terça-feira, 17 de setembro de 2013

Barco da fibra óptica já chegou ao Corvo

Setecentos kilómetros de cabo de fibra óptica vão ligar as ilhas das Flores e Corvo ao Mundo: em final de Outubro, o Grupo Ocidental estará finalmente em pé de igualdade com as restantes ilhas açorianas, com a instalação do cabo submarino.

Os trabalhos começaram na quinta-feira passada [dia 12], pelo navio IT Interceptor, completando o anel dos cabos submarinos dos Açores no final do presente mês. A meados de Outubro avançará a empreitada final de ligação pela Portugal Telecom, que antevê a sua conclusão a 31 de Outubro, num projecto a ser executado pela ViaTel.

Quando esta ligação estiver concluída, os habitantes das ilhas das Flores e Corvo vão passar a ter acesso a meios de comunicação mais rápidos e estáveis, tal como dispõem os rentantes açorianos. Recorde-se que as ilhas do Grupo Ocidental há muito reclamam por esta ligação de cabo de fibra óptica, que estava inicialmente prevista quando a obra foi lançada a concurso há mais de uma década. O custo elevado da operação fez, no entanto, adiar [por década e meia] a ligação às Flores e ao Corvo, que só agora se está finalmente a concretizar.

Uma equipa de reportagem do «Açoriano Oriental» esteve a bordo do IT Interceptor para conhecer o navio que vai ligar o Grupo Ocidental ao resto do arquipélago e ao Mundo, num projecto cujo investimento é da ordem dos 20 milhões de euros.

A instalação do cabo de fibra óptica, a cargo da FibroGlobal, abrange sete ilhas e 12 concelhos. Aquela empresa fica comprometida a cobrir 50% da população de cada um dos concelhos, construindo uma rede que irá cobrir 78 lugares com cerca de 9 mil unidades de alojamento de residência habitual, permitindo às populações e empresas ter acesso a serviços avançados de alta velocidade. Para disponibilizar o acesso à rede de alta velocidade nos concelhos das ilhas das Flores e Corvo foi necessária a implantação do cabo submarino que irá ligar estas duas ilhas às restantes ilhas do arquipélago.

O quotidiano de florentinos e corvinos irá passar a ser diferente, nomeadamente ao nível do acesso à internet, da comunicação e troca de dados, na qualidade das chamadas telefónicas [móveis e fixas] e no acesso à televisão por cabo.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

48 comentários:

Anónimo disse...

Acho que está na hora do povo se começar a deslocar e a tomar posição ali para a zona entre o Boqueirão e as Poças,para ver o barco chegar.
Individualidades locais e regionais, incluindo o sr.Padre para a respetiva benzedura, toda a gente vai lá estar.
Se me despachar a tempo ainda dou lá uma saltada.

Anónimo disse...

última hora.o barco vem à capital das Flores carregar cabo que chegou em contentores, se alguem quiser ver e tomar um dringue venha amanhã até à capital e aproveitam apreciar o novo barco bar, mais uma obra hestórica para a ilha das flores.

Anónimo disse...

Capital das Flores... hahaha
Capital parada no tempo,
O unico movimento das Flores é de Verao, e pensem bem para onde as pessoas vao todas de Verao.

Anónimo disse...

O grupo ocidental vai ter melhores comunicações, mais acessibilidade e mais inserção.

Os governos e as camara é assim que devem trabalhar. Criar as infraestruturas e abrir caminho à incitativa de cada um.

As Camaras e os governos não devem prometer o que sabem não poder dar nem substituir-se aos privados, coartando a iniciativa de cada um.

As camaras não são empresários de lavanderias nem agentes locais da cerelak. Isso compete a privados.
Não são donas de balneários nem empresas de construção civil. Isso respeita a quem empreende.
Não devem dar esmola de inertes gratuitos nem armarem-se em donas de hotéis. Isso compete à sociedade civil.
Não são agencias de empregos nem Instuíções de solidariedade social. Isso compete ao Governo e às IPSS.

Anónimo disse...

o barco veio so descaregr material para os mergulhadores afixar o cabo ao fundo na costa no corv i nas flores.... i o nvio e k fax o cabo dentr dele nao vem em cntentores.. dahhhhhh

Anónimo disse...

e o cabo nao chega às lages .fica em Santa Cruz. e esta ?

Anónimo disse...

noticia de última hora que acaba de chegar ao meu conhecimento o cabo teve já problemas entr o corvo flores.

Anónimo disse...

o cabo já existe entre as lajes santa cruz e lajes fagã grande já de alguns anos. e esta???

Anónimo disse...

ainda bem que o cabo já avariou antes de entrar em santa cruz. eu já tinha dito que deixasem o barco sempre nas flores porque ia rebentar por aquele lugar, continuo a não perceber porque querem o cabo por ali já que há lugares melhor. só há duas coisas a pensar ou a viatel está com falta de experiencia da passagem deste cabo por mar ou ninguem v~e melhores lugares para baneficio da nossa Ilha das flores.

Anónimo disse...

já que o governo socialista não quiz que cabo viese para as lajes já avariou.

Anónimo disse...

Não sei como é que um cabo que ainda não entrou em funcionamento já pode ter avariado?! Mas se os especialistas dizem, elas lá saberão...

Anónimo disse...

Deviam ter depositádo a bobine do cabo no porto das Lajes que os entendidos da ilha faziam o serviço como deve ser e ainda se poupava dinheiro.

Anónimo disse...

dahh o cabo se pratiu ao tentr meter para terra o tmpo nao tava bom tava mta mare(ressaca) i os mergulhadores nao conseguiram prender ao fundo por isso partiu.. nd de maisss...

Anónimo disse...

noticia ao minuto acaba de chegar a noticia que o cabo já não vai entra no biqueirão por causa do estado do mar de inverno. vai entra no porto das lajes ali para a zona da calheta.

Anónimo disse...

se tive-se entradi na lajes já estava pronto.

Anónimo disse...

Se os trabalhos tivessem sido bem planeados, já podiam ter o cabo todo colocado, porque durante julho e agosto o mar esteve bem bom.Qualquer pessoa sabe que as condições do mar em setembro nem sempre são as melhores, mas é o que temos...

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do jornal «Açoriano Oriental»: "Suspensa a ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo devido às condições do mar".

Os trabalhos, que estavam a ser realizados pelo navio IT Interceptor, sofreram um "contratempo" quando o cabo submarino de fibra óptica que estava a ser ligado entre as duas ilhas rebentou alegadamente por causa da agitação marítima, revelou fonte da FibroGlobal, empresa responsável pela operação.

"A intenção era efetuar a reparação do cabo durante o dia de hoje [sexta-feira]", adiantou a mesma fonte da FibroGlobal, ressalvando porém que as "condições do mar voltaram a agravar-se", o que levou a empresa a decidir "suspender a operação".

Segundo explicou, a reparação do cabo que rebentou é "relativamente simples e rápida" e deverá estar concluída em "metade de um dia de trabalho", mas apesar disso a empresa admite que as condições climatéricas possam fazer "atrasar" a operação.

O navio IT Interceptor, de 114 metros de comprimento, encontra-se, nesta altura, a navegar rumo ao Grupo Central para melhor se proteger do mau tempo marítimo que se avizinha, devendo retomar a operação na ilha das Flores já no próximo domingo.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "A operação de lançamento do cabo de fibra óptica entre as ilhas das Flores e do Corvo está interrompida por causa do estado do mar".

Anónimo disse...

ainda estamos no principio do outono e o mar não quer deixar entrar o cabo, imaginem quando ele estiver a funcionar e o mar a bater forte na zona quantas vezes vai rebentar. digo e continuo a dizer que há muito melhores condições e para bem de toda a ilha este cabo entrar nas lajes, e um dia ainda vão dizer que eu tinha razão. o tempo o dirá.

Anónimo disse...

eu estava a ver o mar e vi logo que não tinha condiçoes para a passagem do cabo desgraçado do pessoal dos barquinhos e como já disse há lugares melhores na ilha para entrada do cabo.

Anónimo disse...

esta coisa de passar um cabo num lugar tão semenos é politica e com lugares muito melhores como no porto das lajes.mas enfim.

Anónimo disse...

os do concelho das lajes voltem agora no ps para ele ainda levar mais para santa cruz.

Anónimo disse...

A colocacao do cabo nesta altura é eleitoralista.
Ainda vao culpar o tempo.
Quiseram colar a colocacao do cabo ao fim do mes.
Em julho e agosto as pessoas podiam esquecer.
Andam a gozar com a memoria e inteligencia da populacao.
Vale tudo para ganhar eleicoes.

Anónimo disse...

tens toda a razão anónmo das 14,48 que é propaganda eleitoral passar um cabo perto das eleiçoes isto é como o presidente da camara que só se lembra de andar a visitar os velhinhos e a consolalos com palavrinhas doce e o resto do ano nem lá aparece.

Anónimo disse...

Novidade de ultima hora: Pedro Mentiroso e sua esposa vieram da terceira, onde estão a residir actualmente, de proposito às lajes para votar no PSD e seus filhos mais novos tambem do continente. Não venham dizer que não foi do bolso do PSD, abram os olhos gente tola...que votam neles Agora são bem bons e depois dão-vos um pontapé no cu que vai doer até aos proximos 4 anos!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do jornal «Açoriano Oriental»: "Retomada a operação de ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo".

Os trabalhos de ligação do cabo submarino de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo foram hoje retomados, depois de terem sido suspensos na passada sexta-feira devido ao mau tempo.

Segundo revelou hoje fonte da empresa FibroGlobal, responsável pela operação, o navio IT Interceptor já reiniciou os trabalhos, que tinham sido suspensos devido a um "contratempo" inicial e, posteriormente, por causa das más condições climatéricas.

"O navio teve de se afastar do arquipélago durante o fim-de-semana devido ao mau tempo, mas já está de regresso às Flores", explicou a mesma fonte, que espera ver resolvido, ainda hoje, o problema verificado com a amarração do cabo junto à antiga Fábrica da baleia do Boqueirão, em Santa Cruz.

A operação de ligação do cabo submarino de fibra óptica regista, por isso, cerca de "uma semana de atraso", nesta altura. Depois de concluída esta ligação nas Flores, o navio rumará até à ilha do Faial para concluir o anel do cabo de fibra óptica, que começou a ser lançado há cerca de duas semanas na ilha Graciosa.

Inicialmente, a previsão era concluir esta operação em meados de Outubro, mas os técnicos da Fibroglobal evitam agora avançar com uma data concreta para a finalização dos trabalhos: "Falta ainda instalar equipamentos e testá-los, antes de toda a ligação ficar disponível para os utilizadores", disse a mesma fonte.

A ligação do cabo submarino de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo vai permitir oferecer àquelas populações serviços de acesso à internet de alta velocidade, semelhantes ao que já existem no resto do arquipélago.

Anónimo disse...

Aquela senhora de boné branco explicou tudo.
Cabo para baixo, barco para cima, ponta para ali, ponta para acolá. Fusão esta noite, mau tempo paras amanhã.
Fios no Corvo, pontas nas Lajes.

Acabei tonto, sem perceber nada.

Anónimo disse...

tambem parece que a filha do 4 do PS vem do continente votar, vem num dia vai no outro não deve ser saudades, paga quem?

Anónimo disse...

O cabo era para chegar antes das eleições talves chegou falta uma ponta, hazar para o PS é a ponta, e sem uma ponta não há cabo.

Anónimo disse...

Cuidado com a velocidade do cabo ele com o mau tempo pode fugir depende das eleições.

Anónimo disse...

O anónimo das 17,54 e das 21,50 está preocupado com o pessoal que vai às Flores votar PSD nas Lajes, como estás preocupado e te entressa com a vida dos outros e não trabalho para cima de lombo, tambem te digo que vou com a minha familia daqui de são Miguel para o Concelho das Lajes e ainda te vou dizer qual o Partido que vou votar que será PSD é o Partido que até hoje mostrou obra feita neste Concelho das Lajes, e mais te vou dizer quantas pessoas são quatro.

Anónimo disse...

atenção...atenção... pelas 7,51 de hoje dia 24 andava o barco da fibra ótica a rondar o porto das Lajes, o que será que se está a passar.

Anónimo disse...

o anónimo das 20.39 diz que ficou tonto e sem perceber o que senhora estava a explicar é mesmo muita areia para a tua camioneta e teu cerebro não consegue encaixar tanta explicação o melhor é meteres o rabo entra as pernas e tedeitares a dormir.

Anónimo disse...

alguem me sabe dizer que barco é aquele que está na doca da capital das flores. lajes???claro!!!

Anónimo disse...

último hora, ouvir dizer que o cabo não será ligado este ano para ver se ele se vai segurar com a força do mar naquela zona caso rebente não será feita nova temtativa passando o cabo para as lajes.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de vídeo-reportagem [de ontem] da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "A operação foi retomada, após uma interrupção causada pelo mau tempo".

Anónimo disse...

o cabo, e como já disse se tive-se entardo nas lajes estava em terra e jáestavam quase no faial com a outra ponta mas a teimosia de o meter pelo aquele lugar que de certeza que não chega ao fim do inverno. o que vale é que o barco já se está a treinar ao porto nas lajes para ir resolvendo o problema.

Anónimo disse...

este cabo é a politica que o faz entrar pelo o pior lugar da ilha. o tempo o dirá se tenho razão ou não.

Anónimo disse...

já andava pessoal de santa cruz a chorar na doca das lajes que o barco não ia para santa cruz.

Anónimo disse...

O barco está onde devia ter chegado,está nas Lajes está à espera do governo reunir urgente, se o cabo ser retirado de santa cruz e passar para a Baia das Lajes, uma vez que não consege reparar um simples cabo que está baralho como santa cruz toda a vida andou, as eleições é domingo, toda a população está à espera duma ponta de cabo.

Anónimo disse...

estava para votar PS aqui nas Lajes mas cheguei à conclusão que este deputado não puxa nada para as lajes não vale a pena votar nele até deixa o seu governo passar o cabo no lugar pior da ilha das flores para andar avariar da inverno, como não há outro partido terei que votar na Alice.

Anónimo disse...

segunda noticia chegada à pouco os calmantes da farmacia de santa cruz estão esgotados derivado ao stress que as pessoas estão a ter por o mar andar sempre bravo e não deixar entrar o cabo de fibra até já foram feitos pedidos à farmaçia das lajes.vejam o que este cabo está a dar perto das eleições.

Anónimo disse...

Um candidato cumpridor é o cabeça de lista pelo PS à junta da Lomba... Ainda antes das eleiçõe, e mesmo sendo da oposição ao partido no poder, já cumpriu uma promessa de campanha... repôr o telefone na sede da Junta... Tudo em menos de 24 horas... Consta que na quarta-feira já andou lá a PT... A isto se chama: "eficiência"!

Anónimo disse...

o telefone na junta com internet e 100 canais da meo tude já em fibra.

Anónimo disse...

Grande investimento sem retorno acaba de fazer o Ps em Lajes das flores Carlos Gavão.

Anónimo disse...

mais um investimento sem retorno a Sata a transportar eleitores que estão fora da ilha, dizeram-se que a Sata até tinha um autoclante vota Ps, é uma mudança para futuro. só para as Lajes santa cruz, devia dizer é a para do futuro.

Anónimo disse...

O canditado da junta da Lomba ao Ps se tem o fino fibra deve ter sido o que restou do museu das Lajes ou então a lenha da junta de freguesia das lajes que ele carregou este inverno.
, são muitos serios em quê.porque ele já algum tempo saiu da coperativa.

Anónimo disse...

Há muita boa gente veem de mais longe para votar, não sei mais nada.