segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Autárquicas 2013 na ilha das Flores

O candidato socialista à Câmara Municipal de Lajes das Flores, Luís Maciel teve 52,2% dos votos, tendo eleito três mandatos de vereação. A candidata do PSD, Alice Ramos teve 44,7% dos votos, ficando com dois vereadores. A abstenção no concelho das Lajes foi de 17,97%, a mais baixa de todo o país.
Notícia: jornal «Açoriano Oriental».

José Carlos Mendes foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, com 65,1% dos votos, tendo mantido os quatro mandatos de vereação. William Braga foi o candidato derrotado, do PSD em coligação com o CDS, com 29,5% dos votos, tendo um mandato de vereação. A abstenção no concelho de Santa Cruz foi de 30,8%.
Notícia: «Especial Autárquicas 2013» RTP-A e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

34 comentários:

Anónimo disse...

A primavera este ano aqui nas Lajes chegou no outono.
Não há duvida que o tempo já não é o que era...

Anónimo disse...

Finalmente que o longo tempo da mordaça aqui nas Lajes ACABOU!
Desde já reivindico que o dia 29 de setembro seja considerado feriado municipal.

Anónimo disse...

A renovação ainda não chegou ao PSD.
As caras velhas julgam-se eternos cenários num palco onde os mais novos são marionetas.

Há certa gente, boa noutros contextos mas que não acompanhou os tempos, que se devia meter no baú. Devia dar lugar a gente nova, com outras ideias e outras perspectivas de desenvolvimento.

As Flores e os Açores debatem-se com problemas graves, onde o monstro da desertificação domina. Não é com betão, ferro e cimento nem com obras de fantochada que não trazem retorno que se desenvolvem as Flores.
É com politicas efectivas que incentivem a fixação de jovens, criem emprego e criem uma cultura que valorize o empreendedorismo.

As novas camaras deram sinais de estar atentas a estas realidades.
Esperemos que tenham sorte.

Anónimo disse...

dá-me vontade de rir quando anda por aqui alguem a dizer que tem de dar o lugar ao jovens, se assim fosse seria um enterro muito maior neste pais com jovens sem esperiença na vida e sem saber por onde a porca torçe o rabo e ainda continuam a querer desfolar mais os contribuintes com politicas de incentivos.procurem subir um degrau de cada vez mas que seja como eu à custa do meu suor e não à custa de contribuinte. haja respeito por quem trabalha e tem vontade de trabalhar.

Anónimo disse...

Lamento que neste momento muita gente do concelho das Lajes se sinta orfã pelo facto da lista patrocinada pelo "paizinho" não ter ganho, mas por outro lado eu e mais a meioria da população sentimo-nos felizes, renascidos e cheios de esperança.
Daqui a quatro anos ca estaremos para julgar e decidir em conformidade.

Anónimo disse...

A maior "cabazada" que o PSD levou foi na Fazenda.
Somos mesmo bons di bola...

Anónimo disse...

O nepotismo e a panelinha finalmente derrotado nas Lajes.

Anónimo disse...

O que é feito dos defensores do JL,que habitualmente inundavam este blog com chorrilhos de asneiras contra Santa Cruz?
Agora fizeram como Judas, deixaram-no cair? É sempre assim... Quando estamos em cima, temos muitos amigos.Alguma coisa corre mal,olhamos à volta e estamos sozinhos.

Anónimo disse...

eu que eu sei é que o maciel tem que mostrar obra feita e não se deixar amaçar pela cor do seu governo e ficar calada tem que exigir obras para as Lajes como o hotel, marina, pousada da juventude,ensino obrigatorio, piscina,isto são obras que dão emprego e desenvolvimento do concelho.

Anónimo disse...

"Hotel,marina, pousada da juventude,ensino obrigatório,piscina" só isso?
Desenvolve o concelho?
Então porquê não foi feito antes?

Anónimo disse...

Falar em mais uma piscina é de mau gosto quando temos uma aquecida que funciona às mil maravilhas e tem "dado perfeitamente para encomendas"...

Anónimo disse...

Há quem queira que a camara das Lajes faça "um hotel".
Quem é que o explora depois?
A camara, a pagar funcionários à conta dos impostos de todos?
Privados, que ficam com um hotel na mão pago por todos sem investir um tusto?
E os privados que tem os seus hotéis nas Flores tem condições para concorrer com um "hotel público" onde o lucro não interessa?
A leveza de espirito, que levou este país à bancarrota, tem limites.
Há quem queira o ensino obrigatório nas Lajes, "porque gera emprego".
As escolas constroem-se para se ministrar ensino e não para se criar emprego. Se não há alunos, porque o concelho desertifica, vamos fazer uma escola para empregar professores?
Não é mais correcto termos uma escola que preste na ilha e pagar transportes decentes aos alunos?
Há quem queira uma marina e estruturas náuticas desenvolvidas.
A história aí é diferente.
O concelho das Lajes é o quem melhores condições para desenvolver o turismo associado ao mar. E faz falta uma marina decente no grupo ocidental, que dê apoio e venda serviços a quem cruza o atlântico nesta zona.
As Lajes e Santa Cruz não tem que ser rivais, como alguns dos adversários do desenvolvimento querem. Tem é de se complementar.
A pousada da juventude fomenta o turismo juvenil. A Camara deve ajudar mas não deve gerir.
O mote desta estrutura deve ser a excelência ambiental das Flores. Porque não um centro interpretativo, com contacto com associações juvenis, organizações ambientais e com a Universidade dos Açores?

Anónimo disse...

Mas quem é que disse que a camara das Lajes fazer um hotel. O que eu li de um anónimo foi que o Governo fazer um Hotel nas Lajes como aquele que fez em Santa Cruz foi isso que eu li.

Anónimo disse...

o anónimo das 13,08 não deve ter ouvido a campanha do ps em que prometeram fazer uma piscina no porto, se não ouviste eu ouvi e mais alguem deve ter ouvido.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "Luís Maciel é o novo presidente da Câmara Municipal das Lajes, que foi liderada consecutivamente pelo PSD desde 1985".

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo das 19:42, aquilo que eu ouvi ao ainda condidato na sessão de esclarecimento do PS, foi que ia mandar colocar quatro rodas na piscina novinha a estrear que se encontra no pavilhão e levá-la durante o verão para junto ao mar e quando o tempo começasse a arrefecer vinha de novo para cima para que durante o inverno os munícipes se banhem na sua água quentinha e deste modo poupava-se algum dinheirinho que podia ser aplicado noutros fins.
Foi isto que eu ouvi e está escrito no programa.

Anónimo disse...

Vou aqui dar uma ideia ao Senhor novo Presidente da Camara das Lajes Luis Maciel sobre o seguinte. Lá em baixo no Porto e na entrada de quem entra para a corectora há ali dois barracões em pessimas condições que não sei quem são os donos precisavam de ser restaurados para dar um novo visual ao lado do bar da murralha, e até este barracão serveria para alguem que quise-se no verão vender os seus produtos da terra aos iatistas.

Anónimo disse...

A camara ou o governo, tanto faz, dever fazer um "hotel nas Lajes".
Para quê?
Para dar lucro ou para levar com prejuízos em cima?
Para os munícipes carregarem com os prejuízos, certamente, porque se desse lucro, os privados já o teriam feito.
Há cada cabeça oca por aí, que até mete impressão.

Anónimo disse...

Oh anónimo, caso não saiba esse barracão ao pé do bar da muralha tem dono! Não é da câmara...

Anónimo disse...

meu amigo,os barracoes tem donos não e para nexer neles deixem estar que estao bem

Anónimo disse...

Aquilo não é um barracão, tenham lá paciencia. É uma "construção".

Anónimo disse...

aquilo em frente ao armazem que era do José silva da lomba, não é um barracão, não é uma construção mas sim é um monte de esterco que a camara já deveria ter aplicado a lei ou arranjas ou nós arranjamos e aqui não metes mais o olho neste barracão.

Anónimo disse...

o hotel que o governo fez em santa cruz que eu saiba não está a dar prejuizo se o governo fizer um nas lajes igual aquele que fez em santa cruz de certeza que não vai dar prejuizo.

Anónimo disse...

como a camara é da mesma cor do governo espero que peça agora para que se faça um centro de saúde nas lajes.e que seja activado o ensino obrigatorio nas lajes.

Anónimo disse...

Reativar o ensino obrigatório nas Lajes para quantos alunos?

Anónimo disse...

para todos os alunos do concelho das lajes nem que seja meia duzia.

Anónimo disse...

O Zé da música,o tal que ganhou a Assembleia Municipal parece que não estava de acordo acerca de darem lá na escola das Lajes mais que os anos que estão a dar,bom professor e amigo do povo,aínda bem que votaram nele.

Anónimo disse...

Fazer obras, pagar um corpo de professores, auxiliares e contínuos, para quantos alunos?
A quanto é que sai ao erário público cada aluno?

Não é mais barato à carteira de todos, por 6 táxis a transportar os alunos o ano inteiro?

Vamos ter juízo que os tempos não estão para brincadeiras.

Anónimo disse...

Com a população estudantil a decrescer, o ministério a cortar nos professores e a aumentar o número de alunos por turma, tá-se mesmo a ver que estão criadas as condições para a implementação do ensino obrigatório nas Lajes e como ainda por cima, estamos num periodo em que dinheiro é coisa que não falta...
Só pode ser mesmo má vontade!...

Anónimo disse...

porque será que este anónimo das 21,58 está preocupado com a escola das lajes por causa do ensino obrigatório. este anónimo deve ter uma doença grave que nem na casa da saude da terceira o deve curar e pelo o andar da carroça é de certeza de santa cruz e não quer perder algum negocio.

Anónimo disse...

Sempre foi uma grande luta desde do tempo do Salazar as Lajes ter o ensino obrigatório, como chegou a ser ensinado pelo Senhor Padre Luís, mas teria-mos que fazer os exames no Faial ou Terceira ou ainda São Miguel. Houve o 25 de Abril e as coisas mudaram, e a meu ver está mais do que no tempo voltar a ter as crianças do Concelho das Lajes no Ensino Obrigatório. Assina um lutador.

Anónimo disse...

Repito:
Fazer obras e pagar a professores para quantos alunos?
10, 20, 30 ou 40?
Sai a quanto por cada aluno?

Não é mais inteligente ter na ilha uma escola boa e ter um bom sistema de transporte de alunos?

Gente doida há por todo o lado. Uns estão fechados na Terceira outros andam à solta por aí, sem dizerem coisa com coisa.

Anónimo disse...

está na vez o anonimo das 23,12 ser fechado na terceira.

Anónimo disse...

este pessoal do concelho das lajes sabia que o zé da musica tinha votado contra o ensino obrigatorio nas lajes e foram votar no partido que ele estava. espero que abrem bem os olhos com este zé da musica que ele ainda vai votar em mais alguma coisa para destruir as lajes.