terça-feira, 17 de junho de 2014

À conversa com Conceição Nunes

Falar da senhora Conceição Nunes não é tarefa fácil. Deixo algumas poucas palavras sobre ela, até porque a sua autobiografia é bem clara. Nascida a 30 de Janeiro de 1946, Conceição Nunes desde cedo tomou a vida muito a sério assumindo responsabilidades no seio de uma família exemplar. Sendo mãe relativamente cedo, não se deixou ficar pelo cómodo da casa e da família e enveredou pela formação profissional na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Após a sua formação, regressou às origens para dar o seu melhor na sua ilha e “dar à luz” algumas centenas de seres humanos (mais concretamente 535 partos realizados) que ainda hoje fazem parte, diria mesmo grande parte, da população florentina e muitos que emigraram pelos mais vareados motivos.

Actualmente, mãe e avó, Conceição parteira, como gosta de ser conhecida, está aposentada, mas pautando-se sempre pela calma, paz, serenidade, gosto pela vida e sempre com um brilho nos olhos que não deixa dúvidas que a felicidade e a tranquilidade na sua vida e na sua alma são factores determinantes para uma vida exemplar, quer familiar quer ao serviço dos outros, da ilha das Flores e da Humanidade.

Convidei a Conceição Nunes para fazer este trabalho o que logo aceitou, sendo o resultado este que se pode ver e ouvir, deliciosamente... Na edição deste vídeo fiz questão de não fazer cortes, pois o conteúdo é todo ele contextual, fazendo com que, na minha opinião, este seja um testemunho muito importante para a História da ilha das Flores.

Muito obrigado à Conceição Nunes e seu marido Francisco Nunes.
Obrigado à Luísa Silveira por toda a ajuda na produção e responsável por grande parte das fotografias que são publicadas sobre o trabalho que tem vindo a ser feito sobre esta terra do Sol Poente, bem como os seus saberes, usos e costumes.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Um exemplo de vida e dedicação à população das Flores.
É de louvar a iniciativa!