quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Açores, terra de paz: Sócrates mentiu?!

O primeiro-ministro português, José Sócrates, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, autorizaram que o território nacional fosse sobrevoado por aviões norte-americanos com prisioneiros repatriados da prisão de Guantánamo, e a utilização da base aérea dos Açores nestas operações, revela o [diário espanhol] «El Pais».

Notícia: jornal «Público».

O diário espanhol cita diversos telegramas diplomáticos enviados pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa ao Departamento do Estado, que constam dos 251 mil documentos filtrados pela organização WikiLeaks, sublinhando que esta autorização nunca foi publicamente reconhecida pelas autoridades portuguesas.

“Sócrates aceitou permitir o repatriamento de combatentes inimigos de Guantánamo através da base das Lajes, escreve em telegrama de 7 de Setembro de 2007 o chefe da representação diplomática dos EUA em Lisboa, Alfred Hoffman.

“Foi uma decisão difícil devido às críticas constantes dos meios de comunicação portugueses e de elementos esquerdistas do seu próprio partido à actuação do Governo na controvérsia dos voos da CIA”, explica o diplomata [americano].


Notícia: jornal «Público».

4 comentários:

Anónimo disse...

A cimeira das Lajes, onde se preparou uma declaração de guerra ao Iraque, puseram irremediavelmente em causa os Açores como terra de paz.
Era poder em Lisboa o PPD/PSD e primeiro ministro Durão Barroso.

Anónimo disse...

Não sei porque dizem que os açores são autonomos? Quem manda afinal é a republica e a união europeita?

Anónimo disse...

Somos governados por um fantoche de nome Carlos Cesar!!! A culpa é vossa, somente vossa! Cada vez gosto mais do Salazar, há homens com h grande! Existem outro que só servem para ocupar espaço!!!

luis disse...

Para o anónimo de 18 de Dezembro das 07:50: Se esse filho de p.... do salazar fosse vivo, tu nem podias ladrar, talvez nem tivesses um computador.