sexta-feira, 8 de junho de 2012

Em busca do paínho-de-monteiro...

A história [em filme] de uma ave que só existe nos Açores e cujo nome homenageia o biólogo que a descobriu.

«Em busca do Paínho-de-Monteiro» é o título do documentário que estreou [em Sesimbra, no passado dia 29 de Maio] no âmbito do Finisterra - Arrábida Film & Art Festival, no qual foi premiado com o segundo prémio na categoria de Natureza e Vida Selvagem. O filme de Pedro Carvalho segue o percurso dos observadores de aves nos Açores, que procuram avistá-la, e conta também a história do biólogo Luís Monteiro, cujo trabalho na década de 1990 permitiu identificá-la como uma espécie endémica dos Açores e única no mundo.

O jovem investigador do Departamento de Oceanografia e Pescas, da Universidade dos Açores, não chegou no entanto a ver reconhecida [em vida] a espécie à qual o seu nome ficou ligado. Mas o trabalho para a caracterização da nova espécie já tinha sido lançado por Luís Monteiro. A espécie, tão querida hoje dos observadores de aves nos Açores, ganhou o nome do seu primeiro descobridor e foi baptizada como Oceanodroma monteiroi. Ou paínho-de-monteiro.

De passagem pela Graciosa, Pedro Carvalho viu ali um documentário fascinante e decidiu filmá-lo.


Notícia: «Diário de Notícias».
Este documentário foi ontem mostrado no Centro Cultural da ilha Graciosa, com a presença do seu realizador Pedro Carvalho.

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Moi meme disse...

Aqui nas Flores existem realmente algumas aves raras!
Umas são mesmo nascidas cá, outras arribaram!