terça-feira, 17 de maio de 2011

Cabo de fibra óptica "chega amanhã" às ocidentais ilhas das Flores e do Corvo

O contrato para a ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo será assinado amanhã nos Açores, mais de uma década depois deste projecto ter sido referido pela primeira vez.

O cabo de fibra óptica que liga a Europa aos Açores passa actualmente por sete das nove ilhas do arquipélago, tendo a extensão às duas ilhas do Grupo Ocidental sido referida pela primeira vez pelo presidente do Governo Regional em Fevereiro de 1998.

Quarta-feira [amanhã], quase um ano depois de o Governo da República ter adjudicado o projecto, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, desloca-se às Flores para, juntamente com o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, assistir à cerimónia de assinatura do contrato de instalação das redes de nova geração e do cabo de fibra óptica de interligação das ilhas das Flores e do Corvo a todo o arquipélago e ao continente.

No total, o projecto envolve um investimento de cerca de 20 milhões de euros, a maior parte dos quais será proveniente de financiamento público com recurso a fundos comunitários. O contrato, além da ligação das ilhas das Flores e do Corvo ao cabo de fibra óptica, também dotará de redes de alta velocidade os concelhos açorianos onde não existe oferta de serviços em concorrência, garantindo uma cobertura de, pelo menos, 50% da população de cada um desses concelhos.

A cerimónia prevê, ainda, a apresentação, pelo secretário regional do Ambiente, do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRAA), que prevê sete centros de processamento (Santa Maria, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo), dois centros de valorização de resíduos (Terceira e São Miguel) e uma estação reversível por bombeamento (São Miguel).


Notícia: «Jornal de Notícias» e rádio Atlântida.
De notar que, entretanto, o primeiro-ministro José Sócrates cancelou a sua visita à ilha das Flores para a assinatura destes protocolos.

Saudações florentinas!!

16 comentários:

Anónimo disse...

Na altura do primeiro de Abril ouve alguem por brincadeira que falou no Cabo de Fibra e eu afirmei no dia seguinte que o Cabo chegava às Flores e Corvo este Verão, agora com assinatura amanhã já veem que eu estava a falar a verdade.

Anónimo disse...

E a Fibra entra no Porto das Lajes, e mais não digo.

Anónimo disse...

Será desta que a P.T. nos vai ligar á Europa pelo Cabo de Fibra.

Anónimo disse...

Uma grande e boa noticia...
Resta saber em que data vai ser mesmo uma realidade a entrada em funcionamento da fibra óptica, mas este é um passo muito importante...quer dizer que o Governo central (com os fundos comunitários) vai mesmo pagar.
Esperemos pelo comunicado....

Anónimo disse...

Esta do Verão acabar está a funcionar. E mais não digo.

Anónimo disse...

Pode ser que o cabo entre no porto das lajes, depois de passar na central da PT em santa cruz!!! ahahah

Anónimo disse...

O santo desconfia???

Anónimo disse...

ve-se logo que há pessoas que não percebem nada sobre o cabo e dizem que pode ser que entre no porto das lajes mas tem que passar primeiro na central de santa cruz. então tambem não há uma central nas lajes da P.T. por trás dos correios ou pensa que só há esta em santa cruz. qunto ao cabo santa cruz já alguns anos que está ligadas ás lajes pelo cabo de fibra. se o senhor ou senhora das 16.47 precisar de mais alguns esclarecimentos estou desponivel.

Imparcial disse...

Tanta babuzeira... Não vale a pena fazer mais guerrilha porque Santa Cruz já está dotada da infraestrutura que irá receber a dita fibra optica. Esta entrará pelo cais do Boqueirão.

Anónimo disse...

E as Lages será que es´~ao preparadas para receber o cabo e as comunicações de 3ª geração?
Santa Cruz já está!!! Só mais 11 concelhos o estão!!
E esta ein!!!!??? Já dizia o Pessa.

Anónimo disse...

É verdade tanta baboseira, e a começar pelas tuas que falas e não sabes o que dizes.Algum dia em Santa Cruz tem condiçoes da entrada de um Cabo de Fibra que custa milhões de euros, mete isto na tua cabeça que a P.T. vai escolher o melhor lugar e este muito provavél o Porto Comercial das Flores. Mete na tua cabeça que este não é o cabo de fibra igual aquele que liga entra Lajes e Santa Cruz.

Imparcial disse...

Sem comentários, anónimo das 9:27. Não comentei custos mas sim infraestruturas.

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 15,38 informo. Pelo conhecimente que tenho sobre esta matéria, a Central Digital das Lajes das Flores tem todas as condições de receber o cabo de Fibra Óptica, mais quero dizer que não vale a pena fazer um bicho de sete cabeças sobre as novas Gerações. Este pequenos aparelhos são montados na respectiva estação Digital que vai trazer TV,Internet, Telecomunicações,e a tão falada Terceira Geração. Assina O sempre atento ao modernismo.

Anónimo disse...

olha que à gente intiligente nas flores sobre telecomunicações.

Anónimo disse...

Isto é facil de perceber . O cabo entra de certeza em Santa Cruz uma vez que a estacao está muito perto do mar , depois no futuro e com a extinção do concelho das Lages a ligação para lá é feita no cabo de fibra optica que já existe a ligar os dois concelhos. Isso é ponto assente

Anónimo disse...

para mim quem escreveu aquele artigo no dia 21 de maio ás 12,42 é muito provavel que seja florentino mas de certeza que não deve viver cá na ilha já que os de cá só dizem asneiras por não terem conhecimento do que dizem.