sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Alvorada pelos foliões do Espírito Santo


Como todos sabemos, o Espírito Santo e as suas festas são para os açorianos um ponto de referência na sua crença e devoção.
Com séculos de história e muitas adaptações, por vezes novas criações, todas as freguesias da Região tem um ou mesmo mais Impérios ou Casas do Espírito Santo onde são celebradas as festas ao Divino.

De ilha para ilha os usos e costumes variam mas tendo sempre em comum a coroa, símbolo máximo do Espírito Santo e da sua crença/devoção. Em algumas ilhas ao longo dos tempos foram adoptadas práticas diferentes; como as touradas, discotecas improvisadas, para os financeiramente mais arrojados grandes concertos com artistas de renome. Enfim, uma panóplia de variantes que fogem ao inicialmente projectado e idealizado há muitos séculos. Na base desta devoção estava a partilha, o dar do que se tinha em abundância para aqueles que mais precisavam... princípios que actualmente muita gente nem sabe do que se trata.

Este trabalho [vídeo acima] foi feito com o grupo de foliões da freguesia da Fajãzinha que, numa manifestação de devoção e grande entrega, tocaram e cantaram uma alvorada de acordo com o que herdaram dos seus antepassados, para que fique registado para todos aqueles que no futuro tiverem interesse em saber como era. Muito obrigado aos foliões da Fajãzinha, ao Império da Aldeia da Cuada (onde foram gravadas estas imagens) e todos os que de uma forma ou de outra tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira pela fotografia e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.


Alvorada, assim é designada esta interpretação dedicada ao Espírito Santo. Por toda a ilha das Flores existem em cada freguesia um (ou mais) grupos de foliões que por altura das festas em louvor ao Espírito Santo levam a cabo interpretações de canções/cantorias, algumas com séculos outras mais recentes, que têm diferentes ritmos e letras consoante o momento em que estão inseridas.

Neste trabalho trata-se do grupo de foliões da vila das Lajes, por altura das Sopas de Espírito Santo do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia das Lajes.

Assim, estas imagens passam a fazer parte da nossa memória colectiva e um grande enriquecimento para o nosso património cultural e imaterial. Um bem-haja a todos estes foliões: José António, António Rosanina, Roberto Sousa, José Ramiro Peixoto, José Ramiro Sousa e Paulo Almeida.

Também agradecer à Santa Casa das Lajes e ao Lar de Idosos, a todos os intervenientes em especial os foliões e a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Especial agradecimento à Luísa Silveira pela captação de imagem e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

O Senhor Espírito Santo em tempo de eleições tem que estar muito atento às falcatruas que se vão passando cá por baixo.

Anónimo disse...

Em festas as Lajes está mais ou menos mas está a precisar de um Hotel e uma pousada Juventude nesta Vila que neste Concelho existe muitas Belezas Naturais. Vamos lá a ver se o Partido Socialista ganhar as eleições tem a coragem de cá fazer um Hotel para o desenvolvimento deste Concelho e emprego.

Anónimo disse...

Um hotel?
Desde quando as câmaras municipais são hoteleiras?

E os das Lajes, porque é que não criam uma sociedade e investem?

Anónimo disse...

Ao anínómo das 11.06 respondo com clareza, eu não disse que a camara ia fazer um Hotel disse sim se o PS ganhar a camara espero que façam um Hotel, mas não é a camara mas sim o governo como fez em Santa Cruz. Este anónimo das 11.06 deve ser um pouco tapado para falar em a camara fazer um Hotel e eu pergunto qual é a camara dos Açores que tem orçamento que dei para fazer um Hotel.

Anónimo disse...

á??? ia-me esquecendo tambem a pousada da juventude.