sábado, 19 de julho de 2014

Vamos ter passagens aéreas a 134€

Os residentes nos Açores vão passar a pagar o valor máximo de 134 euros nas suas deslocações ao Continente, menos da metade do que pagam até ao momento.

Esta é uma das principais novidades do novo modelo de obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente e entre os Açores e a Madeira, revelado pelo presidente do Governo Regional dos Açores, que também prevê a liberalização das rotas Lisboa-Ponta Delgada, Lisboa-Terceira, Porto-Ponta Delgada e Porto-Terceira.

Com o novo modelo de transporte de passageiros, que deverá estar em pleno funcionamento na época alta de 2015, estas rotas estarão abertas à entrada de qualquer companhia aérea, incluindo as low cost, prevendo-se que a concorrência neste sector gerará benefícios no que respeita ao preço das passagens e na qualidade do serviço prestado.

Quanto à passagem ida e volta para um residente nos Açores que se desloque ao Continente, Vasco Cordeiro explicou que os 134 euros correspondem ao preço final "sem restrições", incluindo a tarifa, todas as taxas aeroportuárias e de emissão de bilhete, bem como a taxa de combustível. "Este preço de 134 euros é garantido através do pagamento direto aos residentes do subsídio, nos casos em que o preço praticado pelas companhias aéreas ultrapasse 134 euros, mediante a apresentação após a viagem dos comprovativos da mesma", salientou o governante.

As novas obrigações de serviço público contemplam a melhoria das condições de encaminhamentos de passageiros no interior da Região, do transporte de carga por via aérea e a "proteção diferenciada dos residentes e estudantes açorianos", os quais, neste último caso, passam a pagar um valor máximo de 99 euros nas suas deslocações ao Continente.

"Registe-se que os preços máximos atrás referidos, que significam uma redução de cerca de 50% em relação aos valores atuais, são aplicáveis em todas as gateways dos Açores, independentemente do regime das respetivas rotas. Ou seja, é um preço máximo garantido a todos os açorianos de todas as ilhas nas ligações com o Continente, utilizem eles os voos a partir de Santa Maria, de São Miguel, da Terceira, do Pico ou do Faial", esclareceu Vasco Cordeiro.


Notícia: «Dinheiro Vivo», «TeleJornal» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

mas aqui não fala das flores e corvo.

Anónimo disse...

Pois os nossos governantes tem as viagens pagas a custa de alguns contribuintes, portanto não estão preocupados com o Zé povinho das flores, para eles só conta o voto.

Anónimo disse...

serão 134 euros para todos os residentes, seja qual for a ilha.

Anónimo disse...

Não precisa ficar ofendido (a), anónimo (a) de 21/07/2014, 02:10:00!
Não seja invejoso(a), deixou de ser humilde!
Lá porque o sr (a) tem as suas passagens, estadia,alimentação, viatura, despesas de representação, ajudas de custo, etc,etc, etc, pagas, deveria ficar satisfeita pelo povo poder usufruir de alguma qualidade de vida que só V.ªs Ex.ª estão habituados!

Anónimo disse...

Alguém ficou irritado!
Calma anónimo (a) 21/07/2014, sabemos que V.ª Ex.ª não necessita de pagar viagens aéreas, carro, hotel, pequeno almoço, almoço, lanche, jantar, ceia, copos e companhia, e que ainda recebe ajudas de custo, despesas de representação, e alguns extras!

Anónimo disse...

É a medida mais demagógica de todos os tempos. Quem vai ao continente por doença tem tudo pago. Só serve para fomentar o turismo para o continente. Só falam em turismo, então porque não baixam as passagens aos turistas e a quem vive fora dos Açores, sendo natural de cá. As empresas de fora dos Açores nada beneficiam, se os custos fossem mais baratos, só haveria benefícios para a economia. Por acaso sabem quanto paga um residente no Algarve ou em Trás-os-Montes para chegar a Lisboa, com combustível e portagens? Pois deve ser muito próximo desse preço. Está medida nada tem a ver com os custoas da insularidade, pura demagogia. Chega de mamar à custa dos impostos que todos pagam.

Anónimo disse...

O burro das 14:28 percebe a ponta de um corno daquilo que fala.
Há tolos - e ele é um deles - que passavam por discretos se estivessem calados.