio de concepção, engenharia e arquitectura destes dois Centros, cuja
construção deverá orçar em 2,2 milhões de euros, teve lugar [na passada] terça-feira [anteontem] no Salão Nobre da Câmara Municipal das Lajes.
O projecto tem como objectivo
dotar a ilha das Flores das infraestruturas necessárias para corresponder ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos dos Açores (SIGRA).
Segundo foi referido na ocasião,
a solução para os resíduos da mais ocidental das ilhas açorianas vai passar pela instalação de um Centro de Processamento/Ecocentro e de um Centro de Valorização Orgânica por Compostagem, os quais serão integrados numa área com todas as infraestruturas de apoio complementares necessários.
O
Centro de Processamento destina-se à recepção, acondicionamento, armazenamento temporário, compactação e transferência de materiais recicláveis, resíduos industriais perigosos (RIP) e resíduos especiais (RE) para posterior transporte directo para o Centro de Processamento (RIP e RE), Centro de Triagem (Resíduos Industriais não Perigosos – RInP e Resíduos Sólidos Urbanos – RSU indiferenciados e recicláveis) e para Unidades de Reciclagem no Continente (vidro, metais ferrosos e madeiras).
O
Centro de Valorização Orgânica por Compostagem simplificada destinar-se-á, por sua vez, à recepção dos RSU indiferenciados e RInP, processamento para recolha da fracção orgânica com vista à sua valorização em composto e à recepção de material lenhoso (resíduos florestais) e sua trituração com vista à produção de material para a compostagem.
Tal como já havia prometido anteriormente, o
Governo Regional custeará o projecto agora apresentado e a construção daqueles dois Centros, cedendo, igualmente, o espaço para a instalação desta infraestrutura na vila das Lajes.
Em
contrapartida, os dois municípios da ilha assumem a responsabilidade de encerrarem as lixeiras que possuem e de implementarem a recolha selectiva com vista ao cumprimento do SIGRA e das directivas comunitárias.
Notícia: «Jornal Diário» e «Açores.net».Saudações florentinas!!