segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Açores são terra de paz, não podemos ser cúmplices de acções de tortura!!!

Os Açores foram usados pelo menos uma vez como escala de um voo da CIA que transportava um preso de Guantánamo - no caso para a cidade do Cairo [Egipto] - segundo um relatório do Ministério da Defesa espanhol.

Dados do relatório - preparado pelo ministério da Defesa espanhol para a Audiência Nacional em Madrid e que inclui detalhes sobre o uso de bases espanholas para aviões que transportavam presos de ou para Guantánamo - são divulgados hoje pelo jornal [espanhol] «El País».

Entre as 13 escalas em bases [militares] espanholas e os 13 sobrevoos usando o espaço aéreo espanhol, o relatório dá conta de um voo, a 30 de Setembro [de 2005], que passou duas vezes pelos Açores, numa viagem de ida e volta entre Guantánamo e o Cairo [capital do Egipto].

Trata-se do avião modelo C-20 (idêntico aos normalmente usados pela CIA [na foto acima]), com a matrícula REACHQ1 que terá feito escala nos Açores, antes de viajar para o Cairo, regressando depois com escala em Palma de Maiorca e passando novamente pelo arquipélago português.

Segundo o [diário espanhol] «El País», o relatório refere que esse voo transportava um preso sujeito a um processo de extradição, cuja identidade não é relevada nos documentos do Governo espanhol.

Para justificar o uso das bases [militares] espanholas, e ainda segundo o relatório, o Governo norte-americano alegou como motivo o "fornecimento de apoio logístico". Espanha nunca inspeccionou nenhum dos aviões, nem questionou quem viajava a bordo, tendo os aviões usado Espanha com base num convénio bilateral entre os dois países.

A informação contida no relatório hoje divulgado contradiz informação difundida pelo Pentágono depois do escândalo dos voos da CIA ser conhecido publicamente. Na altura, o Pentágono garantiu ao Ministério da Defesa espanhol que nenhum dos aviões que fizeram escala em bases [militares espanholas] tinha violado o previsto no convénio bilateral, ou seja não levavam prisioneiros.

Notícia: Sapo Notícias / Agência Lusa, «Açoriano Oriental», Notícias.RTP.pt, rádio TSF, revista «Visão», «Portugal Diário», «Jornal de Notícias» e «Diário Digital». Leia-se também um anterior texto: «Açores vão tornar-se campo de treino militar aéreo norte-americano???!!».

2 comentários:

HARDLINKone disse...

HARDLINKone
Denis C. Almeida
disse:

Aquando o acordo na Base Aéria das Lajes, Terceira, Açores, acerca do ataque ao Iraque, entre os espertalhões e cúmplices: George W.Bush, EUA, José M.Arnaz, Espanha-Durão Barroso, Portugal, e Tony Blair,Inglaterra, esses negócios de concordância, deveriam ter sido feitos dentro dum porta-aviões americano, no meio do mar, rente aos EUA.
Nunca deveria ter sido nos Açores. O sr. Durão Barroso, quando lhe fizeram tal proposta, deveria ter dito a quem teve tal idea, que o fizessem em terreno pertencente ao assaltante, em vez de incriminar os Açores.
Agora, com tanta gente morta, pelo maldito do acordo, o qual,foi a cause para matarem e esfolarem, os abusadores do acto, não sentem pojo de (urinar na mesma ilha, depois de haverem defecado lá. Isto, parece incivil mas, quando a razão determina os nossos sentimentos, não podemos usar clemência em palavras. Refiro-me aos prisioneiros volantes para, ou, da tortura, que passam pelos Açores

Como o fizeram, Deus nos valha, se um dia a quadrilha suportável do 9/11 lhes der pela cabeça de recuarem em pensamento, lembrando-se que, a armadilha americana foi urdida nos Açores e vingarem-se. Oxalá que não.
Por exemplo: Tentem recordar outras represálias, vinganças a nações.
Não nos fiaremos que:os americanos na Terceira nos defendem. Em casa de gatos há sempre ratos. Dizem em inglês: "cats away, mouse can play"

Como é óbvio, agora, os Açores, mesmo inocentes, são parte da cumplicidade na evasão do Iraque, ficando ainda por cima, cometidos e submetidos a toda a sorte de tráfico aéreo e abuso das nações envolvidas no acto mais sujo e violento dos EUA, na era actual, aliás, entraram em guerra com e em desacordo do chefe das Nações Unidas.

Se, o Governo Regional dos Açores, tivesse (aquilo) que Deus deu a Adão, 'para Eva ter filhos' as embalagens de prisioneiros de tortura, jamais passariam pelos Açores. Por vezes, dá-nos a impressão que, os nossos mandistas são de nariz castanho...
Somos pobres e abusados.
Se o GWB, foi quem sugeriu a tal (embuscada) tomando consigo o outro, de nariz acastanhado, Tony Blair, e o o (kiss rear-ends) do espanhol, sem dúvida, o maior maior (trouble maker)e responsável foi o vaqueiro do Texas, seguido pelos três aselhas
do folcloro da guerra.
Portanto, não é de admirar, que eles agora queiram usar o mar dos Açores para treino de guerra.

Fiquei exausto de malhar nesse assunto por cá quando escrevia para o Jornal Nove Ilhas, mas nada adiantou. Agora quem sou eu para suspender qualquer idea a um criminoso?..
Finalmente, não há outra solução senão: virar-lhes o (!) deixai-os...Estou irado!..
Fecho o assunto, com o velho ditado:
"quem tem c/u tem medo"

Anónimo disse...

Cada vez que se fala na passagem pelos Açores dos prisioneiros clandestinos ou se refere a necessidade de alterar o mísero acordo das Lajes, os americanos despedem mais meia duzia de trabalhadores terceirenses sob acusação de quebra de sigilo... Qualquer dia prendem-nos por espionagem.