terça-feira, 19 de junho de 2012

Detectadas irregularidades no pagamento de algumas deslocações e ajudas de custo do Governo Regional

O Tribunal de Contas detetou várias irregularidades no pagamento de despesas de deslocação, estadias e ajudas de custo dos membros do Governo Regional dos Açores em 2010, ano em que estas despesas totalizaram mais de 600 mil euros.

O relatório de auditoria [ontem divulgado] conclui que, em algumas situações, se registou "falta de formalização do cabimento" de verba e, noutros casos, foram "assumidos compromissos para os quais não existia dotação disponível". Estas irregularidades terão sido corrigidas posteriormente pela administração regional através de um "reforço de verbas", o que, segundo o Tribunal de Contas, "consubstancia uma situação irregular" que pode ser punida com multa, embora não tenha aplicado nenhuma.

O Tribunal de Contas analisou também a deslocação ao Canadá de Luísa César, mulher do presidente do Governo Regional, a convite da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba. A deslocação custou cerca de 27 mil euros e foi adjudicada, por ajuste direto, a uma empresa contratada pelas autoridades regionais. O Tribunal de Contas questiona algumas despesas incluídas na fatura, contestando também a ausência de consulta a outras empresas, que não terá permitido comparar os custos totais da deslocação, num processo que considera ter sido "pouco transparente".

O relatório de auditoria, disponível em www.tcontas.pt, questiona também o pagamento de ajudas de custo a alguns membros do Governo Regional quando "deslocados" na sua ilha de residência. Um dos casos referidos é o do secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, que, apesar de morar em São Miguel, mudou a residência para o Faial, onde está sediado o departamento governamental que dirige. Segundo o Tribunal de Contas, o Governo Regional pagou 136 dias de ajudas de custo a Noé Rodrigues (quando se encontrava "deslocado" em São Miguel), quando podia ter pago apenas 44 dias de ajudas de custo, referentes ao tempo que esteve deslocado no Faial.

Neste relatório há ainda referência a despesas pagas pelo Governo Regional relativas a deslocações a Lisboa, que divergem entre os membros do Executivo. O Tribunal de Contas divulgou uma lista onde revela que as estadias do vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, no Hotel Altis (250 euros por noite), são mais caras do que as de outros membros do Executivo regional na mesma unidade hoteleira, incluindo as de Carlos César (224,78 euros por noite) e as do subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona (99 a 130 euros por noite).


Notícia: RTP/Antena 1 Açores, «Açoriano Oriental», semanário «Sol», TSF - Rádio Notícias, «A União» e «Tribuna das Ilhas».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois claro.
Eles deram a volta depois dos salários serem reduzidos.
Se forem aos deputados, a coisa não é diferente.

Quem é que se lixa neste país, quem é?
Quem paga isto tudo.

Anónimo disse...

isto esta mesmo a atingir o limite maximo da tolerancia e paciencia, esta corja já esta á tempo de mais no poder isto esta tudo viciado temos tudo nas nossas mãos para mudar isto.
mais grave ainda é a repescagem dos autarqas em fim de ciclo para as listas de deputados como é o caso do autarqa de santa cruz e do faial isto é uma vergonha.

Anónimo disse...

Assim vai o dinheiro dos nossos impostos, precisamos de uma mudança, eu voto na Berta Cabral pois estes porcos já estão bem gordos!

Anónimo disse...

o que será que esta-se a passar com a camara do climaat nas lajes já à tres dias que não funciona.

Anónimo disse...

será que já chegou ao porto das lajes das flores a lancha dos pilotos.

Anónimo disse...

Mas o povo não se indigna com esta vergonha? Estes políticos foram afinal para o Governo para fazerem leis para se governarem ou para ajudar o povo??? Haja vergonha....Mesmo legal , haja muita vergonha! e são vários a mamar.....Cristo!!!