terça-feira, 13 de março de 2012

Lançamento de nova campanha do PNiF “Um florentino, uma planta endémica”

Encontra-se em desenvolvimento um plano estratégico para a conservação da natureza nos Parque Naturais dos Açores, com o lema “Mais endémicas: plantar o futuro”. Este projecto consiste essencialmente na remoção e combate de invasoras, produção de espécies naturais dos Açores, restauro ecológico de zonas ameaçadas com plantação dessas mesmas espécies e conservação de sementes de espécies em risco em banco de sementes devidamente preparado para o efeito.

Tentando fomentar um movimento de voluntariado no arquipélago designado “Um açoriano, uma planta endémica”, tem-se como objectivo a plantação de uma planta por cada habitante residente nos Açores (num total de cerca de 260 mil), nomeadamente em locais onde flora invasora foi removida nos últimos três anos. Assim, na ilha das Flores, por exemplo, a campanha local terá a designação de “Um florentino, uma planta endémica”, e assim sucessivamente pelas restantes ilhas.

Esta campanha será colocada em prática pelos Parques Naturais de ilha, através do envolvimento da população e colectividades locais. Assim, na ilha das Flores a campanha terá a colaboração da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas através dos Serviços Florestais das Flores e do Corvo.

A primeira acção de voluntariado na ilha das Flores será no próximo dia 17 de Março [sábado], pelas 15 horas, num dos locais mais belos do Parque Natural das Flores [PNiF], a Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé, junto ao miradouro da Lagoa Seca, onde a plantação de endémicas decorrerá com a participação da Câmara Municipal das Lajes e da Associação de Agrícola da ilha das Flores, e com o envolvimento da população local que se queira associar a esta iniciativa.

As acções de voluntariado encontram-se abertas à população em geral, escolas, empresas, serviços públicos, ONG’s, organizações juvenis e a todos quantos queiram juntar-se a este movimento. Basta apenas efectuarem a sua inscrição junto dos serviços do nosso Parque Natural de ilha.


Notícia: "sítio" do Parque Natural da ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

22 comentários:

Anónimo disse...

Parabens!
É asim que se perserva a ilha!!

Anónimo disse...

Cá está.
Uma iniciativa interessante, que para além de englobar os mais velhos, encontra como parceiros priveligiados os nossos jovens, com o envolvimento das escolas.

Certa escumalha maldizente e desprovida de ideias, na mira de conservar lugar na pia pública, já comecou e desdenhar.

Nao há que ter medo dessa gente, porque quem desdenha, .... quer comprar.

Anónimo disse...

Gosto da iniciativa parabêns

Anónimo disse...

parabéns pela iniciativa, é preservando o que é nosso que garantimos um melhor futuro para as gerações vindouras.

Anónimo disse...

bem falava aquele que alguem malandro lhe põs o nome do canaroca já vejo que o homen ou mulher tinha razão em arrancar canaroca.

Anónimo disse...

Boa iniciativa,que haja muitas mais!

Anónimo disse...

O tal da canaroca, tem um futuro brilhante, neste novo enquadramento.

Anónimo disse...

Ao ritmo a que as obras do Sr. Lourenço as destrói, talvez valha a pene estender a campanha aos Açores. E, já agora, como vamos de fiscalização?!

Rui Coutinho

Anónimo disse...

vamos a ver quantos moços novos vão aparecer de foicinho na mão para cortar cana-roca.

Anónimo disse...

o futuro presidente da camara de santa cruz das flores mandou plantar pneus na quinta dos Vales, será que já nasceu frutos???

Ao que chegou a minha ilha...

Anónimo disse...

Esse inhameiro não dá uma certa!

Anónimo disse...

O proximo presidente da câmara de sta cruz chama-se José Carlos, já ganhou e nem precisamos ir a votos pois o povo de santa cruz sofre de amenésia, já nem se lembram do que ele fez ao outro presidente.

Anónimo disse...

mas o josé carlos é do corvo.

Anónimo disse...

este que fala do josé carlos deve ter inveja dele vote é nele e no presidente pereira para deputado.

Anónimo disse...

nem sempre os provérbios populares ajudam, e neste caso muito boa gente lê este assim. "mamão que vota em mamão tem 100 anos de perdão..."

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícias do «Açoriano Oriental» e do «Jornal Diário»: "Acções de erradicação de flora invasora".

A preservação da natureza e da biodiversidade tem sido assegurada pelo Governo Regional dos Açores através da promoção de acções consertadas para a recuperação e gestão dos espaços naturais do arquipélago.

Os planos estratégicos e operacionais PRECEFIAS e “Mais Endémicas - Plantar o Futuro” são dois instrumentos complementares que têm como objectivo comum a melhoria do estado de conservação das espécies e habitats do nosso arquipélago, com influência directa na recuperação da paisagem açoriana.

O PRECEFIAS - Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasoras em Áreas Sensíveis, que visa o controlo dessas espécies em todas as ilhas da Região, tem vindo a ser implementado desde 2004, apresentando-se como pioneiro no que respeita ao planeamento de acções de controlo de 27 espécies exóticas invasoras nas Áreas Protegidas dos Açores.

A erradicação e controlo das espécies invasoras é uma tarefa fundamental e prioritária, mas que só se tornará eficaz se for acompanhada por acções de recuperação e monitorização dos habitats degradados, reintroduzindo as espécies naturais, evitando-se novas invasões.

O plano “Mais Endémicas – Plantar o Futuro” tem como intuito a valorização das espécies da flora e da fauna endémica dos Açores. No caso concreto da flora, pretende-se no âmbito deste projecto, promover a propagação de plantio para recuperação dos habitats após o combate a espécies de flora invasora, bem como inventariação e apuramento do estado de um conjunto de espécies de plantas em vias de extinção.

A Secretaria Regional do Ambiente e
do Mar apela, assim, ao contributo voluntário da população no combate às espécies exóticas, como através de informação ao Parque Natural da sua Ilha, que tomará as providências necessárias para o seu controlo, incluindo a sua inclusão na base de dados da biodiversidade.

Anónimo disse...

O José Carlos para ganhar eleições só a sombra do P S é um pobre diabo sempre soube mamar a sombra de outros é um cara que não tem obra feita.

Anónimo disse...

Qual José Carlos:
O José Carlos do PS?
Ou o José Carlos do PSD?

Achoi que são os dois do Corvo. E de Santa Cruz, não há nada? Forte tristeza .....

Anónimo disse...

os de santa cruz querem é ser deputado dá mais dinheiro e muitas passagens á custa dos contribuintes.

Anónimo disse...

Pela primeira vez vamos ter uma mulher candidata a presidente de câmara em santa cruz Dora Valadão consta-se que o corvino esta fulo.

Anónimo disse...

Candidata a ganhar sem dúvidas...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de uma vídeo-reportagem de José Agostinho Serpa: "Um florentino, Uma planta endémica".

"Um florentino, Uma planta endémica": este é o lema/titulo para uma acção concertada entre várias entidades para levar a cabo um objectivo soberano, plantar uma planta endémica.

Esta acção contou com alguns voluntários que compareceram ao convite para plantar uma planta, nesta caso uma planta endémica. Como as imagens testemunham, foram cerca de 20 pessoas que compareceram e que deram a sua colaboração para a plantação de cerca de 150 plantas, nomeadamente o Sanguinho (Frangula azorica), Pau Branco (Picconia azorica), Folhado (Viburnum. subcordatum) e Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum); devo lembrar que todas estas plantas têm uma história e uma utilidade para a saúde humana, dentro em breve publicarei essa utilidade.

Desde graúdos a miúdos, grande foi o entusiasmo que reinou neste evento. Em "off" uma senhora comentava: "as pessoas só sabem cortar, mas não pensam que por cada planta/árvore que cortam, deveriam plantar uma ou mais, para o bem/equilíbrio da natureza e preservar o futuro vindouro".

Até plantas mais sortudas tiveram direito a nome. Como as imagens atestam foi impressionante/admirável/louvável a ternura/amor/carinho/dedicação que algumas pessoas depositaram/deram a esta "plantação". Não tenho dúvida de que se as plantas tivessem sentimentos que teriam vertido uma lágrima de consolo/felicidade ao serem tocadas/transplantadas com tanto carinho/dedicação. Pude testemunhar/ouvir alguns comentários... o que mais me marcou foi, ao ser plantada a pessoa repetidamente dizer "Sê-de feliz".
Nada melhor, na minha opinião, tem acontecido nos últimos tempos por estas paragens - Terra do Sol Poente.

Resta-me agradecer a todos e em particular ao Sr. Dr. Luís Maciel (director de Serviços do Ambiente de Flores e Corvo) e à Srª. D. Maria José (professora e voluntária na plantação de uma planta endémica), que se prontificaram a dar umas palavras de complemento às imagens.