sexta-feira, 30 de março de 2012

Investigadores estão a criar cremes e sabonetes a partir de lamas vulcânicas e pedra-pomes do nosso arquipélago

As lamas vulcânicas e pedra-pomes existentes nos Açores estão na origem de loções, geles e sabonetes esfoliantes, cujas propriedades terapêuticas estão a ser testadas, admitindo os investigadores que estes produtos dermocosméticos possam vir a chegar ao mercado.

"As loções, geles e sabonetes foram criados incorporando recursos geológicos existentes nos Açores, como as lamas termais (barros existentes nas fumarolas) e a pedra-pomes. Estão a ser testados em pessoas para aferir o seu efeito benéfico e o objectivo é criar um produto para ser comercializado", afirmou João Carlos Nunes, director científico do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA).

A criação destes produtos de dermocosmética, numa parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro, integra-se na investigação desenvolvida pelo INOVA no âmbito do projeto TERMAZ - Termalismo, Lamas Termais e Águas Engarrafadas dos Açores, que visa o aproveitamento e valorização dos recursos termais do arquipélago.

"As lamas têm propriedades benéficas para doenças de pele e problemas reumatológicos e a pedra-pomes tem propriedades esfoliantes. O que queremos investigar é o seu efeito terapêutico", afirmou João Carlos Nunes. O director científico do INOVA destacou as mais valias que poderão resultar da sua comercialização, caso alguma empresa se mostre interessada na produção industrial e posterior venda, potenciando o turismo de saúde e bem-estar no arquipélago em associação com as termas existentes nos Açores.


Notícia: RDP Açores, «Açoriano Oriental» e semanário «Sol».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Cá está.
Uma excelente iniciativa que pode trazer mais valias aos Açores.
Uma coisa parece certa: as águas do Carapacho previnem reumatismos, rejuvenescem a pele e trazem mais beleza.
Que o diga a tia Arminda, que nos seus 86 anos, parece ter 50.

Anónimo disse...

Vejo um silencio sobre o cabo fibra óptica para as Flores e Corvo que até parece esquecido o assunto.Quero lembrar que eu e mais alguem só vamos votar quando o cabo estiver a funcionar nas Flores e no Corvo.

Anónimo disse...

Estive a ver o porto das lajes das flores através do climaat e, reparei que o guindastre que lá anda parado alguns meses está em movimento. Será que vão principiar a Marina. Tenho uma promessa que só voltarei a votar no Partido Socialista quando as obras da Marina começarem nas Lajes das Flores.Sou muito crente.

Anónimo disse...

os partidos este ano podem desfolarem-se que não vai haver maiorias.