segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Proposto novo modelo de transportes marítimos... integrando passageiros

Um novo modelo para o transporte marítimo de passageiros e carga foi proposto por um docente da Escola Náutica Infante D. Henrique, que ligaria por mar o nosso arquipélago à Madeira e ao Continente.

A ideia está testada, e a funcionar com êxito, numa rota entre o Continente, a Madeira e as Canárias, uma operação desenvolvida pela empresa espanhola Naviera Armas. Para já os Açores ficaram de fora.

Esta possibilidade constitui um novo plano estratégico para o transporte marítimo, defendido por Sousa Coutinho, professor na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique: "Saindo de Portimão, indo ao Funchal, aproveitando o alísio, indo a Ponta Delgada e regressando a Portimão, pode-se pensar em aproveitar as ligações, integrando para além de carga, passageiros. Isto corresponde a uma necessidade do mercado e teria resposta positiva, constata-se que existe uma necessidade deste tipo de serviço".

Este modelo de transporte reforçaria o papel das transportadoras regionais inter-ilhas, a AtlânticoLine e a Transmaçor.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Roy Van Gal disse...

Existe um problema nessa rota circular aproveitando os alisios: É que a maioria da carga que circula entre as duas regiões autónomas é no sentido Açores-Madeira e não Madeira-Açores por isso mesmo a rota contentorizada da Transinsular faz Ponta Delgada-Caniçal e não o inverso. Uma vaca exportada dos Açores para a Madeira ter de dar uma volta enorme até Portimão para depois seguir para a Madeira era no minimo desumano. Para já seria preciso ver que tipo de navio seria utilizado, pois num ferry não sei se será permitido levar trailers ou contentores com gado... Isto só para dar um exemplo.

Anónimo disse...

pelo o que está aqui escrito só vem beneficiar são miguel.

Anónimo disse...

Se certa gente na europa sabe que transportamos gado de barco, em condições indesctitiveis para os animais, nunca mais nos compra nada.

Anónimo disse...

Os habitantes de Monchique, aguardam ligações por submarino ao resto do mundo.
Quando o Paulinho mandar no continente e o Sr. Rosa governar Santa Cruz.