terça-feira, 10 de setembro de 2013

Queixa criminal ambiental contra CMLF

O núcleo regional da Quercus anunciou hoje que apresentou junto do Ministério Público uma denúncia criminal contra a Câmara Municipal das Lajes das Flores e o seu presidente João Lourenço, por destruição e abate de espécies protegidas da fauna e flora locais.

Num comunicado enviado às redações, os representantes daquela associação ambientalista alegam que a autarquia e o presidente do município, João Lourenço, "destruíram espécies de fauna e flora legalmente protegidas, mais concretamente cedros do mato e turfeiras" numa das vias de acesso ao Caminho da Burrinha, na ilha das Flores.

A base da denúncia criminal da Quercus assenta no facto de a zona em questão ser considerada uma área legalmente protegida, incluída no Parque Natural da ilha das Flores, classificada também pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 27 de Maio de 2009: "Uma vez que inexistiu qualquer acto administrativo autorizativo por parte das entidades regionais competentes, esta intervenção camarária - a qual resultou no abate e perda definitiva de espécies de fauna e flora legalmente protegidas - poderá indiciar a prática de crime de danos contra a natureza", acusa a Quercus.

As espécies protegidas da fauna e flora locais que foram alvo de abate e destruição - cedros do mato e turfeiras - são vitais para o equilíbrio ecológico hídrico da ilha das Flores e para as características ribeiras e cascatas que a definem paisagisticamente. Dizem os dirigentes da Quercus que se viram no "dever" de denunciar esta situação ao Ministério Público para que se proceda à abertura do respectivo processo de inquérito.

Ouvido esta manhã pela RDP Antena 1 Açores, o presidente da Câmara das Lajes rejeitou qualquer responsabilidade no processo. João Lourenço explicou que apenas ajudou o município vizinho.


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Açores 9».
Saudações florentinas!!

22 comentários:

Anónimo disse...

Por onde anda o serviço de ambiente e os seus vigilantes nestas alturas????caladinhos cma ratos.é o costume!

Anónimo disse...

Pois é, quem rabo tem medo.agora pensem!!!!

Anónimo disse...

Foi uma cilada bem montada pelo Sr Pereira. ele ainda vai ser o REI desta Ilha,aguentem com ele está os deitando todos um a um , começou pelo Jose Gabriel, e vai acabar no Maciel, porque basta pensar um pouco esta candidatura do LM, só interessa ao Pereira, vão queima-lo e depois ele fica livre para as proximas legislativas.E esta hâ??

Anónimo disse...

Os lavradores da Fajã Grande estão bem contentes, se o PS stá usando isto para atingir o JL ou a candidatura do do PSD, tenham paciecia mas acabaram de dar um tiro no pés.

Anónimo disse...

A culpa disto tudo é termo um Parque Natural abandonado, tudo porque os Socialistas não se entendem e parecem sete caes a um osso.Eles pouco se importam com o Ambiente desta terra!Vao ver se depois das eleições mesmo que ele não seja Presidente se ela não vai ser Delegada???.Porque convenhamos antes das eleições ficava mal, não acham??? penso que o cargos politicos não hereditário,.Pensem um pouco...

Anónimo disse...

Há aqui comentarios com o nome da minha Freguesia fagã Grande a falar mal do Senhor João Lourenço, mas estes comentarios cheira-me a peras e se for descoberto vai ser corrido das Flores como antigamente se fazia aqueles que se armaam em esperto.

Anónimo disse...

Guardes da Natureza!essa gente existe, nunca os vejo!

Anónimo disse...

Quantos cedros e tufeiras estam a ser destruidas em ponta delgada na estrada que a camara de santa cruz esta abrindo.
Atenção guardas da natureza??

Anónimo disse...

Quem tutela o Ambiente na Ilha das Flores? Quem é o responsável dos serviços do Ambiente na Ilha das Flores? O que faz? Ou melhor, o que não faz?

Anónimo disse...

Onde estava a Quercus quando o Ambiente despejou produtos altamente tóxicos nas lagoas, no parque natural, no ano passado, que até ficou tudo preto?

Anónimo disse...

Qualquer povo civilizado, e presume-se que o nosso é, tem estima pelo que é seu.
As nossas zonas de reserva natural são um património de TODOS e que TODOS tem a obrigação e o dever de preservar.
Nada disto é novo.
Os nossos antepassados, e desde o povoamento pelo menos 20 gerações já passaram, sempre tiveram respeito pela terra que lhes dava de comer e de beber. Cultivavam de forma sustentável, usavam as madeiras de forma racional e percebiam ser vital ter um ambiente saudável e águas limpas para beber.

Os municípios são instituições que criamos para gerirem os bem de todos com bom senso, com seriedade e no respeito pelas leis.

A Câmara das Lajes tem-se notabilizado pelo amor ao betão e pela louvor da obra bruta, com desrespeito pela paisagem e ofendendo o ambiente.

Pelo que se lê, presume-se estarmos uma vez mais a "fazer obra", com propósito de agradar eleitores, desrespeitando as leis que de forma legitima os nossos representantes elaboraram.

Quem faz "a obra" ganha eleições, porque "agrada lavradores" e deixa às costas das gerações futuras umas Flores bem mais pobres, bem menos diversificados e muito mais desequilibrados.

Pagamos a deputados fortunas para fazerem leis, para quê afinal?
Para serem desrespeitadas?
Que moral tem agora outras instituições para exigirem o cumprimento da lei, quando outras também públicas presumivelmente prevaricam?

É este "faz de conta", que estarraçou e estarraça este país.

Temos os chefes, directores, comandantes e presidentes que queremos ter.
Somos nós, os Florentinos, que os escolhemos.
Será que não merecemos mais?

Anónimo disse...

Não é por acaso que extinguiram a a Secretaria do Ambiente, passando-a a uma mera Direcção Regional, secretariada por um individuo ligado à agricultura.
São pensamentos de um incompetente que e nosso Presidente do G Regional, e que depois do seu anterior Governo investir milhares no Ambiente, de tanto se vangloriarem com a Reserva da Biosfera, com a criação do Parque natural. etc etc, agora decidem e um momento para o outro que a Secretaria já não tem interesse.Explico porquê meus senhores, porque era uma secretaria que ou trabalha de faz de conta como esta fazendo, ou então trabalhava a sério e isso...era mau para os votos.Entendem agora!

Anónimo disse...

está muito certo acabar com o ambiente é menos um tacho e o nosso pais voltou ao tempo em que eu me criava e não havia secretarias de ambiente havia sim um sacho para a mão o que poucos querem hoje em dia.

Anónimo disse...

Faço só uma pergunta à Quercus no troço que a C.M.S.Cruz fez se não era parque natural da Ilha, se não havia espécies de fauna e flora legalmente protegida.

Anónimo disse...

Afinal de quem é a culpa?
Do Presidente do G. Regional?
Da Secretaria do Ambiente que passou a mera Direcção Regional e se assim não fosse nada disto teria acontecido?
Dos serviços do ambiente das Flores que preferem estar no "bem bom" do que andarem no terreno a ver o que se passa?
Do João Lourenço que entende que as questões ambientais são um entrave ao progresso e para ele cedros ou trufeiras são tudo ervas daninhas?
Dos lavradores que ficaram todos contentinhos e por isso vão dar o seu voto ao partido do mandatário?
Do operador da máquina que resolveu ir trabalhar nesses dias no lugar de termetido baixa e agora tambem é arguido no caso?
Da Quercus que deviam ser uns gajos porreiros e terem fechado os olhos em nome do progresso?
Cá para mim absolvia esta gente toda e dava como culpados os cedros do mato e as trufeiras que não tinham nada que ter nascido e crescido precisamente onde tinha que passar uma estrada.

Anónimo disse...

JL já anunciou qua não há problema nenhum. Brevemente, o seu empreiteiro particular e por sinal, empreiteiro particular da CM lajes, estará no terreno, após horário laboral, a plantar cedros. Como é habitual, os cedros serão encomendados pela sua loja.
Este homem é pura classe...

Anónimo disse...

mas isto não é no concelho de santa cruz ou já acabou a camara e as lajes é o unico concelho na ilha e é que manda tude. este concelho de santa cruz já deveria ter acabado não se justifica bastava as lajes já que foi o primeiro da ilha.

Anónimo disse...

quando a C.M.S.Cruz abriu o troço no mesmo sitio até à Burrinha não é parque natural , se não havia especies de fauna e flora legalmente protigida.

Anónimo disse...

parece que está um inspector R.Ambiente nas Flores espero que vai ao centro de conbustagem das Flores ou seja nas Lajes ver o poço a céu aberto à entrada e ver aentrad do lixo das Camaras Municipais eper que não facturam mais à camara das Lajes e observarem o lixo bem selecciondo da C.M.S.Cruz é exemplo.

Anónimo disse...

Cada tiro, cada melro!

Cada coisa no seu tempo, cada tempo no seu lugar.

Numa sociedade civilizada este tipo de atitudes, de claros propósitos eleitoralistas, era sancionada.
Porque viola leis.
Porque detriora o meio ambiente.
Porque desrespeita normas.
Aqui, nos confins ocidentais da Europa, não o vai ser.
Bem pelo contrário. É até elogiada, como factor de progresso, que deixa os lavradores satisfeitos.

Pobre terra esta, que certas cabeças criou.

Pobre terra esta, que tais QIs comporta.

Pobre terra esta que tais dirigentes tem.

Anónimo disse...

nao percebo porque so atacam a C.M.Lvisto que foi a C.M.S.C que começou aquele caminho a pedido do luis maciel para atrair mais aguns votos.por qual a razao que o artista das fotografias nao tirou a maquina de santa cruz no local deve de ter uma maozinha de aguem muito especial(pereira)

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "A Quercus fez queixa ao Ministério Público da autarquia das Lajes e do actual presidente por destruição de espécies protegidas".