sábado, 27 de julho de 2013

Livro "Heróis à moda dos Açores"

A obra "Heróis à moda dos Açores" contém cerca de quinhentas palavras e expressões típicas do arquipélago, anunciou o coordenador geral da colecção, que visa preservar a língua portuguesa com humor.

“O que nós apresentamos são cerca de quinhentas palavras e expressões típicas dos falantes dos Açores, sendo que todas essas palavras que estão nesse dicionário do corisco estão incluídas nos cinco contos de humor sobre os Açores, que estão publicados no próprio livro”, revelou João Carlos Brito, acrescentando tratar-se de um livro “acessível a todos”.

“O objectivo desta coleção é abordar os regionalismos, as chamadas linguagens marginais, calão e gírias de um determinado grupo de falantes. Depois tínhamos também por objectivo preparar uma coleção em que o humor estivesse sempre presente”, disse o linguista e escritor João Carlos Brito, para quem a língua é “um rico património imaterial que não se pode perder”.

Além do “dicionário do corisco”, onde constam expressões como “Tam requim” ou “Tás-me cegando”, o livro dedicado aos vocábulos tradicionais dos Açores inclui cinco contos, que conjugam a História da Região com as expressões e o humor. O coordenador da coleção referiu que todos os contos foram escritos por açorianos, que gostam de escrever e sentem paixão pelos Açores: Rúben Correia (coordenador local da coleção), Rita Bonança (São Miguel), Paula Espada (Terceira), Gabriela Silva (Flores) e Humberta Araújo (nascida em Santa Maria, mas a viver no Canadá).

Com prefácio da Tia Maria do Nordeste, este livro pretende recordar momentos e personagens históricas da nossa região, bem como tradições, falares e lugares, através de muito humor.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: