segunda-feira, 26 de março de 2012

Manter o sinal analógico de televisão enquanto não nos chegar a fibra óptica

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda entregou hoje na Assembleia Legislativa dos Açores um projecto de resolução que pretende recomendar ao Governo Regional a manutenção da difusão do sinal televisivo analógico nas ilhas das Flores e do Corvo, enquanto não se estabelecer [àquelas ilhas] a ligação do cabo de fibra óptica (que possibilita a difusão regular do sinal de Televisão Digital Terrestre) a estas ilhas.

Isto porque, enquanto esta ligação do cabo de fibra óptica não for concretizada, a única forma de [actualmente] aceder ao sinal digital de televisão nas ilhas do Grupo Ocidental é através do “kit TDT complementar via satélite”, que obriga à instalação de uma antena parabólica, cujo custo deve ser adiantado pelo próprio utilizador, a que acresce eventual pagamento de instalação, principalmente nos casos de pessoas mais idosas e com maiores dificuldades em procederem à auto-instalação do referido kit.

A iniciativa dos deputados regionais do Bloco de Esquerda recorda que a extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo está assegurada, para breve, pelo compromisso assumido pelo secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, no âmbito da instalação na nossa Região das Redes de Nova Geração.

O grupo parlamentar do BE/Açores alerta ainda para o impacte negativo que terá a instalação de [mais] antenas parabólicas em cada casa das ilhas do Grupo Ocidental, ambas galardoadas pela UNESCO como Reservas da Biosfera, e que são muito visitadas por turistas.

Recorde-se que o sinal analógico de televisão foi desactivado nos Açores no passado dia 22 de Março [quinta-feira].


Notícia: "sítio" do Bloco de Esquerda Açores e «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Está para breve a passagem do cabo de fibra. Então porque já não começaram?Este cabo do Fail às Flores e ao Corvo nem leva um Mês.

Anónimo disse...

Acho a ideia ótima

MILHAFRE disse...

O Estado Português teve e tem dinheiro para tudo.

Até para mandar tropa para o Afeganistão, onde o Judas perdeu as botas.

Não tem é dinheiro para estender o cabo de fibra óptica para as duas ilhas que são a sua fronteira ocidental.

Enfim, se isto não é colonialismo do mais rafeiro, o que será?

Anónimo disse...

se todos disistirem da internet e tv por algum tempo o cabo ja estava pois nao querem perder dinheiro nos é que somos tolos pagar para nao ter nada de jeito.

Anónimo disse...

Meus Caros
Peço a alguém que saiba,o obséqio (será serviço público) de esclarecer este mito; Se a TV analógica foi desligada no dia 22 deste mês e à digital só se acede por cabo de fibra óptica, que nós não temos, que espécie de televisão é que nós vemos agora?
Obrigado.
Um Florentino.

Anónimo disse...

Quem pode responder a esta questão, a meu ver será o Governo Regional