sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Açores lidera destinos sustentáveis

Segundo um estudo da QualityCoast, o arquipélago dos Açores surge como o destino turístico mais sustentável do Mundo, seguindo-se outros destinos como Lagos, Cascais e Região do Oeste.

O relatório Global Sustainable Tourism Review, que surge no âmbito do Dia Mundial do Turismo, revela também que as ilhas são o destino que mais escapa ao impacto do turismo de massas, apesar de não terem uma política de sustentabilidade. Tendo como principal enfoque a sustentabilidade dos destinos turísticos do Mundo (em termos ambientais e económicos), este estudo visa auxiliar os turistas na escolha do seu destino.

Depois dos Açores, está a ilha Fernando de Noronha (no Brasil) no top 10 dos destinos mais sustentáveis, seguindo-se Forteventura (ilhas Canárias) e Baiona (Galiza), em Espanha. No Caribe, a ilha de Bonaire surge na quarta posição, seguindo-se algumas ilhas de Cabo Verde e Can Gio (Delta do Mekong, Vietnam) e Praslin (Seychelles), na Ásia.


Notícia: portal «PubliTuris».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto significa o quê?
Significa uma coisa muito simples: na área do turismo estamos a seguir o caminho certo.
Os nossos candidatos à politica deviam meditar nisto e pensar naquilo que é possível para melhorar o que temos.
Algum deles se lembrou, por exemplo, da necessidade de formação para termos serviços com mais qualidade?
A "escola" não deve estar fechada entre muros a dar programas feitos em Lisboa. Tem de dar resposta às necessidades da comunidade. Se não temos dinheiro para uma escola voltada para o turismo, onde a componente ambiental devia preponderar, porque é que não introduzimos valências desta área na escola que temos?
Em colaboração com as camaras, naturalmente.
Porque é que nenhum programa eleitoral aposta no turismo da natureza, propondo patrocínios para a implantação de trilhos, identificando locais de observação subaquática e promovendo pontos de venda do nosso artesanato?
Porque é que as nossas actividades do dia a dia, na agricultura ou na pesca, não são incluídas em roteiros, para quem se interessar?

As camaras não devem ser empresárias de turismo nem donas de hotéis. Mas tem a obrigação de promover e de criar estruturas e dar apoios para o turismo se desenvolver.

Domingo, que ganhe o melhor.