quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rocha dos Bordões precisa de limpeza

Mais um Verão passado, mais um ciclo de vida, animal e vegetal. Mais uma oportunidade para que esta monumental rocha sofresse a intervenção humana, a fim de serem retiradas as espécies infestantes que, dentro em pouco, vão acabar por tapar e destruir irremediavelmente esta relíquia natural de valor geológico e da Humanidade.

Não se entende, estando inserida numa zona classificada e protegida, como é possível que se esteja perante um total adormecimento por parte das autoridades competentes. Assim se esvai no tempo o que o tempo produziu... será que estamos prestes a assistir a mais um ciclo completo da Natureza, e que pode ser evitado?


José Agostinho Serpa

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando o LM entrar para a Câmara das Lajens vai mandar logo arrancar toda a monda feitos e cana roca,trabalho não vai faltar os monços e que podem não querern mas currer tudo serto aja dinheire.

Anónimo disse...

Aquilo não é nenhum monumento, é um fenómeno geológico, limpar mato para deixar rocha à mostra é ridículo e absurdo.
Os açoreanos demoram a entender a natureza, mesmo os que se consideram mais informados a mentalidade é a mesma. Para eles é simplesmente algo que está ali ao dispôr, pronta a ser moldada e aproveitada para o nosso proveito. Antigamente era para pedreiras, agora que o turismo é importante é aproveitar para os turistas.
Os turistas querem locais intocados, não querem caminhos com escadas em cimento até ao poço do bacalhau nem limpezas da rocha dos Bordões.
Se o mato cobriu a rocha dos Bordões é porque é assim que tem de ser.

Anónimo disse...

Olá Sr. José, aproveito para lhe dar os parabéns pelo trabalho que faz por essa ilha.
Estou a escrever neste espaço, para alertar para uma situação vergonhosa que acontece na sua freguesia.
Admiro-me muito de o Sr. Ainda não ter visto.
Fizeram um curral para vacas no lugar da Pedra da Margarida e na lápide tem 3 nomes escritos.
Ora bem, segundo se sabe esta foi uma de três obras feitas em 4 anos de mandato dessa junta.
Sendo uma obra da junta, logo é uma obra de cariz publico com dinheiros públicos.
Mas o que acontece é que os 3 senhores, que levaram acabo essa obra (os atuais membros da junta de freguesia) e para que ninguém esqueça os nomes para o próximo ato eleitoral para a junta de freguesia que será a 13/10/2013, entenderam colocar os seus nomes (unicamente) em vez de ser feita a referência á Junta de Freguesia. Estas obras são as públicas, pois se não contarmos com algumas obras particulares levadas acabo pelos elementos da referida junta, os mesmos que tem o nome na referida placa do curral das vacas. (e os almoços e jantares feitos em vários pontos da ilha e que são pagos pela junta, através de facturação falsa passada por um cúmplice que, de quando em vez, faz uns serviços para a junta, mas que quando está com os copos fala o que não deve.
Bem, este é mais um exemplo de como existe um regime opressor, deficiente em democracia, do quero posso e mando, ordinário… aliás estes mesmos senhores, nas últimas eleições congéneres, pegaram nas pessoas que necessitavam de ajuda, levaram-nas ao local de voto e escreveram nas suas mãos a letra correspondente à lista a que pertenciam.
Isto só visto e filmado para que o testemunho seja passado para todos.
Sr. José, bem sei que não pode filmar na assembleia de voto, mas faça com que esta informação se espalhe na sua freguesia antes do próximo domingo