domingo, 10 de junho de 2012

Voluntariado Ambiental da Gê Questa

O arquipélago dos Açores tem uma grande importância ecológica a nível planetário. Esta importância deve-se à sua localização afastada dos continentes que levou à especiação de vários seres vivos que colonizaram estas ilhas. Estas espécies endémicas, únicas no planeta, devem-se proteger das principais ameaças, sendo estas directamente ou indirectamente, causadas pelo homem sendo as mais importantes: destruição de habitats, introdução de espécies exóticas e poluição.

Existem, actualmente, muitos esforços e grandes investimentos feitos para proteger estas espécies, mas nem sempre se alcançam os objectivos pretendidos, visto que a conservação é tarefa complicada, morosa e de difícil visibilidade a curto prazo.

A Gê-Questa – Associação de Defesa do Ambiente propõe um novo paradigma, a nível regional, que engloba consciencialização ambiental e simultaneamente acção de cidadania. Esta ideia envolve participantes locais, nacionais e internacionais através da cooperação voluntária em acções de importante relevância para o ambiente natural e social.

O voluntariado ambiental é geralmente desenvolvido por associações de defesa do ambiente, e tem como objectivo minimizar os efeitos negativos dos humanos sobre a terra, mediante o trabalho altruísta.

O Voluntariado Ambiental 2012 organizado pela Gê Questa será realizado em duas ilhas: de 6 a 22 de Julho na Terceira e de 3 a 18 de Agosto na ilha das Flores. Já estão abertas as pré-inscrições para esta terceira edição do Voluntariado Ambiental nos Açores!


Notícia: "sítio" da Gê Questa - associação de defesa do ambiente.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

No nosso dia a dia, podemos dar pequenos passos que se tornam grandes.
Todos temos o dever de
preservar o meio ambiente.

Desde a compra de produtos locais.
Desde a rejeição de produtos muito embalados.
Desde a separação para reciclagem.
Desde a reciclagem nas nossas próprias casas, com uma rua de galinhas ou fertilização com composto.

As nossas camaras deviam fazer formação nestes dominios.

Anónimo disse...

Muito bem,concordo,mas esqueces a asae&outros pagos por nós.
"zelotas" cumpridores de "letras"de lex,muitos por cá.
Ser agente de autoridade,não pode ser confundido com ser autoridade;
Com o respeito que todos merecem,'podêrezinhos'não há nechechidade.

Anónimo disse...

Gostariamos de saber quem paga as despesas de deslocação e estadia dessa gente?
À partida deve ser dos nossos impostos.Os nossos bisavós devem estar a rir dessa gente e com pena dos seus descendentes que trabalham para outros andarem de mão dada com governo a fazer propaganda sem vergonha numa época de crise.Só falta juntar a esse magote de gente os que vocês sabem melhor do que nós.