terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nada impede a extensão do anel da fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo

O Governo Regional dos Açores assegurou [hoje] que, depois do visto do Tribunal de Contas, “não há nenhum constrangimento” que impeça o arranque das obras de extensão do cabo [submarino] de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

“Não há mais nenhum constrangimento burocrático ou financeiro para que a obra não se inicie a curto prazo”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, acrescentando esperar que os trabalhos estejam “em execução no início do próximo ano”.

José Contente, que falava aos jornalistas depois de ter sido conhecido o visto do Tribunal de Contas, frisou que “estão reunidas as condições para que se inicie a instalação do cabo [submarino] de fibra óptica e para que se concretize o projecto das Redes de Nova Geração”, que vai abranger 12 dos 19 concelhos dos Açores.

Os contratos relativos a estes dois investimentos, num montante global de 20 milhões de euros - oito milhões de euros para a instalação do cabo de fibra óptica e 12 milhões para as Redes de Nova Geração -, foram assinados a 18 de Março numa cerimónia realizada na ilha das Flores.

Para o Executivo [regional] açoriano, a ligação da fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo, as duas únicas ilhas do arquipélago que ainda não estão ligadas a este cabo, é “fundamental para a garantia da coesão territorial e do acesso de todos os açorianos em condições de igualdade à sociedade da informação e do conhecimento”.

Por outro lado, o projecto das Redes de Nova Geração permitirá “dar um novo impulso de desenvolvimento à economia regional através das potencialidades criadas com as ligações de alta velocidade”.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
De notar, no entanto, que as redes de Terceira Geração Móvel (vulgo, 3G) prometem velocidades que tardam em chegar... aos Açores! Na Região a etapa anterior (Segunda Geração Móvel) funcionou sempre muito longe dos patamares de conectividade anunciados, o que levanta algumas dúvidas sobre o investimento actual.

Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Os florentinos são mesmo uns burros, pagam a factura de uma internet que não funciona como deve ser e não reclamam!? Vocês conhecem a página da provedoria de justiça? Façam reclamações pois é para isso que este senhor existe! Vocês andam a a perder dinheiro inutilmente e enchendo os bolsos à portugal telecom, esta é que é esta! A esta velocidade vocês não chegam a lugar nenhum, nem tiram partido do serviço que pagam, ou seja, estão a ser roubados por um serviço e um pacote que não existe! Ainda bem que tive oportunidade de sair das Flores, acho que já tinha dado um tiro nos cornos se continua-se aí! A ignorancia têm limites!

Anónimo disse...

Anónimo das 17:20,tens perfeitamente razão, e sou um destes burros.Mas as vezes as coisas não são tão simples como parecem,não sabes se foram ou não feitas as ditas reclamações, e sair da ilha não resolve nada, muito menos se consideras isso como uma "oportunidade" .

Anónimo disse...

Meus amigos eu leu no titulo que nada impede a extensão do anel. Eu sei que que há varias coisas que ainda impedem. Primeiro para passar o cabo é preciso o mar estar muito bom segundo não acredito que seja este ano terceiro é muito provavel no verão que vem e quarto ainda falta saber qual é a companhia estrangeira que vai passar o cabo e fazer as respectivas ligações. Saudações de um Florentino Ausente.

Anónimo disse...

Florentino Ausente, não vejo nenhum impedimento nem relevância nos pontos levantados.

Anónimo disse...

Burros oportunistas são os politicos
das flores é uma vergonha

Anónimo disse...

Amigo das 14,13 posso não saber tude mas algumas coisas sei sobre cabo fibra, então axa que se pode passar cabo com o mar bravo, então o amigo já sabe qual é o barco que vai desenrolar bobines de caba da Horta às Flores. Faço votos que ele chega antes do Natal mas não acredito.Um abraço amigo de um Florentino ausente.