quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Recolha selectiva de resíduos nas Flores

No Verão de 2011 o Centro de Tratamento e Valorização de Resíduos das Flores vai estar pronto para receber as diversas tipologias de lixo produzido na ilha.

Para que possam ser valorizados, é necessário que os resíduos cheguem ao Centro de Tratamento em boas condições e para isso é essencial promover a sua separação na origem, bem como a sua recolha selectiva.

Nesse contexto, técnicos da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar reuniram recentemente com autarcas dos municípios florentinos para debater as melhores soluções para recolha selectiva de resíduos na ilha das Flores.

Foi explicado que é importante que as embalagens sejam recolhidas separadamente por fileira, isto é: vidro, plástico, metal e papel/cartão. Estes resíduos serão depois enviados para reciclagem. Também os pneus, sucata, monstros, óleos minerais, entre outros, podem ser entregues no Centro de Resíduos, onde serão armazenados separadamente para depois serem exportados.

Só os resíduos orgânicos e verdes podem ser valorizados na ilha das Flores, através da sua compostagem. Para a produção de composto de qualidade que possa ser utilizado para melhorar a qualidade do solo e a produção agrícola, é fundamental que os resíduos utilizados não estejam contaminados.

Para a separação dos resíduos no local da sua produção é necessária a colaboração de todos: cidadãos, empresas e entidades da administração pública regional e local, foi realçado no encontro. Mais informação sobre prevenção e gestão de resíduos está disponível em www.residuos-azores.org.


Notícia: jornal «Correio do Norte» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente o problema dos resíduos e das suas consequências no meio ambiente irá ser solucionado (pelo menos esperemos), pois numa ilha tão bonita não se admite que ainda exista lixeiras a céu aberto, dado os seus inconvenientes na saúde publica, bem como em todos os ecossistemas circundantes. O problema existente será, certamente, o da sensibilização da população, dado que, com o envelhecimento existente irá ser difícil uma separação correcta e sem contaminação. A melhor solução seria a de instalar um sistema de Tratamento Mecânico Biológico de forma a permitir uma melhor separação. Se bem que o que já vai ser feito já é muito bom comparado com o que é feito agora!

Anónimo disse...

Gosto muito do frase "irá ser solucionado" do anónimo das 18h:38, eu também espero que seja desta vez que ambas a lixeiras sejam encerradas nesta ilha. Mas permita-me dizer-lhe que já exista mais uma lixeira a céu aberto no concelho de Santa Cruz, você tem conheceimento? Vou-lhe dar as coordenadas para verificar com os seus próprios olhos : Vales, propriétario Camara Municipal de Santa Cruz das Flores. Vou-lhe ainda informar que a famosa rede de saneamento básico de Santa Cruz, construida com apoios da união europeita e dos contribuintes deste pais, corre directamente para o mar sem que haja nenhum tipo de tratamento. Vossa Exa pode verificar com os seus próprios olhos no Porto Velho em Santa Cruz das Flores, o propriétario é o mesmo, Camara Municipal de Santa Cruz das Flores.
Eu fico com duvidas se o problema algum dia vai ser resolvido pois enquanto estes incompetentes, incapazes ... tiverem no poder, os crimes ambientais continuaram a existir na ilha das Flores.
O povo das Flores não gosta da sua ilha pois se gostasem já tinham exportado estes corruptos da ilha para fora!

Anónimo disse...

como não foi feito o porto lá deixa correr á vontade é para o mar e deve haver umas lapinhas bem gordas por lá e uns peichinhos gordinhos pega na cana e toca a pescar.

Anónimo disse...

finalmente que este anónimo atinou em perceber que se estava a fazer uma grande obra nas lajes para esse fim.