quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Garantido que fibra chega em Outubro

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro anunciou ontem que a ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo ficará concluída em Outubro.

“Já atracou ontem em Ponta Delgada o navio que vai lançar o último troço do cabo que vai ligar as ilhas das Flores e Corvo e que completará o anel de cabos submarinos dos Açores”, afirmou Henrique Granadeiro aos jornalistas, após uma audiência com o presidente do Governo Regional.

O projecto de ligação do cabo de fibra óptica às duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago, que está a ser levado a cabo pela empresa ViaTel, aguardava há vários anos pela sua conclusão, tendo gerado muitas críticas e pedidos de esclarecimento dos partidos da oposição nos Açores.

“Nós somos apenas compradores da oferta grossista desta empresa. Ao que nos diz o nosso futuro fornecedor, a partir do dia 15 de Outubro poderemos começar a trabalhar e a 31 de Outubro creio que os trabalhos estarão concluídos. Será um dia muito feliz para os Açores”, disse Henrique Granadeiro, alegando que a Região dispõe de “uma infra-estrutura tecnológica de última geração”. O presidente executivo da PT revelou, ainda, que a empresa investiu nos últimos quatro anos nos Açores 55 milhões de euros, algo que considerou ser “um investimento muito forte” e que resulta da “aliança estrutural e estratégica” que a PT tem com o desenvolvimento dos Açores.

Para o presidente do Governo Regional a conclusão da ligação do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo deixa o executivo “satisfeito”, já que este processo “levou algum tempo”: “Esperamos que reverta a favor dos corvinos e florentinos, que por essa via se veem integrados também nas condições que usufrui o resto do arquipélago”, afirmou Vasco Cordeiro, alegando que este é um investimento importante para a coesão regional.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», RTP Açores e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

15 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso vi ontem as Noticias na RTPAçores onde fala sobre o cabo e onde disseram que aquele Senhor mais idoso e até falou que era o Presidente da P.T..Se aquele Senhor é agora Presidente da PT não está à muito tempo eu conhecia era um mais novo mas vou-me informar.

Anónimo disse...

o barco já chegou da noruega e está em ponta delgada deva estar a descarregar o bacalhau pelo o que sei o cabo é para passar do faial para as flores e não de são miguel.

Anónimo disse...

Mas que grante excitação!
Antes era o São Vapor, agora é São Cabo de fibra ótica.

Anónimo disse...

Por vezes fico preplexo com os comentários destes meus homónimos anónimos...é cada uma que escrevem sem se preocuparem minimamente com o conteúdo ou de fazer uma pesquisa antes...
Bastou ir ao Google e pesquisar Presidente da PT...é claro que apareceu o Zeinal Bava - Presidente Executivo da PT Portugal...mas se tivesse dado ao trabalho de pesquisar mais um pouquinho teria visto que o Henrique Granadeiro (aquele senhor mais idoso)é o Presidente Executivo da Portugal Telecom SGPS SA. Cada macaco no seu galho como se diz...e já agora em nível de hierarquia, se a houver...é mais importante.
Quanto ao comentário do bacalhau em são miguel, para não querer chamar ignorante à pessoa que escreveu o comentário... o navio parou em São Miguel por razões logísticas, tal como foi à Terceira agora... os trabalhos "a sério" apenas começam no dia 13 de Setembro.

Anónimo disse...

ao ler este artigo fiquei sem entender nada o governo diz que passagem do cabo começa no dia 13 de setembro e aqui leio que começa no dia 15 de outubro,e termina a 31 porque não há 32, mas que grande confusão há aqui.

Anónimo disse...

Há pessoal tão ansioso com a chegada do cabo que qualquer dia ainda os vou ver aí numa qualquer vigia da baleia com uns binóculos a olhar para o horizonte e a mandar uma bomba para o ar quando avistarem o navio.

Anónimo disse...

este barco começou por são miguel já esteve na terceira na graciosa e ainda vai às flores tem que se fazer propaganda.

Anónimo disse...

logo à tarde vou embarcar de são miguel para o faial para amanhã ver o barco a lançar o cabo antes das eleições e terminar antes das eleições. vamos a ver.

Anónimo disse...

se por acaso algum dia chegar cabo às flores e entrar por aquele lugar em santa cruz deixem ficar o barco de inverno nas flores que este cabo é para rebentar muitas vezes.

Anónimo disse...

alguem sabe alguma coisa se o barco já saiu da faial rume às flores a passar o cabo como disse o governo que começava hoje dia 13 de setembro.

Anónimo disse...

Para os mais burros e menos crentes apenas deixo aqui a informaçao que o navio do cabo chega domingo ao Corvo e a meio da semana às Flores o cabo da Graciosa para o Corvo já está a ser passado desde ontem

Anónimo disse...

Porque é que o cabo só chega depois das autarquicas?
É que gato escaldado de água fria tem medo.

Anónimo disse...

eu tenho que jogar hoje no euromilhões porque disse que o barco ia fazer propaganda para as Flores, mas cabo só do sacho.

Anónimo disse...

o cabo era a partir do dia 13 e há quem diga que ele já estão a passar desde ontem da graciosa para o corvo por isso eu vi ontem passar um porta contentores carregado de blocos para levar o cabo para o fundo. e esta hem!!!

Anónimo disse...

o barco já desapareceu do radar satelite penso que deve ter ido para o fundo quando já estava perto do corvo.